fbpx

    Setor Educativo

    O Setor Educativo do Theatro Municipal do Rio de Janeiro acredita na educação como um dos instrumentos para viabilizar a democratização dos espaços culturais. Vemos o TMRJ como um lugar de muitas possibilidades, no qual o público é participante deste espaço, sua história, sua importância e seu futuro.
    O setor conta com uma equipe interdisciplinar que busca desenvolver um canal de diálogo entre a instituição e o público através de uma variedade de projetos, criando reflexões importantes para a construção do conhecimento, a formação cultural e a cidadania. Esta equipe tem a missão de democratizar o acesso, preservar a experiência histórica, projetar a instituição, ser formadora de plateia e difundir conhecimento.
    Tendo isso em mente, preparamos uma temporada muito especial! Confira algumas de nossas ações:

  • Visita Guiada

    Uma das principais portas de entrada ao Theatro Municipal do Rio de Janeiro, a Visita Guiada possibilita a todos o acesso a um dos principais patrimônios culturais do Brasil.

    Para visitar o Theatro, basta se dirigir à bilheteria localizada em nosso Boulevard, na Av. 13 de Maio, e adquirir sua entrada. A bilheteria abre às 10h e os ingressos são disponibilizados somente para o dia em questão, em qualquer um dos horários disponíveis.

    Para ONGs, instituições de ensino sem fins lucrativos e escolas públicas, a visitação é gratuita mediante agendamento a ser realizado através do nosso e-mail: Visitaguiada.tmrj@gmail.com

    Horários regulares (com exceção do mês de fevereiro)

    ● Terças - 11h, 14h e 16h para instituições públicas e privadas.
    ● Quarta - 11h e 14h para instituições públicas e privadas, 16h para o público geral.
    ● Quinta - 11h, 14h e 16h para o público geral (com opção em inglês às 16h).
    ● Sexta - 11h, 14h e 16h para o público geral (com opção em inglês às 16h).
    ● Sábados - 11h e 12:15, para o público geral.

    * Nosso cronograma regular está sujeito a alterações em função das demandas da instituição. Qualquer modificação será informada através de nossas redes sociais. Fique ligado!

    Visitas Especiais (Visita de História da Arte, Visita Brincada, Visita aos Bastidores, etc.), diferentemente das visitas regulares, ocorrem em datas específicas e com venda online, conforme cronograma mensal do educativo, disponibilizado em nossas redes sociais * venda ao público geral disponibilizado no dia a partir das 10hrs na bilheteria.

    Preços: R$20,00 inteira / R$10,00 meia*

    *Uma parceria com o Retiro dos Artistas permite meia-entrada levando 1kg de alimento não perecível.

    Para mais informações sobre o agendamento ou gratuidade entre em contato conosco.
    E-mail: visitaguiada.tmrj@gmail.com

    Visita Historia da Arte

    A visita História da arte convida o público para explorar as obras de arte do Theatro. Nessa visita especial temos uma conversa aprofundada sobre as decorações, a arquitetura e os movimentos artísticos que constituem a história do Municipal, bem como ter acesso à peças especiais do nosso acervo.

    Visita Guiada – Bastidores

    A Visita Guiada pelos Bastidores permite que o público conheça o que está por trás das cortinas do Theatro Municipal. Comandada por nosso coordenador de palco Manoel Puoci, a visita percorre as instalações do palco e áreas adjacentes. Por meio desta visita, o visitante entenderá o funcionamento de nosso equipamento cênico, o trabalho de nossa equipe técnica e como fazemos acontecer, há mais de um século, a magia do espetáculo. As visitas possuem periodicidade mensal e as datas são previamente informadas em nossas redes sociais.

    Visitas Brincadas, Colônia de Férias e suas versões

    Dedicada a apresentar o Theatro Municipal ao público infantil, a Visita Brincada traz, além do guiamento pelos espaços do Theatro, diversas atividades interativas com as crianças, seja com jogos pedagógicos sobre o Theatro desenvolvidos por nossa equipe ou a montagem de mini espetáculo com figurinos pertencentes ao acervo do TM. A faixa etária indicada é de 5 a 12 anos.

    E para não deixar os mais velhos de fora, o Educativo preparou a Visita Game, dedicada ao público jovem! A faixa etária indicada é de 17 a 30 anos.

    Todas as visitas especiais são divulgadas previamente em nossas redes sociais.

  • Formação de Plateia

    Dentre as várias atividades desempenhadas pelo Setor #EducativoTMRJ, a Formação de Plateia está certamente entre nossos principais motivos de orgulho. Em cada espetáculo realizado pela casa, destinamos 10% do total de ingressos gratuitamente a instituições sociais e educacionais.

