TMRJ recebe a National Youth Orchestra, aclamado conjunto juvenil do Carnegie Hall

segunda-feira 12 de agosto, às 20h, no TMRJ, com a regência de Marin Alsop

Série O Globo/Dellarte Concertos Internacionais apresenta na segunda-feira 12 de agosto, às 20h, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, a National Youth Orchestra USA – conhecida porreunir os melhores músicos jovens dos Estados Unidos – sob a regência de Marin Alsop e com participação do pianista Jean-Yves Thibaudet. No programa, obras deBarber, Gershwin e Rimnsky-Kosakov.

National Youth Orchestra USA

Todo ano o Weill Music Institute (WMI) do Carnegie Hall reúne os músicos jovens mais brilhantes do país para formar a National Youth Orchestra of the United States of America (NYO-USA), um programa gratuito para jovens entre 16 e 19 anos.

Após um processo de audição abrangente e uma residência de treinamento de várias semanas, a NYO se apresenta no Carnegie Hall e embarca em turnê para as grandes capitais musicais do mundo. Nos mais de dez anos desde sua criação, a NYO-USA trabalhou com maestros extraordinários e artistas convidados, incluindo Marin Alsop, Emanuel Axe, Joshua Bell, Sir Andrew Davis, Joyce DiDonato, Daniel Harding, Sir Antonio Pappano, Carlos Miguel Prieto, David Robertson, Gil Shaham, Michael Tilson Thomas e Alisa Weilerstein. NYO-USA tem sido elogiada por “exalar vitalidade e confiança” (The New York Times) em suas performances.

Marin Alsop

Uma das principais maestrinas do nosso tempo, Marin Alsop foi a primeira mulher a dirigir uma grande orquestra nos Estados Unidos, na América do Sul, na Áustria e na Grã-Bretanha. Primeira e única regente a receber uma bolsa MacArthur, ela foi homenageada com o Crystal Award do Fórum Econômico Mundial e fez história como a primeira regente feminina do Last Night of the Proms da BBC. Reconhecida com o prêmio “Álbum do Ano” da revista BBC Music, indicações ao Emmy e prêmios Grammy, Classical BRIT e Gramophone, a discografia da Sra. Alsop tem mais de 200 títulos. Alsop atua como regente principal da Orquestra Sinfônica da Rádio ORF de Viena e do Ravinia Festival de Chicago, onde é curadora e rege as residências de verão da Orquestra Sinfônica de Chicago. Ela também é a primeira diretora musical do National Orchestral Institute + Festival (NOI+F) da Universidade de Maryland, regente honorária da Orquestra Sinfônica de São Paulo (OSESP) e diretora musical laureada e fundadora do OrchKids da Orquestra Sinfônica de Baltimore.

Jean-Yves Thibaudet

Através de uma musicalidade elegante e de uma abordagem perspicaz ao repertório contemporâneo, Jean-Yves Thibaudet ganhou a reputação de ser um dos melhores pianistas do mundo. Ele também é conhecido por seus diversos interesses além do mundo clássico, incluindo inúmeras colaborações em cinema, moda e artes visuais. Thibaudet tem mais de 70 álbuns e seis trilhas sonoras de filmes. Um dos destaques de seu catálogo é a gravação indicada ao Grammy das obras completas para piano solo de Ravel e dos Concertos para Piano nº 2 e 5 de Saint-Saens. Thibaudet é um educador dedicado e o primeiro artista residente na Colburn School, que concede diversas bolsas de estudo em seu nome. Thibaudet é solista em sete composições ao longo da temporada 2023-2024, executadas com 19 orquestras.

A programação da Série Dellarte Concertos Internacionais segue com o concerto do Wiener Musikverein Quartett dia 30 de setembro e se encerraem20 de novembro com o violinista Joshua Bell e o pianista Peter Dugan.

A Série Concertos Internacionais é apoiada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, apresentada pelo Ministério da Cultura e Bradesco Seguros, e corealização da Dellarte, Ministério da Cultura e Governo Federal – União e Reconstrução.

Programa:

Samuel Barber

Sinfonia No 1

George Gershwin

Rhapsody in Blue

Nikolai Rimnsky-Kosakov

Scheherazade

SÉRIE O GLOBO/DELLARTE CONCERTOS INTERNACIONAIS

National Youth Orchestra

Marin Alsop, regente

Jean-Yves Thibaudet, piano

12 de agosto, segunda-feira, às 20h