TM apresenta – Kyiv Virtuose, pela primeira vez no Brasil

A Série O Globo/Dellarte Concertos Internacionais anuncia seu concerto de abertura no domingo, dia 28 de maio, às 17h, no Theatro Municipal, com a primeira apresentação no Brasil da Kyiv Virtuosi, a mais aclamada orquestra de câmara da Ucrânia, tendo como maestro e violoncelista Dmitry Yablonsky. Com músicos extraordinários, Kyiv Virtuosi também se destaca pelo repertório especial e pela maneira inovadora como se apresenta.

A mais tradicional série de música clássica apresenta em sua XXVIII edição uma seleção reunindo oito atrações escolhidas dentre os artistas e grupos mais prestigiados da atualidade: dois pianistas, uma camerata, três orquestras, três solistas e uma soprano, no palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. A programação, que vai de maio a novembro, traz músicos reverenciados pela crítica e pelo público.

“É uma alegria poder oferecer ao público a constelação de personalidades musicais presentes nesta 28ª. edição da Série O Globo/Dellarte Concertos Internacionais. Teremos a Lucerne Symphony Orchestra, sem dúvida, um dos altos na nossa programação e apresentamos pela primeira vez no Brasil a Kyiv Virtuosi, o clarinetista Andreas Ottensamer e a soprano Kristine Opolais”, destaca o diretor executivo da Dellarte, Steffen Dauelsberg.

A Série Concertos Internacionais é apresentada pelo Ministério da Cultura e Bradesco Seguros, e corealização da Stretto, Secretaria Especial de Cultura – Ministério da Cultura, Governo Federal, e tem apoio da PwC Brasil.

A ligação pessoal e artística de Dmitry Yablonsky a um grupo de músicos ucranianos, todos vencedores de concursos internacionais, está na origem da Kyiv Virtuosi. Fundada em 2016, a Kyiv Virtuosi já se apresentou na maioria das grandes salas do circuito internacional despertando entusiasmo e elogios. Artistas do selo Naxos, já gravou sete álbuns, todos com elogios da crítica.

Com sede na capital da Ucrânia, a Kyiv Virtuosi conquistou o reconhecimento nacional e internacional de ouvintes e críticos de todo o mundo como um dos principais conjuntos do país e por popularizar a música de compositores ocidentais na Ucrânia, além de desfrutar de uma colaboração muito próxima com compositores contemporâneos notáveis, como Krzysztof Penderecki, Valentin Silvestrov e Myroslav Skoryk. Seu som único e o virtuosismo atraíram muitos solistas e maestros internacionalmente aclamados por se apresentarem com eles ao longo dos anos.

A Kyiv Virtuosi traz seu alto nível artístico junto com seu orgulho ucraniano para uma ampla gama de públicos. Suas últimas turnês os levaram a países como Suíça, França, Espanha e Azerbaijão, entre outros.

O maestro, violoncelista e maestro indicado ao Grammy Dmitry Yablonksy nasceu em Moscou em uma família musical. Ele começou a tocar violoncelo aos 5 anos de idade e foi aceito na Escola Central de Música para crianças superdotadas. Aos 9 anos estreou na orquestra tocando o concerto para violoncelo de Haydn.

Dmitry Yablonsky tem um caráter entusiasta e carismático que o leva a iniciar muitos projetos. Já organizou diversos festivais em todo o mundo e é o diretor artístico do Gabala Festival no Azerbaijão.

Dmitry Yablonsky, além de Diretor Musical da Kyiv Virtuosi, é Maestro Laureado da Orquestra Sinfônica de Jerusalém. Desde o outono de 2016, ele leciona na Escola de Música Buchmann-Mehta da Universidade de Tel Aviv e foi recentemente nomeado Chefe de Relações Internacionais da mesma universidade.

Programa:

Antonio Vivaldi (1678-1741)

Concerto para dois violoncelos, em sol menor, RV 531

Baruch Berliner (1942)

Concerto para violoncelo, Jacob’s Dream (O Sonho de Jacó)

Felix Mendelssohn Bartholdy (1809-1847)

Sinfonia para cordas, em si menor, nº 10

Alexey Shor (1970)

Concerto para violoncelo, em fá, 2º movimento

Edvard Grieg (1843-1907)

Suite Holberg, Op. 40

Miroslav Skoryk (1938-2020)

Dança espanhola

SOBRE O CIRCUITO CULTURAL BRADESCO SEGUROS

Manter uma política de incentivo à cultura faz parte do compromisso do Grupo Bradesco Seguros, considerando a cultura como ativo para o desenvolvimento e do convívio social. Neste sentido, o Circuito Cultural Bradesco Seguros se orgulha de ter patrocinado e apoiado, nos últimos anos, em diversas regiões do Brasil, projetos na área de música, dança, artes plásticas, teatro, literatura e exposições, além de outras manifestações artísticas. Dentre as atrações incentivadas, destacam-se os musicais “Bibi -Uma Vida em Musical”, “Bem Sertanejo”, “Les Misérables”, “70´Década do Divino Maravilhoso”, “Cinderela”, “O Fantasma da Ópera”, “A Cor Púrpura” e “Conserto para Dois”, além da exposição “Mickey 90 Anos”.

PROGRAMAÇÃO DELLARTE 2023 – SUJEITA A ALTERAÇÕES

SÉRIE CONCERTOS INTERNACIONAIS

28 de maio, domingo, às 17h

KYIV VIRTUOSI

DMITRY YABLONSKY, regente e violoncelista (solista)

Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Desconto de 50% (eventos avulsos) Idoso, Estudante e Clube Sou + Rio O Globo.

Frisas e Camarotes: R$ 3.000,00

Lucerne Symphony Orchestra

Michael Sanderling, regente

Steven Isserlis, violoncelo

16 de setembro, sábado, às 20h.

ANDRÁS SCHIFF, piano

23 de outubro, segunda-feira, às 20h