Sob a regência do maestro Isaac Karabtchevsky, Orquestra Petrobras Sinfônica retorna ao Theatro Municipal no dia 31 de julho

Concerto da retomada. É assim que o maestro Isaac Karabtchevsky define o concerto que a Orquestra Petrobras Sinfônica apresentará no Theatro Municipal do Rio de Janeiro no dia 31 de julho, domingo, às 16h. Em uma tarde especial, mais de 150 artistas, entre regente, músicos, solistas e coro, estarão no palco para interpretar o “Concerto para violino, em Ré maior” e a “Nona Sinfonia”, de Ludwig van Beethoven.

O concerto contará com a participação especial do solista alemão Linus Roth, ao violino, na primeira obra, e dos cantores Ludmilla Bauerfeldt (soprano), Carolina Faria (contralto), Paulo Mandarino (tenor) e Sávio Sperandio (barítono), além do Coro Sacra Vox Sinfônico, dirigido pela professora Valéria Matos, da UFRJ, na emblemática “Nona Sinfonia”, uma das mais populares obras de todo o repertório sinfônico-coral.

Segundo Karabtchevsky, executar este belíssimo programa no Theatro Municipal traz um sentimento especial. “Será uma alegria interpretar as canções de Beethoven, especialmente a Nona Sinfonia, uma das obras máximas do repertório cultural contemporâneo com um contingente propício”, afirma entusiasmado o maestro.

Composta por Beethoven em 1824, poucos anos antes de sua morte e baseada no texto de Schiller, a “Nona Sinfonia” – declarada patrimônio mundial pela Unesco – tem uma importância singular para a arte. Karabtchevsky atesta que, ao reger tal obra, todo maestro precisa ter a justa dimensão da influência e inovação que esta sinfonia trouxe. “O elemento primordial reside no fato de que, pela primeira vez, Beethoven emprega a grandeza e a expressividade do coro na massa orquestral no quarto movimento”, explica. “Será a homenagem da Orquestra Petrobras Sinfônica ao maior gênio sinfônico de todos os tempos. E nada melhor do que a ‘Nona’ para exprimir a gratidão de estarmos vivos e por podermos transmitir, com nossos corações, a grande música”, completa.

“Esse é o espírito dessa obra,

que marca este concerto de retomada, num dia,

digamos, de libertação”, declara o maestro.

O concerto ganhará um toque especial com a participação do ilustre convidado, o violinista Linus Roth. Diretor artístico dos festivais internacionais “Ibiza Conciertos” e “Swabian Spring” e professor da Universidade de Augsburgo, na Alemanha, o solista alemão estará ao lado da Orquestra Petrobras Sinfônica para a interpretação de “Concerto para violino, em Ré maior”. O violinista, que se preparava para o concerto em 2020 – não realizado por conta da escalada da pandemia à época – celebra agora a oportunidade de realizar a apresentação. “Podemos enfim nos encontrar no palco, pois ensaiamos juntos há dois anos. Lembro-me da recepção calorosa de todos os músicos e da grande condução do maestro Karabtchevsky. Será incrível”, comemora o músico.

Um dos destaques do concerto é a participação de 70 cantores, que se integrarão à Orquestra Petrobras Sinfônica. A maestrina do coro Sacra Vox Sinfônico, Valéria Matos, está entusiasmada com a oportunidade de apresentar uma das mais importantes páginas da literatura musical universal. “O retorno ao Municipal, especialmente por se tratar da ‘Nona’, é um entusiasmo para todos”, conclui Valéria.

Orquestra Petrobras Sinfônica

Praça Floriano, S/N – Centro, Rio de Janeiro

Data: 31 de Julho, domingo, 16h

Programa:

Orquestra Petrobras Sinfônica

Isaac Karabtchevsky, regente

Linus Roth, violino

Ludmilla Bauerfeldt, soprano

Carolina Faria, contralto

Paulo Mandarino, tenor

Sávio Sperandio, barítono

Coro Sacra Vox Sinfônico

LUDWIG VAN BEETHOVEN

Concerto para violino, em Ré maior, op. 61

I. Allegro non troppo

II. Larghetto

III. RONDO | Allegro

LUDWIG VAN BEETHOVEN

Sinfonia nº 9, em ré menor, op. 125, [“Coral”]

I. Allegro ma non troppo e um poco maestoso

II. Molto vivace

III. Adagio molto e cantabile

IV. Presto

Sobre a Orquestra Petrobras Sinfônica

Aos 47 anos, a Orquestra Petrobras Sinfônica se consolida como uma das mais conceituadas do país e ocupa um lugar de prestígio entre os maiores conjuntos musicais da América Latina. Criada pelo maestro Armando Prazeres, a orquestra se firmou como um ente cultural que expressa a pluralidade da música brasileira e transita fluentemente por distintos estilos e linguagens. Tem como Diretor Artístico e Maestro Titular Isaac Karabtchevsky, o mais respeitado regente brasileiro e um nome consagrado no panorama internacional.

Site: https://petrobrasinfonica.com.br

Facebook: @PetrobrasSinfonica | Instagram: @petrobras_sinfonica | Youtube: @OPESinfonica

Modelo de gestão

A Orquestra Petrobras Sinfônica possui uma proposta administrativa inovadora, sendo a única orquestra do país gerida por seus próprios músicos.

Sobre a Petrobras

Patrocinadora oficial da Orquestra Petrobras Sinfônica há 35 anos, a Petrobras oferece uma parceria essencial para mantê-la entre os principais conjuntos da América Latina, sempre desenvolvendo um importante trabalho de acesso à música clássica, de formação de jovens talentos egressos de projetos sociais diversos, bem como de formação de plateia. Ao incentivar diversos projetos, a Petrobras coloca em prática a crença de que a cultura é uma importante energia que transforma a sociedade. Por meio do Petrobras Cultural, apoia a cultura brasileira como força transformadora e impulsionadora deste desenvolvimento, nas áreas de artes cênicas, música, audiovisual e múltiplas expressões.