    Para fazer parte de nossa programação, basta cadastrar sua instituição no formulário disponível abaixo. Esperamos vocês por aqui! https://docs.google.com/forms/d/1UfZm5Xw9ZaSmR-8xL9c00ij7fYoKTri9szPk1707X_k/viewform?edit_requested=true

  • Projeto Escola

    Dentre as várias atividades desempenhadas pelo Setor #EducativoTMRJ, o Projeto Escola está certamente entre nossos principais motivos de orgulho. O novo formato do Projeto Escola busca selecionar escolas para uma parceria de médio/longo prazo para o desenvolvimento de atividades pedagógicas, que culminam em uma récita que será realizada em horário escolar e exclusivamente para os participantes!

    Ficou interessado? Cadastre sua escola em nosso formulário do Projeto Escola! https://docs.google.com/forms/d/1UfZm5Xw9ZaSmR-8xL9c00ij7fYoKTri9szPk1707X_k/viewform?edit_requested=true

  • Projetos Educativos

    O setor Educativo realiza uma variedade de projetos, estamos sempre em busca de parceiros e patrocinadores dispostos a somar com as nossas iniciativas!

    Oficinas de Desenho

    Realizada em parceria com a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e ministrada por um professor da universidade, a Oficina de Desenho se inicia com uma introdução a conceitos básicos do desenho. Em seguida, o público é convidado a desenhar diferentes espaços do Theatro, valorizando sempre o olhar individual. O evento possui edições voltadas aos públicos adulto e infantil e as datas são previamente informadas em nossas redes sociais.

    Vídeos

    O Setor Educativo produz conteúdos em vídeo, que são disponibilizados no canal do YouTube do TMRJ. Confira abaixo o que a gente já fez! Histórias Contadas

    O Setor Educativo convidou Ana Botafogo para gravar uma série de vídeos contando histórias clássicas que já subiram ao palco do Municipal, como O Quebra-Nozes e O Lago dos Cisnes.

    Educativo em Cena – nesta série de vídeos em andamento, nossos educadores apresentam o trabalho realizado por outros setores do Theatro de maneira didática e participativa. Clique no link abaixo, se inscreva no nosso canal e tenha acesso a todo esse conteúdo!

    https://www.youtube.com/c/theatromunicipaldoriodejaneiro

    Quer conhecer nossos projetos, nossas contrapartidas e se tornar nosso parceiro?
    Contato através do e-mail: educativo.tmrj@gmail.com

  • Boulevard de Portas Abertas

    Semanalmente, uma orquestra, banda, companhia ou artista musical em geral é convidada pelo Theatro a tocar em nosso Boulevard, localizado na lateral do prédio histórico, na Avenida Treze de Maio. O projeto é direcionado a diversos tipos de músicos, desde os iniciantes aos já estabelecidos, dando a todos a oportunidade de se apresentar na área externa do Theatro Municipal. As apresentações ocorrem às quartas-feiras, a partir das 17h, e duram cerca de 40 minutos.

    Buscamos desenvolver e incentivar o hábito da escuta contemplativa da música, além de estimular a percepção de um repertório que mescla música clássica e popular, destacando a relevância do Theatro Municipal enquanto equipamento cultural para a população do Rio de Janeiro.

    E para os espectadores, a entrada é livre: nosso Boulevard estará literalmente de portas abertas para o público!

    Caso queira inscrever seu grupo ou banda, acesse nosso formulário:

    https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScP23t8fbv7FuC920XfGxoGFdccPCF6evm0DM8Kav-2fkbfiA/viewform

  • Sala Mário Tavares

    Inaugurada em dezembro de 2015, a sala localizada no prédio anexo do TMRJ foi nomeada em homenagem a um dos maiores nomes do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, o compositor, violoncelista e maestro Mário Tavares.

    Com as portas fechadas desde o início da pandemia do coronavírus, a Sala Mário Tavares reabriu com atividades reduzidas em abril de 2021. Em agosto do mesmo ano foi lançado o Edital de Ocupação, para realização de sua programação 2021/2022.

    A sala possui uma agenda própria de atrações, independente do palco principal, e conta com espetáculos, oficinas, palestras etc. A entrada ocorre por nosso prédio anexo, localizado na Av. Almirante Barroso, nº 14

    Para agendamento de visita técnica e outras informações: Informações de contato - Sala Mário Tavares

  • Educativo nas redes

    Semanalmente, às quintas, o Setor Educativo publica um novo post com alguma curiosidade interessante sobre a riquíssima história do Theatro Municipal. Nossos posts saem no Facebook Theatro Municipal do Rio de Janeiro e no Instagram: @theatromunicipalrj, com a hashtag #EducativoTMRJ.

    Visitou o Theatro e tirou alguma foto bacana? Marque a gente a hashtag #VocêNoTMRJ!

