SÉRIE CELEBRAÇÕES – A MISSA DE REQUIEM, DE GIUSEPPE VERDI, DIAS 12 E 13 DE MAIO

O Theatro Municipal do Rio de Janeiro traz ao palco um novo Concerto da Série Celebrações: a Missa de Requiem, de Giuseppe Verdi, importante compositor italiano de óperas do período romântico, considerado um dos mais influentes do século XIX, assim como Richard Wagner, na Alemanha. Com o patrocínio Ouro Petrobras e realização AATM, a Missa de Requiem, composta em homenagem ao primeiro aniversário de morte do escritor Alessandro Manzoni (1785-1873), em comemoração aos 210 anos de nascimento de Verdi, contará com o Coro e Orquestra Sinfônica do TMRJ, além dos solistas Marly Montoni (soprano), Denise de Freitas (mezzo-soprano), Paulo Mandarino (tenor) e Christian Peregrino (baixo) As récitas acontecerão no dia 12 de maio, sexta, às 19h e no sábado (13), às 17h. A regência será do maestro Tobias Volkmann, diretor artístico da Orquestra Sinfônica da Universidade Nacional de Cuyo – Mendoza, Argentina. Os ingressos já estão à venda através do site theatromunicipal.rj.gov.br.

“Abrindo o mês de maio, recebemos a Missa de Requiem de Verdi, obra de um dos compositores mais influentes do século XIX. As obras de Verdi eram de grande sucesso popular da época, atraindo críticas da elite italiana. Mas a qualidade do trabalho dele se provou atemporal, chegando até aos dias de hoje e ao público do Theatro. Não perca esse espetáculo!”, ressaltou a presidente da Fundação Teatro Municipal, Clara Paulino.

“O concerto que homenageia os 210 anos de Verdi será um dos pontos altos deste primeiro semestre no Theatro Municipal, com toda força e doçura do nosso Coro, acompanhado magistralmente pela OSTM. Um quarteto de solistas de primeira linha nos oferecerá também momentos memoráveis. A regência será de Tobias Volkmann, parceiro do Theatro de muito tempo que traz na bagagem e na memória o Requiem de Verdi que acabara de reger na Argentina. É uma alegria poder oferecer ao público um obra tão emblemática, em ano tão importante!”, enaltece o diretor artístico do Theatro Municipal, Eric Herrero.

“O Requiem de Verdi, que apesar de ser uma obra sacra, é uma das obras mais dramáticas do compositor, parece ter sido escrito sob medida para o Coro do TMRJ e a OSTM. Fico muito feliz em voltar ao Theatro Municipal com esta magnífica obra e tenho certeza de que este será um dos pontos altos da temporada de concertos do Rio!”- afirma o diretor artístico da Orquestra Sinfônica da Universidade Nacional de Cuyo – Mendoza.

Ficha Técnica:

“Missa de Requiem”
Coro e Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Solistas: Marly Montoni, Denise de Freitas, Paulo Mandarino, Christian Peregrino

Regência: Tobias Volkmann

Direção Artística do TMRJ: Eric Herrero

Concerto Coral Sinfônico – Série Celebrações
G. Verdi – 210 anos de nascimento “Missa de Requiem”

Datas: 12 de maio (sexta),às 19h e 13 de maio, sábado, às 17h
Endereço: Praça Floriano, s/nº – Centro

Haverá uma palestra gratuita antes de cada espetáculo

Dia 12 de maio – 18h – A Beleza do canto que Homenageia a Vida e a Morte, com Tobias Volkmann e Marcos Menescal