Pianista Nikolai Lugansky com a Orchestre Philharmonique Royal de Liége, sob regência de Gergely Madaras

Fundada em 1960, a Orchestre Philharmonique Royal de Liége, sob regência de Gergely Madaras, é a segunda atração da Série O Globo/Dellarte Concertos Internacionais na quinta-feira, dia 23 de junho, às 20h, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. O concerto terá a participação do pianista Nikolai Lugansky, um dos solistas mais requisitados do mundo. No programa, Sinfonia Nº 2 de Brahms; Ophélie de Guillaume Lekeu e Concerto para piano Nº 2 de Frédéric Chopin.

A programação, que vai até novembro, apresenta também o virtuosismo dos pianistas Benjamin Grosvenor, Khatia Buniatishvili e Ksenia Kogan, a presença revigorante de conjuntos em acelerada ascensão, como os Interpreti Veneziani e a Camerata Bariloche, além das orquestras Sinfônica Brasileira (OSB) e a canadense Symphonique de Longueuil.

L’ORCHESTRE PHILHARMONIQUE ROYAL DE LIÈGE
A Orchestre Philharmonique Royal de Liège (OPRL) é a única formação sinfônica profissional da Bélgica francófona. Mantida pela Federação Wallonie-Bruxelles, pela Cidade de Liège e pela Província de Liège, a OPRL se apresenta nas grandes salas e festivais da Europa e nos Estados Unidos. Em 2019 a OPRL empreendeu uma turnê ao Japão e foi convidada para o prestigiado Festival Enescu de Bucareste. Sob o impulso de seu fundador Fernand Quinet e de seus diretores musicais (Manuel Rosenthal, Paul Strauss, Pierre Bartholomée, Louis Langrée, Pascal Rophé, François-Xavier Roth e Christian Arming), a identidade sonora de OPRL se assemelha entre as tradições germânica e francesa, tradição essa que vem sendo mantida desde 2019 pelo diretor musical e regente principal Gergely Madaras. Em mais de 100 gravações, destaques para o projeto Sirba Orchestra (DGG/Universal France), a integral Respighi (BIS), obras de Saint-Saëns (BIS), Bloch e Elgar (La Dolce Volta), Ysaÿe (Alpha), Franck (Fuga Libera, Musique em Wallonie), Gabriel Dupont (Fuga Libera), concertos contemporâneos para clarineta com Jean-Luc Votano (Fuga Libera – Diapason d’Or de 2019), obras concertantes de Boesmans (Cypres) e ainda Rédemption de César Franck (Musique em Wallonie). A Orchestre Philharmonique Royal de Liège procura aproximar os jovens por meio de animações nas escolas, de concertos temáticos e principalmente, desde 2015, da formação de orquestras de quarteirões, com a associação ReMuA (El Sistema Liège).

GERGELY MADARAS
O jovem regente húngaro Gergely Madaras assumiu a direção musical da Orchestre Philharmonique Royal de Liège em 2019. Natural de Budapeste, Madaras estudou inicialmente música folclórica húngara, e em seguida dedicou-se à flauta, ao violino e à composição. Diplomado pela Faculdade de Flauta da Academia Franz Liszt de Budapeste, é detentor do grau Master em regência pela Academia de Música e de Artes do Espetáculo de Viena. Foi regente principal da Orquestra Sinfônica de Savaria (Hungria, 2014-2020) e diretor musical da Orchestre Dijon Bourgogne (2013-2019).
Madaras é convidado frequentemente para reger as principais orquestras da Europa e já dirigiu produções operísticas muito aplaudidas, como: As Bodas de Fígaro, A Flauta Mágica, Otello, La Traviata, La Bohème, Lucia di Lammermoor, Vanessa, O Castelo de Barba-Azul, Albert Herring, Fantasio e Viva la Mamma, em locais como a Ópera Nacional de Amsterdam, o Grand Théâtre de Genebra e a Ópera Estadual Húngara. Além disso, fez estreias notáveis com as orquestras sinfônicas de Melbourne, de Queensland (Austrália) e de Houston (Texas). Atraído pelos repertórios clássicos, românticos e pela música húngara, Gergely Madaras mantém também uma relação privilegiada com a música contemporânea. Entre 2010 e 2013, foi assistente de Pierre Boulez na Academia do Festival de Lucerna. Nos últimos anos, manteve estreita colaboração com compositores como George Benjamin, György Kurtág e Peter Eötvös.

NIKOLAI LUGANSKY

Um dos mais brilhantes nomes da nova geração de pianistas, Nikolai Lugansky é dono de uma técnica extraordinária, que o coloca entre os maiores virtuosos do seu instrumento. Em 1988, Lugansky conquistou o primeiro prêmio em concurso reunindo os jovens talentos de toda a União Soviética, e a Medalha de Prata do Concurso Internacional Bach de Leipzig. Posteriormente ingressou no Conservatório Tchaikovsky de Moscou, tornando-se discípulo do célebre Sergei Dorensky. Vencedor do Concurso Internacional Tchaikovsky de Moscou de 1994, Nikolai Lugansky teve passagens brilhantes pela Alemanha, França, Itália, Bélgica, Espanha, Holanda, Checoslováquia e Japão. Em 1990, em sua primeira apresentação na Inglaterra, o pianista arrebatou a plateia londrina. O sucesso viria a repetir-se em Vredenburg e no Concertgebouw de Amsterdam. Sua arte está registrada em numerosas gravações, que lhe valeram muitos prêmios. Atualmente o pianista é artista exclusivo do selo Naïve-Ambroisie. Sua gravação das duas sonatas para piano de Rachmaninov valeram-lhe o “Diapason d’Or” e a Gravação Solo do Ano do Prêmio “ECHO Klassik”. Recentemente foi lançado o álbum contendo o Concerto para piano de Grieg, ao lado do Concerto para piano Nº 3 de Prokofiev, que recebeu um “Editor’s Choice” da Gramophone. Outras gravações foram merecedoras de vários prêmios, incluídos o “Diapason d’Or”, “BBC Music Magazine Award”, e o “ECHO Klassik.” Seus lançamentos mais recentes são um CD com a Sonata em Dó menor e o Impromptus D. 935 de Schubert e outro com a Grande Sonata e As Estações de Tchaikovsky. Lugansky é diretor artístico do Festival Tambov Rachmaninov e também um mantenedor do Espólio Rachmaninov e Museu de Ivanovka, onde também se apresenta como intérprete e presença constante nos mais importantes festivais, atuando com as principais orquestras da atualidade.

Theatro Municipal do Rio de Janeiro

23 de junho de 2022, quinta-feira, às 20h