  • Equipe

    Chefe de Gabinete
    Bárbara Ottero

    Setor Educativo
    Angela Stelitano
    Antônio Herrera
    Gabriela Motta
    Lidiane Barreto
    Thamires Lameiras
    Thamires Arêde

    Sala Mário Tavares:
    Anamélia Cruz
    Leonardo Martins
    Rayana Castro
    Ludoviko Vianna

  • CONTEUDO TITULO OPÇÃO 02

    Lorem, ipsum dolor sit, amet consectetur adipisicing elit. Rerum molestias quisquam dicta maxime adipisci voluptate asperiores reprehenderit omnis, esse, dignissimos quod ad at, laboriosam nihil numquam officiis delectus nostrum. Nesciunt. Ratione architecto sequi excepturi voluptatum et laboriosam distinctio. Deleniti doloremque ducimus suscipit iste, voluptatibus eius placeat, natus ea debitis beatae dolorem nesciunt, quia adipisci inventore accusamus delectus, quisquam rem distinctio! Lorem, ipsum dolor sit, amet consectetur adipisicing elit. Rerum molestias quisquam dicta maxime adipisci voluptate asperiores reprehenderit omnis, esse, dignissimos quod ad at, laboriosam nihil numquam officiis delectus nostrum. Nesciunt. Ratione architecto sequi excepturi voluptatum et laboriosam distinctio. Deleniti doloremque ducimus suscipit iste, voluptatibus eius placeat, natus ea debitis beatae dolorem nesciunt, quia adipisci inventore accusamus delectus, quisquam rem distinctio!

  • CONTEUDO TITULO OPÇÃO 02

    Lorem, ipsum dolor sit, amet consectetur adipisicing elit. Rerum molestias quisquam dicta maxime adipisci voluptate asperiores reprehenderit omnis, esse, dignissimos quod ad at, laboriosam nihil numquam officiis delectus nostrum. Nesciunt. Ratione architecto sequi excepturi voluptatum et laboriosam distinctio. Deleniti doloremque ducimus suscipit iste, voluptatibus eius placeat, natus ea debitis beatae dolorem nesciunt, quia adipisci inventore accusamus delectus, quisquam rem distinctio!

  • CONTEUDO TITULO OPÇÃO 02

    Lorem, ipsum dolor sit, amet consectetur adipisicing elit. Rerum molestias quisquam dicta maxime adipisci voluptate asperiores reprehenderit omnis, esse, dignissimos quod ad at, laboriosam nihil numquam officiis delectus nostrum. Nesciunt. Ratione architecto sequi excepturi voluptatum et laboriosam distinctio. Deleniti doloremque ducimus suscipit iste, voluptatibus eius placeat, natus ea debitis beatae dolorem nesciunt, quia adipisci inventore accusamus delectus, quisquam rem distinctio!

  • CONTEUDO TITULO OPÇÃO 02

    Lorem, ipsum dolor sit, amet consectetur adipisicing elit. Rerum molestias quisquam dicta maxime adipisci voluptate asperiores reprehenderit omnis, esse, dignissimos quod ad at, laboriosam nihil numquam officiis delectus nostrum. Nesciunt. Ratione architecto sequi excepturi voluptatum et laboriosam distinctio. Deleniti doloremque ducimus suscipit iste, voluptatibus eius placeat, natus ea debitis beatae dolorem nesciunt, quia adipisci inventore accusamus delectus, quisquam rem distinctio!

  • CONTEUDO TITULO OPÇÃO 02

    Lorem, ipsum dolor sit, amet consectetur adipisicing elit. Rerum molestias quisquam dicta maxime adipisci voluptate asperiores reprehenderit omnis, esse, dignissimos quod ad at, laboriosam nihil numquam officiis delectus nostrum. Nesciunt. Ratione architecto sequi excepturi voluptatum et laboriosam distinctio. Deleniti doloremque ducimus suscipit iste, voluptatibus eius placeat, natus ea debitis beatae dolorem nesciunt, quia adipisci inventore accusamus delectus, quisquam rem distinctio!

  • CONTEUDO TITULO OPÇÃO 03

    Lorem, ipsum dolor sit, amet consectetur adipisicing elit. Rerum molestias quisquam dicta maxime adipisci voluptate asperiores reprehenderit omnis, esse, dignissimos quod ad at, laboriosam nihil numquam officiis delectus nostrum. Nesciunt. Ratione architecto sequi excepturi voluptatum et laboriosam distinctio. Deleniti doloremque ducimus suscipit iste, voluptatibus eius placeat, natus ea debitis beatae dolorem nesciunt, quia adipisci inventore accusamus delectus, quisquam rem distinctio!

