fbpx

“Theatro Municipal em Turnê” leva um pouco de sua história a Porciúncula com exposição itinerante


O Theatro Municipal do Rio de Janeiro está de volta com uma exposição itinerante que, a partir de 3 de agosto, leva ao público de Porciúncula, município da região noroeste fluminense, importantes momentos de sua história. É o projeto “Theatro Municipal em Turnê”, lançado em 2021 na Imprensa Oficial, em Niterói, e que já passou por Cambuci e São João da Barra em 2022, e outros municípios do estado do Rio neste ano. Neste circuito da exposição itinerante, são revelados momentos significativos de um dos maiores teatros do país: desde a construção e inauguração, em 1909, até os dias atuais.

Para a abertura da exposição no dia 3 de agosto, a partir das 17h30, está programada uma apresentação musical com o dueto de artistas do TMRJ, Fernanda Schleder e Frederico de Assis, e o pianista Calebe Faria. Eles também se apresentarão no dia seguinte, 4 de agosto.
“A Exposição Itinerante Theatro Municipal em Turnê permite com que o público se sinta ainda mais próximo do TMRJ. Nos painéis que compõem o circuito, temos contato com as grandes apresentações e artistas que já passaram pelo palco do Theatro, e também contamos um pouco sobre a história e como funciona o TMRJ atualmente”, ressalta a presidente da Fundação Teatro Municipal, Clara Paulino.

“Tem sido uma grande realização do CEDOC em poder levar um pouco da história do TMRJ para todo o estado, onde vemos o interesse por todo esse conteúdo se expandindo e trazendo novos públicos para o Theatro Municipal. Compartilhar um pouco de nossa trajetória tem sido enriquecedor!”, afirma Laura Ghelman, coordenadora do Centro de Documentação do TMRJ (CEDOC).

Pelos painéis, o público vai poder ter contato com os projetos originais do Theatro, fruto do concurso finalizado em 1904, além das pinturas e esculturas que adornam o prédio, de artistas como Eliseu Visconti e Rodolfo Amoedo.

Clássicos como O Lago dos Cisnes e O Quebra-Nozes, de Tchaikovsky, II Trovatore, de Giuseppe Verdi e O Guarany, de Carlos Gomes também serão relembrados em textos e fotos.

Fazendo um paralelo com o contemporâneo, as reformas pelas quais o Theatro passou estão presentes – como a de 2008 – lembrando o quanto é importante à preservação desse rico patrimônio.

Os três corpos artísticos do TMRJ – o Corpo de Baile, o Coro e a Orquestra Sinfônica, todos foram criados na década de 1930 e também serão homenageados na exposição. Nomes como Francisco Braga, primeiro maestro titular da OSTM, passando pelas bailarinas Maria Olenewa, Ana Botafogo, entre tantas outras estrelas, marcaram a história do Municipal.

A duração do percurso da exposição leva em média 40 minutos e será um marco importante na trajetória do Municipal.

Serviço:

Theatro Municipal em Turnê

Local: Centro Cultural Dr. Edésio Barbosa da Silva

Endereço: Avenida José Tannus – Centro – RJ

Data: 3 de agosto a 9 de setembro

Abertura da exposição: 17h30

Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Sábados, 8h às 13h.

Classificação: Livre 

Entrada franca

Realização: Theatro Municipal do Rio de Janeiro