Theatro Municipal sedia, pela primeira vez no Rio de Janeiro, a maior competição de ballet do mundo – o YAGP (Youth American Grand Prix)

Bolsas de estudo e oportunidades de trabalhar em companhias profissionais pelo mundo afora. É disso que os jovens bailarinos precisam e é exatamente o que os mais de 700 inscritos no YAGP (Youth American Grand Prix) podem conseguir em breve. A maior competição de ballet do mundo chega pela primeira vez ao Rio de Janeiro, […]

Bolsas de estudo e oportunidades de trabalhar em companhias profissionais pelo mundo afora. É disso que os jovens bailarinos precisam e é exatamente o que os mais de 700 inscritos no YAGP (Youth American Grand Prix) podem conseguir em breve. A maior competição de ballet do mundo chega pela primeira vez ao Rio de Janeiro, no palco do Theatro Municipal, de 26 a 29 de outubro e vai contar com um júri de peso para avaliar os novos talentos. O YAGP serve como uma grande vitrine para os bailarinos que conseguem ser vistos pelas maiores academias e companhias de dança. Nesta edição, participam crianças e jovens de 9 a 19 anos. Além de brasileiros, estão concorrendo argentinos, chilenos e peruanos. As inscrições já estão encerradas. Porém, o público poderá assistir as etapas da competição.

O Júri do YAGP 2023 – Rio de Janeiro será composto por:

Alexei Moskalenko – diretor artístico do YAGP

Ernst Meisner – diretor da Dutch Company – Amsterdam

Peter Stark – diretor da Cia. Jovem do Rock School for Dance – Philadelphia

Carla Korbes – representante da American Ballet Theatre – NY

Ricardo Amarante – Coreógrafo brasileiro radicado em Portugal

A competição acontecerá no Theatro Municipal RJ nos seguintes horários:

26/10 – 14h às 18h (quinta)

27/10 – 10h às 22h (sexta)

28/10 – 10h às 18h (sábado)

29/10 –10h às 16h – resultado da premiação – às 17h30 (domingo)

“ Para nós que há 25 anos estamos proporcionando essa competição no mundo, é super importante o YAGP no Brasil, porque a América do Sul, em geral, é considerada um celeiro de bailarinos, já que contamos com inúmeros talentos, boas escolas, porém não temos como empregar todas essas crianças e jovens. Então, a competição é um portão de entrada para o mercado profissional da dança e estamos muito honrados em fazer esse Festival no Theatro Municipal do Rio de Janeiro que é a casa do balé no Brasil” – celebra Katerina Houlis, representante oficial do YAGP no Brasil.

E com tantos bailarinos reunidos, na abertura, no dia 26, quinta-feira, às 20h, haverá uma Gala em Homenagem a Tatiana Leskova, considerada a dama da dança no Brasil. Organizada por grandes Mestres, a Gala contará com a Cia. Jovem do Teatro Basileu França que irá apresentar “Baile dos Graduados”, ballet que consagrou Leskova. Já no sábado, dia 28, às 20h, será a vez da Gala de encerramento do YAGP Brasil 2023.

No programa:

– “Terra Inútil”- coreografia inédita de Binho Pacheco com a Cia Jovem do Teatro Basileu França

-A Gala terá a participação dos primeiros bailarinos do Ballet do Theatro Municipal, Cícero Gomes e Juliana Valadão, e dos bailarinos Luiz Paulo Martins e Manuela Roçado. Serão ainda convidados alguns solistas e grupos de ballet que se destacaram na competição, mostrando que as estrelas do amanhã podem dividir o palco com as estrelas de hoje.

YAGP Brasil 2023

Endereço: Praça Floriano, S/N – Centro

Datas e horários:

26/10 – 14h às 18h (quinta)

27/10 – 10h às 22h (sexta)

28/10 – 10h às 18h (sábado)

29/10 –10h às 16h – resultado da premiação – às 17h30 (domingo)

Os ingressos estão à venda através deste link https://theatromunicipalrj.eleventickets.com/#!/home

ou na Bilheteria do Theatro.

Galas do dia 26 de outubro –  20h – R$120 (frisas, camarotes, plateia e balcão nobre) – ingressos individuais

Balcão Simples – R$ 100

Gala do dia 28 de outubro – 20h – R$150 (frisas, camarotes, plateia e balcão nobre) – ingressos individuais

Balcão Simples – R$ 110