Política de Ingressos

O Theatro Municipal do Rio de Janeiro, inaugurado em 14 de julho de 1909, é considerado a principal casa de espetáculos do Brasil e desde então atua para oferecer programações diversas e acessíveis ao público. A casa comporta aproximadamente 2.222 (dois mil duzentos e vinte dois) assentos em sua totalidade. Entretanto, é importante deixar claro […]


O Theatro Municipal do Rio de Janeiro, inaugurado em 14 de julho de 1909, é considerado a principal casa de espetáculos do Brasil e desde então atua para oferecer programações diversas e acessíveis ao público.

A casa comporta aproximadamente 2.222 (dois mil duzentos e vinte dois) assentos em sua totalidade. Entretanto, é importante deixar claro que não é possível destinar à venda todos os ingressos.

Atualmente, o Theatro Municipal, patrocinado através da Lei Rouanet (8.313/91 – PRONAC), tem a obrigatoriedade de disponibilizar gratuitamente  de 10% a 20% de ingressos para escolas, ONGs e instituições públicas. Isso é realizado através do nosso Programa de Formação de Plateia. Do mesmo modo, é garantida a gratuidade a idosos acima de 60 anos, destinando aproximadamente 5% de ingressos por espetáculo, de acordo com a Lei 3493/2000.

Ao patrocinador é destinada a quantia aproximada de 5,5% dos ingressos. À Associação dos Amigos do Teatro Municipal, responsável por viabilizar os patrocínios e a qual qualquer pessoa pode se associar, são disponibilizados aproximadamente 104 (cento e quatro) ingressos para venda antecipada a seus membros.

O Theatro Municipal é legalmente obrigado a oferecer 24 (vinte e quatro) assentos especiais destinados a pessoas com obesidade grau 3 – o que transformou alguns assentos duplos em únicos.

Desde a sua inauguração o Theatro possui 4 (quatro) camarotes exclusivos às autoridades, que não podem ser postos à venda em nenhuma hipótese. Os camarotes são destinados ao Presidente da República, Governador do Estado do Rio de Janeiro, Tribunal de Justiça e Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, totalizando 36 (trinta e seis) assentos.

Cada espetáculo, ademais, envolve, em sua produção, parceiros que ficam responsáveis por diversos aspectos do mesmo, desde a idealização até a divulgação. A esses parceiros são reservados, no máximo, 15% dos ingressos.

Em média, portanto, são colocados à venda para o público em geral, por data de espetáculo, entre 1.500 e 1.800 ingressos.