fbpx

CEDOC

O Centro de Documentação da Fundação Teatro Municipal do Rio de Janeiro – CEDOC/FTMRJ foi criado em 1986. Sua história está ligada ao Theatro Municipal através da preservação de seu acervo histórico e também ao antigo Museu dos Teatros, que em 2013 teve seu acervo doado ao CEDOC/FTMRJ. Tendo como missão coletar, preservar, pesquisar e comunicar a memória do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, o Centro de Documentação preserva cerca de 70 mil peças, reunindo os acervos museológico, bibliográfico e documental ligados ao TM desde sua construção em 1904. Atendendo a pesquisadores internos e externos, divulga a história do TM e seu acervo em exposições, materiais impressos e acesso online ao acervo. A maior parte do acervo CEDOC está disponível para consulta online na base de dados SISGAM, e com consultas presenciais ao acervo (necessário agendamento prévio).

Em seu acervo encontram-se itens como os projetos originais para construção do Theatro e seus estudos de decoração, desenhos e estudos das pinturas decorativas de Eliseu Visconti, todos os programas de apresentações realizadas desde a inauguração do TM, fotografias de mais de 100 anos de apresentações e artistas que passaram em seu palco, mobiliários e objetos originais e também itens de pessoais e de figurino de grandes artistas que fizeram parte da história do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

O SISGAM (Sistema de Gerenciamento de Acervos Museológicos) é a plataforma de gestão de acervos utilizada pela Rede Web de Museus. Uma rede online responsável pela interligação de vários museus do Estado do Rio de Janeiro facilitando o gerenciamento de informações sobre os objetos e ampliando as possibilidades de acesso aos seus conteúdos e imagens.

O Theatro Municipal faz parte da Rede Web de Museus com o CEDOC, utilizando o SISGAM como seu instrumento de catalogação e gerenciamento de seus acervos museológicos, bibliográficos e integrados.

Consulte o acervo do Theatro Municipal/CEDOC pelo link: http://www.museusdoestado.rj.gov.br/sisgam/

Para agendar uma consulta presencial a nosso acervo é necessário agendamento prévio para análise de disponibilidade de dias e de acervo consultado (a partir de conteúdo e estado de conservação). Para isso basta preencher nosso formulário de agendamento.
Agendamento clique aqui

EQUIPE

Coordenação CEDOC

Laura Ghelman

Equipe

Bárbara Xavier

Carolina Oliveira

Joice Oliveira

Livia Martins

Taina Clemente