Tributo às Rainhas do Rádio no Theatro Municipal do Rio

Em homenagem ao centenário do rádio no Brasil, principalmente por este veículo ter difundindo e revelado inúmeros cantores e cantoras, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro vai realizar, no dia 11 de setembro, às 17 horas, o espetáculo “As Rainhas do Rádio em Concerto”. O evento foi idealizado pela artista Mona Vilardo, cuja intenção é manter viva a memória dessas grandes mulheres, levando a sua música para todo público num palco onde elas também fizeram história. Todas as cantoras homenageadas se apresentaram no Theatro Municipal do Rio, lotando a plateia. O Concurso de Rainha do Rádio surgiu na década de 30, no Rio de Janeiro, e fez parte da famosa Era do Rádio, coroando jovens meninas talentosas que viam no rádio uma maneira de realizar seu sonho de ser cantora.

Acompanhada de 18 musicistas que fazem parte da Orquestra Sinfônica de Mulheres do Brasil, com regência da maestrina Priscila Bomfim, Mona Vilardo vai cantar músicas que foram sucesso na voz de Linda Batista (Rainha do Rádio de 1937), Marlene (Rainha do Rádio de 1949 – cujo centenário também é em 2022), Dalva de Oliveira (Rainha do Rádio de 1951), Emilinha Borba (Rainha do Rádio de 1953) e Angela Maria (Rainha do Rádio de 1954). Marcelo Caldi e Alexandre Caldi assinam os arranjos escritos para a ocasião.

O Concerto também contará com a participação da personagem Miranda,
representada pelo figurinista e performer Ney Madeira. Miranda irá trazer
a memória da pequena notável Carmen Miranda, ícone do rádio e
inspiração para as Rainhas do Rádio.

Pesquisadora desse assunto desde 2017, Mona também irá contar histórias e curiosidades dessas cinco cantoras, promovendo um concerto que irá relembrar o que era muito recorrente naquela época: as apresentações com orquestra, onde todas essas cantoras se apresentavam e gravavam acompanhadas por orquestras e bandas sinfônicas. A produção do evento levará jovens da Orquestra da Grota (Niterói) para fazerem parte desse momento. No espetáculo, serão interpretadas 11 canções entre elas: Risquev- interpretada por Linda Batista e Se queres saber – que foi sucesso na voz de Emilinha Borba e cantada pela mesma no palco do Theatro Municipal no ano de 1990.

O Projeto Elas por Ela – As Rainhas do Rádio por Mona Vilardo estreou em 2017 com “Mona canta Dalva”, em homenagem ao centenário de nascimento de Dalva de Oliveira, Rainha do Rádio de 1951. Mona canta Dalva ficou em cartaz no Teatro Maison de France, Teatro Dulcina, Teatro da UFF e Theatro Municipal de Niterói.

Em 2019, a artista lançou seu primeiro livro. “Dalva, minha vó e eu” é a primeira literatura no Brasil que conta a história de uma Rainha do Rádio para crianças e tem prefácio de Ricardo Cravo Albin. Também em 2019, comemorando o centenário de Linda Batista, Mona Vilardo estreou o espetáculo “Mona canta Linda” no Teatro Maison de France e depois apresentado no Theatro Municipal de Niterói.

Para este ano já está programada homenagem a Marlene – Rainha do Rádio de 1949. Mona Vilardo lançará em novembro o livro “Marlene no País das Melodias”, em homenagem ao Centenário da Cantora.

Mona Vilardo revela que essa apresentação no Theatro Municipal do Rio será uma espécie de apoteose, “pois fará desfilar as deusas de nossa musica no templo da cultura brasileira”. E acrescenta: “ Realizar uma homenagem às Rainhas do Rádio no mês do Centenário do Rádio no palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro é para mim uma emoção que nunca conseguirei explicar com palavras. A carreira dessas grandes mulheres está inteiramente ligada com a história desse teatro e, claro, do palco desse teatro. Dalva de Oliveira, Angela Maria, Emilinha Borba e Marlene fizeram história cantando no palco do Theatro Municipal também. Além disso, a minha trajetória profissional também está ligada ao Theatro Municipal do Rio, uma vez que comecei a cantar ainda criança fazendo parte do Coral Infantil do Rio de Janeiro, que se apresentava na óperas e concertos que aconteciam no início dos anos 90. Diversas programações do teatro incluíam o coral infantil regido pela maestrina Elza Lakschevitz, uma mulher à frente do seu tempo, que deixou um legado importante na história do canto coral no Brasil. Agora, em 2022, retorno com o meu projeto, acompanhada de uma orquestra de mulheres, regida por uma mulher e contando a história de grandes divas do rádio. Só tenho a agradecer!”

“As Rainhas do Rádio em Concerto” tem apoio institucional do Theatro Municipal do Rio de Janeiro através do Edital Municipal em Cena e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa – Governo do Estado do Rio de Janeiro.

Theatro Municipal do Rio de Janeiro apresenta “As Rainhas do Rádio em Concerto”

Idealização: “Elas por Ela – As Rainhas do Rádio por Mona Vilardo” Produção: Mancuzo Entretenimento

Data: 11 de setembro
Horário: 17h