Sala Mário Tavares do Theatro Municipal do Rio de Janeiro prorroga edital de ocupação

Você conhece a Sala Mário Tavares?

A sala é um espaço no prédio anexo do Theatro Municipal com preparação acústica, palco, telão, serve como um pequeno teatro, auditório, cinema, estamos com o Edital de Ocupação da Sala Mário Tavares aberto até o dia 30/09/2021.

O Edital de Ocupação da Sala Mário Tavares tem como objetivo selecionar propostas com a finalidade de ocupação cultural/educativa, sem cobrança de aluguel ou repasse financeiro ao proponente. Nela entrarão projetos sociais, culturais e educacionais, além projetos de músicas, cine clubes, havendo uma abertura para concepções que serão avaliadas. As propostas selecionadas para se apresentar no período de 2021/2022.

Edital:

Esse edital contará com duas categorias de atuação:

Categoria 1 – Oficinas e cursos livres de capacitação e/ou formação.

As propostas selecionadas nesta categoria deverão desenvolver processos educacionais

que promovam:

Cursos ou Palestras nas seguintes áreas: Dança, Música, Museologia, Conservação de

Patrimônio, Literatura, Audiovisual, Artes Cênicas;

Cursos ou Palestras que envolvam formação de professores e fins educativos;

Cursos ou Palestras que promovam ou tenham como temática: democratização do

acesso e diversidade;

Categoria 2 – Programação Cultural.

As propostas selecionadas nesta categoria deverão atender às seguintes temáticas e/ou

Gêneros: Música Erudita; Música Popular Brasileira; Música Instrumental; Jazz; Apresentações destinadas ao público infantil; Apresentações cênicas; Apresentações de ballet; Audiovisual: Cineclubes, estreia de filmes, festivais de curtas; Literárias: lançamento de livros, rodas de conversa, debates;

Dúvidas? Vamos a alguns exemplos:

COMO INSCREVER O PROJETO CULTURAL?

O projeto deverá ser inscrito através do sistema desenvolve cultural.

QUANTOS PROJETOS PODEM SER INSCRITOS POR PERÍODO DE INSCRIÇÃO?

Cada proponente poderá submeter no máximo 02 (duas) propostas, conforme o item 8.2 do Edital de Ocupação da Sala Mário Tavares 2021/2022.

PESSOA FÍSICA TAMBÉM PODE INSCREVER PROJETO?

Sim, é permitida a inscrição de proponente pessoa física e pessoa jurídica, conforme previsto no item 7 do Edital de Ocupação da Sala Mário Tavares 2021/2022.

PROPONENTE DE OUTRO ESTADO PODE INSCREVER PROJETO?

Não. Somente proponente do estado do Rio de Janeiro.

ESTA CHAMADA PÚBLICA FARÁ REPASSE DE VALORES AO PROPONENTE?

Não. Este Edital só cederá o uso da Sala Mário Tavares, conforme previsto em publicação. Todo recurso orçamentário é de responsabilidade do proponente.

Os PROJETOS APROVADOS PODERÃO COBRAR VALORES?

Sim.

O PROPONENTE DEVERÁ PAGAR ALGUM VALOR PARA A FUNDAÇÃO TEATRO MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO?

Somente se o projeto arrecadar valores. Nesse caso, 20% deverá ser revertido para a FTM/RJ.

Caso queira saber mais, o canal do Youtube do Theatro Municipal preparou uma live sobre: https://www.youtube.com/watch?v=UfpVBkU7xrk

Para se inscrever, é necessário acessar o Sistema Desenvolve Cultura até o dia 30/09/2021 e submeter a sua proposta. Mais informações, link dos documentos: Edital e Anexos.

Para se inscrever acesse: www.cultura.rj.gov.br/desenvolve-cultura e em caso de dúvidas entre em contato pelo email: editaltmrj@gmail.com.