“Theatro Municipal em turnê” leva sua história a Imprensa Oficial em Niterói

O Theatro Municipal do Rio de Janeiro rompe as barreiras do seu prédio histórico no Centro da capital fluminense e leva um pouco da sua trajetória para todo o Estado.  É o novo projeto “Theatro Municipal em turnê”, que começa na Imprensa Oficial, em Niterói. Neste circuito da exposição itinerante serão revelados diversos momentos de um dos maiores teatros do país: desde a construção e inauguração, em 1909, até os dias atuais.

Pelos painéis, o público vai poder ter contato com os projetos originais do Theatro, fruto do concurso finalizado em 1904, além das pinturas e esculturas que adornam o prédio, de artistas como Eliseu Visconti e Rodolfo Amoedo.

Clássicos como O Lago dos Cisnes e O Quebra-Nozes, de Tchaikovsky, II Trovatore, de Giuseppe Verdi e O Guarany, de Carlos Gomes também são relembrados em textos e fotos.

Fazendo um paralelo com o contemporâneo, as reformas pelas quais o Theatro passou estão presentes – como a de 2008 – lembrando o quanto é importante a preservação desse rico patrimônio.

Os três corpos artísticos do TMRJ – o Corpo de Baile, o Coro e a Orquestra Sinfônica, todos foram criados na década de 1930 e também serão homenageados na exposição. Nomes como Francisco Braga, primeiro maestro titular da OSTM, passando pelas bailarinas Maria Olenewa, Ana Botafogo, entre tantas outras estrelas, marcaram a história do Municipal.

A duração do percurso da exposição leva em média 40 minutos e será um marco importante na trajetória do Municipal.

“A Exposição Itinerante Theatro Municipal em Turnê vai permitir que o público se sinta ainda mais próximo do TMRJ. Nos painéis que compõem o circuito, temos – além da própria história da instituição – contato com as grandes apresentações e artistas que já passaram pelo palco do Theatro, e também contamos um pouco sobre como funciona o TMRJ atualmente, ressalta a Presidente da Fundação Teatro Municipal, Clara Paulino”.

Cristina Batista, diretora-presidente da Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro revela a alegria de fazer parte deste projeto:

“Lisonjeados e honrados. É assim que nós da Imprensa Oficial recebemos na Sala de Cultura Leila Diniz uma mostra imperdível desse gigante da nossa cultura que é o Theatro Municipal do Rio de Janeiro.”

A Coordenadora do Centro de Documentação do TMRJ, Laura Ghelman acrescenta: “Colocamos o Theatro Municipal em turnê para que todos possam viajar conosco”.

A exposição itinerante inaugura no dia 04 de novembro e vai mostrar ao público uma parte da magnitude deste teatro tão importante do Brasil.

Theatro Municipal em turnê

Local: Sala de Cultura Leila Diniz – Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro

Endereço: R. Prof. Heitor Carrilho, 81 – Centro, Niterói

Abertura oficial para convidados: 4/11 (quinta-feira) às 10h