  • CONTEUDO TITULO OPÇÃO 04

    Lorem, ipsum dolor sit, amet consectetur adipisicing elit. Rerum molestias quisquam dicta maxime adipisci voluptate asperiores reprehenderit omnis, esse, dignissimos quod ad at, laboriosam nihil numquam officiis delectus nostrum. Nesciunt. Ratione architecto sequi excepturi voluptatum et laboriosam distinctio. Deleniti doloremque ducimus suscipit iste, voluptatibus eius placeat, natus ea debitis beatae dolorem nesciunt, quia adipisci inventore accusamus delectus, quisquam rem distinctio!

  • CONTEUDO TITULO OPÇÃO 04

    Lorem, ipsum dolor sit, amet consectetur adipisicing elit. Rerum molestias quisquam dicta maxime adipisci voluptate asperiores reprehenderit omnis, esse, dignissimos quod ad at, laboriosam nihil numquam officiis delectus nostrum. Nesciunt. Ratione architecto sequi excepturi voluptatum et laboriosam distinctio. Deleniti doloremque ducimus suscipit iste, voluptatibus eius placeat, natus ea debitis beatae dolorem nesciunt, quia adipisci inventore accusamus delectus, quisquam rem distinctio!

  • CONTEUDO TITULO OPÇÃO 04

    Lorem, ipsum dolor sit, amet consectetur adipisicing elit. Rerum molestias quisquam dicta maxime adipisci voluptate asperiores reprehenderit omnis, esse, dignissimos quod ad at, laboriosam nihil numquam officiis delectus nostrum. Nesciunt. Ratione architecto sequi excepturi voluptatum et laboriosam distinctio. Deleniti doloremque ducimus suscipit iste, voluptatibus eius placeat, natus ea debitis beatae dolorem nesciunt, quia adipisci inventore accusamus delectus, quisquam rem distinctio!

  • CONTEUDO TITULO OPÇÃO 04

    Lorem, ipsum dolor sit, amet consectetur adipisicing elit. Rerum molestias quisquam dicta maxime adipisci voluptate asperiores reprehenderit omnis, esse, dignissimos quod ad at, laboriosam nihil numquam officiis delectus nostrum. Nesciunt. Ratione architecto sequi excepturi voluptatum et laboriosam distinctio. Deleniti doloremque ducimus suscipit iste, voluptatibus eius placeat, natus ea debitis beatae dolorem nesciunt, quia adipisci inventore accusamus delectus, quisquam rem distinctio!

  • CONTEUDO TITULO OPÇÃO 04

    Lorem, ipsum dolor sit, amet consectetur adipisicing elit. Rerum molestias quisquam dicta maxime adipisci voluptate asperiores reprehenderit omnis, esse, dignissimos quod ad at, laboriosam nihil numquam officiis delectus nostrum. Nesciunt. Ratione architecto sequi excepturi voluptatum et laboriosam distinctio. Deleniti doloremque ducimus suscipit iste, voluptatibus eius placeat, natus ea debitis beatae dolorem nesciunt, quia adipisci inventore accusamus delectus, quisquam rem distinctio!

  • CONTEUDO TITULO OPÇÃO 04

    Lorem, ipsum dolor sit, amet consectetur adipisicing elit. Rerum molestias quisquam dicta maxime adipisci voluptate asperiores reprehenderit omnis, esse, dignissimos quod ad at, laboriosam nihil numquam officiis delectus nostrum. Nesciunt. Ratione architecto sequi excepturi voluptatum et laboriosam distinctio. Deleniti doloremque ducimus suscipit iste, voluptatibus eius placeat, natus ea debitis beatae dolorem nesciunt, quia adipisci inventore accusamus delectus, quisquam rem distinctio!

  • CONTEUDO TITULO OPÇÃO 04

    Lorem, ipsum dolor sit, amet consectetur adipisicing elit. Rerum molestias quisquam dicta maxime adipisci voluptate asperiores reprehenderit omnis, esse, dignissimos quod ad at, laboriosam nihil numquam officiis delectus nostrum. Nesciunt. Ratione architecto sequi excepturi voluptatum et laboriosam distinctio. Deleniti doloremque ducimus suscipit iste, voluptatibus eius placeat, natus ea debitis beatae dolorem nesciunt, quia adipisci inventore accusamus delectus, quisquam rem distinctio!

  • CONTEUDO TITULO OPÇÃO 04

    Lorem, ipsum dolor sit, amet consectetur adipisicing elit. Rerum molestias quisquam dicta maxime adipisci voluptate asperiores reprehenderit omnis, esse, dignissimos quod ad at, laboriosam nihil numquam officiis delectus nostrum. Nesciunt. Ratione architecto sequi excepturi voluptatum et laboriosam distinctio. Deleniti doloremque ducimus suscipit iste, voluptatibus eius placeat, natus ea debitis beatae dolorem nesciunt, quia adipisci inventore accusamus delectus, quisquam rem distinctio!