Série Vozes – Música Brasileira em Foco – Alberto Nepomuceno “Artemis” e Francisco Braga “Jupyra”

O Theatro Municipal do Rio de Janeiro traz ao palco, mais uma vez, a Série Vozes, agora com o tema Música Brasileira em Foco, com Coro e Orquestra Sinfônica do TMRJ . O programa começa com a ópera “Artemis”, de Alberto Nepomuceno, em homenagem ao aniversário de falecimento do compositor e vai contar com a interpretação do barítono Inácio de Nonno e dos sopranos Marianna Lima, Helen Heinzle, Magda Belloti e Carolina Morel.

Na segunda parte, a ópera “Jupyra”, de Francisco Braga, terá a participação dos solistas Tatiana Carlos (soprano), Flavia Fernandes (soprano), Paulo Mandarino (tenor) e de Inácio de Nonno (barítono). Com o patrocínio Ouro Petrobras e realização AATM, a récita será realizada no domingo, dia 16 de outubro, às 17h, sob a regência de Marcelo de Jesus.

Foto: Acervo CEDOC – Alberto Nepomuceno

Sobre “Artemis”, de Alberto Nepomuceno:

Ambientada na Grécia antiga, narra a história de Hélio, um escultor apaixonado pela estátua da deusa Artemis que acabara de finalizar. Na tentativa de dar vida à estátua, Hélio sacrifica a própria filha arrancando-lhe o coração para oferecê-lo à deusa. Nepomuceno foi o primeiro grande defensor da prática do canto lírico em língua portuguesa, sendo o libreto escrito pelo poeta Coelho Neto.

Foto: Acervo CEDOC – Francisco Braga

Sobre “Jupyra”, de Francisco Braga:

Conta a história de Jupyra, jovem indígena, empregada na fazenda de Carlito, com quem se relaciona. Carlito está noivo de Rosália, moça de boa família, e, por isso afasta-se de Jupyra. Esta, tomada por ciúmes, pede ao capataz Quirino que mate Carlito. Quando Jupyra vê o corpo do amado sendo levado pela correnteza, atira-se ao rio para morrer com ele. Cantada em italiano, tem influência tanto do estilo alemão quanto do estilo francês de fins do século XIX. Apesar do argumento violento, próprio das óperas veristas, a refinada partitura de Francisco Braga evita qualquer ênfase que possa descambar na vulgaridade. É considerada uma verdadeira obra – prima por estudiosos como Vasco Mariz e Luiz Heitor Corrêa de Azevedo.

Programa:

Alberto Nepomuceno:

ARTEMIS, ópera em um ato, em forma de concerto (aniversário de falecimento de Alberto Nepomuceno)

Personagens e intérpretes:

Helio – Inácio de Nonno (barítono)

Hestia – Marianna Lima (soprano)

Delia – Carolina Morel (soprano)

Vozes Solistas – Helen Heinzle (soprano) e Magda Belloti (soprano)

Francisco Braga

JUPYRA, ópera em um ato, em forma de concerto

Personagens e intérpretes:

Jupyra – Tatiana Carlos (soprano)

Rosalia – Flávia Fernandes (soprano)

Carlito – Paulo Mandarino (tenor)

Quirino – Inácio de Nonno (barítono)

Regência: Marcelo de Jesus

Diretor Artístico do TMRJ: Eric Herrero

Série Vozes – Música Brasileira em Foco
Data: 16 de outubro – domingo
Horário: às 17h
Endereço: Praça Floriano, s/nº – Centro
Apoio: Livraria da Travessa, Rádio MEC, Rádio SulAmérica Paradiso, Rádio Roquette Pinto – 94.1 FM
Patrocínio Ouro Petrobras Lei de Incentivo à Cultura
Realização Institucional: Fundação Teatro Municipal, Associação dos Amigos do Teatro Municipal
Realização: Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo

Preços:
Frisas e Camarotes – R$60,00 (ingresso individual)
Plateia e Balcão Nobre – R$40,00
Balcão Superior – R$30,00
Balcão Superior Lateral – R$30,00
Galeria – R$15,00
Galeria Lateral – R$15,00

Ingressos estão disponíveis no site https://theatromunicipalrj.eleventickets.com/#!/apresentacao/27b0e8906243534109be0c1570aea0fae2a69097 e na bilheteria do TMRJ.