Renata Tebaldi e o Theatro Municipal do Rio de Janeiro

No Dia Mundial da Ópera, na próxima terça – feira (25), o Theatro Municipal do Rio de Janeiro, em parceria com a OSB, celebra o centenário do lendário soprano italiano Renata Tebaldi. Num concerto regido pela maestrina Priscila Bomfim, serão apresentados trechos de oito das nove óperas cantadas pela Tebaldi na casa. Os sopranos Flávia Fernandes, Ludmilla Bauerfeldt, Marianna Lima e Tatiana Carlos revezam-se no palco do TMRJ, interpretando célebres árias das óperas La Forza del Destino, Aida, La Traviata, Andrea Chénier, Adriana Lecouvreur, La Bohème, Tosca e Otello

No mesmo dia, acontecerá pela primeira vez fora de São Paulo, o Ópera em Pauta, o encontro do Fórum Brasileiro de Ópera, Dança e Música de Concerto, entre 10h e 17h, com representantes de todo o país que estarão debatendo os caminhos da arte lírica no país. Este encontro tem entrada gratuita. Os interessados podem se inscrever através desse link: https://forms.gle/Cst1jHz4GazDrf6h6.

O concerto “Renata Tebaldi e o Theatro Municipal”, às 19h, é o evento que fechará com chave de ouro as celebrações do Dia Mundial da Ópera.

PRISCILA BOMFIM:

Nasceu e iniciou seus estudos musicais em Portugal, onde venceu seu primeiro concurso de piano, aos nove anos de idade. Na Universidade Federal do Rio de Janeiro, graduou-se em Piano, Regência Orquestral, e concluiu o seu Mestrado em Performance em Piano com um relevante trabalho sobre Leitura à Primeira Vista. Em cursos de regência no Brasil e exterior, estudou sob a orientação dos maestros Leonid Grin (Chile), Alexander Polianychko (Rússia), Fabio Mechetti, Abel Rocha, Isaac Karabtchevsky (Brasil), Neeme Järvi e Paavo Järvi (Estônia), além de sua formação com o maestro Ernani Aguiar. Além de seu reconhecido trabalho como pianista, Priscila desenvolve carreira como regente, tendo sido a primeira mulher e diretora musical a reger óperas da temporada do Theatro Municipal.
Site: www.priscilabomfim.com
Perfil no Instagram: @priscilabomfim.insta

A ORQUESTRA SINFÔNICA BRASILEIRA:

Fundada em 1940, a Orquestra Sinfônica Brasileira é considerada um dos conjuntos sinfônicos mais importantes do país. Em seus 82 anos de trajetória ininterrupta, a OSB já realizou mais de cinco mil concertos e é reconhecida pelo pioneirismo de suas ações, tendo sido a primeira orquestra a realizar turnês pelo Brasil e exterior, apresentações ao ar livre e projetos de formação de plateia.

Composta atualmente por mais de 70 músicos brasileiros e estrangeiros, a OSB contempla uma programação regular de concertos, apresentações especiais e ações educativas, além de um amplo projeto de responsabilidade social e democratização de acesso à cultura.

Para viabilizar suas atividades, a Fundação conta com a Lei Federal de Incentivo à Cultura, tem o Instituto Cultural Vale como mantenedor, a NTS – Nova Transportadora do Sudeste, como patrocinadora master, Brookfield como patrocinador, e Vibra, Sergio Bermudes Advogados e Telemont como copatrocinadores, além de um conjunto de apoiadores culturais e institucionais.

Regência: Priscila Bomfim (TMRJ)

Solistas: Flávia Fernandes (TMRJ) Marianna Lima (TMRJ), Ludmilla Bauerfeldt e Tatiana Carlos

PROGRAMA:

Giuseppe Verdi – La Forza del Destino

Abertura | Pace, pace, mio Dio

Giacomo Puccini – La Bohème

Donde lieta uscì

Giacomo Puccini – Tosca

Prelúdio Ato 3 | Vissi d’arte

Giuseppe Verdi – Otello

Ballet Ato 3 | Ave Maria

Francesco Cilea – Adriana Lecouvreur

Prelúdio Ato 4 | Poveri fiori

Umberto Giordano – Andrea Chénier

La mamma morta

Giuseppe Verdi – Aida

Ballet Ato 2 | O patria mia

Giuseppe Verdi – La Traviata

È strano … Ah, fors’è lui … Sempre libera

SERVIÇO:

Dia Mundial da Ópera

Renata Tebaldi e o Theatro Municipal do Rio de Janeiro | Celebração do Centenário de Renata Tebaldi com Orquestra Sinfônica Brasileira e solistas

Data: 25 de outubro de 2022 (terça-feira)

Horário: 19h

Local: Theatro Municipal do Rio de Janeiro (Praça Floriano, s/nº – Centro, Rio de Janeiro)

Disponíveis em https://theatromunicipalrj.eleventickets.com/#!/apresentacao/9f4173f0be293a6a5a5338a2872a6460478bb8c1

Frisa/Camarote 60,00 (R$30,00 meia)

Plateia/Balcão Nobre 40,00 (R$20,00 meia)

Balcão Superior 30,00 (R$15,00 meia)

Galeria 15,00 (R$7,50 meia)

Ingressos à venda na bilheteria do TMRJ e no site Eleven Tickets

Apoio: Livraria da Travessa

Realização: Fundação OSB, Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo.