PIANÍSSIMO – UM MUSICAL DE TIM RESCALA

A nova edição do projeto “A Escola vai à Ópera”, idealizado pela maestrina e professora Maria José Chevitarese, traz um novo espetáculo voltado para o público infantil, “Pianíssimo – Um Musical de Tim Rescala”, na Sala Mário Tavares do Theatro Municipal do RJ. Contemplado no Edital Municipal Em Cena e com a realização da Ouro […]


A nova edição do projeto “A Escola vai à Ópera”, idealizado pela maestrina e
professora Maria José Chevitarese, traz um novo espetáculo voltado para o público infantil, “Pianíssimo – Um Musical de Tim Rescala”, na Sala Mário Tavares do Theatro Municipal do RJ. Contemplado no Edital Municipal Em Cena e com a realização da Ouro Verde Produções, “Pianíssimo” será encenado graças ao apoio institucional do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, do Governo do Estado do Rio de Janeiro e da UFRJ. “Pianíssimo” terá duas sessões no dia 24 de setembro, às 15h e às 17h30, na Sala Mário Tavares do Theatro Municipal, com entrada gratuita.

A escolha do musical escrito por Tim Rescala há 30 anos foi de Maria José
Chevitarese, idealizadora do projeto e coordenadora das ações de canto coral do projeto “Um novo olhar”, parceria entre a UFRJ e a Funarte. “A escola vai à ópera” já produziu dez óperas infantis, assistidas por mais de 25 mil crianças. Trabalhando há mais de 30 anos com o público infantil ela pôde perceber que as crianças são apaixonadas por óperas e musicais, mas, infelizmente, não têm acesso a esses tipos de espetáculos. A edição desse ano pretende contemplar esse público infantil com mais um bom espetáculo.

“Queria uma obra musical que fosse alegre, com uma linguagem dentro do
universo infantil, e que despertasse o interesse das crianças. ‘Pianíssimo’ é
perfeito para essa proposta. É divertido, tem texto atual e de alta qualidade, assim como as músicas compostas por Tim Rescala”, empolga-se Maria José.

O diferencial desta montagem para as anteriores é que sete c antores são
formandos em música e canto lírico pela Escola de Música da UFRJ. Apesar de cada montagem ser diferente da outra, o interessante é que o espetáculo – em que o piano é o protagonista, tem alma e fala – já atravessou várias gerações em três décadas, sempre encantando crianças e adultos.

“Fico muito feliz com cada remontagem de ‘Pianíssimo’ porque mostra que o musical pode agradar o público infantil de qualquer época. É ótimo quando encontro adultos que viram o espetáculo quando eram crianças e até hoje se lembram dele. Já conheci pessoas que viram 22 vezes o espetáculo”, conta Rescala.

“Pianíssimo” foi o primeiro musical de Tim Rescala, que partiu de uma peça de concerto, estudo para piano, em que a intérprete falava com seu instrumento. O sucesso dessa primeira experiência – que rendeu prêmios, disco e livro, também premiado – estimulou o autor a escrever mais óperas e musicais.

SINOPSE
O musical de Tim Rescala conta a história de Clara, uma menina de nove anos, e um piano encantado. A menina era obrigada a ir às aulas de piano, mesmo sem gostar. Até que tudo muda, quando ela ganha um piano verdadeiro, um Steinway, e, como mágica, ele passa a falar, cantar e conversar com ela, revelando que seu maior medo é não ser tocado e ficar empoeirado num canto da sala, sendo tratado como um móvel qualquer. Surge então uma grande amizade entre Clara e seu piano, que, por meio da música, faz despertar os melhores sentimentos, as vontades de aprender a tocar, cantar, dançar, a criatividade e traz alegria para todos que a apreciam.

FICHA TÉCNICA

Autor e Compositor (Música Original): Tim Rescala
Direção Geral e Musical: Maria José Chevitarese
Assistente de Produção Musical: Isaias Ferreira
Direção Cênica: José Henrique Moreira
Elenco: Carolina Morel (Clara) / Paulo Maria (Carregador) / Renata Vianna (Gema) / Edilene Melo (Euterpe) / Guilherme Moreira (Steinway) / Iago Cirino (Kri-Kri) / Julia Riera (Leilinha)
Participação: Isabele Barbiere Montanholi (Bailarina) / Bichos: Carolina Campos / Caterina Benedetto Scaini / Hosana Miguel dos Santos / Nicole Costa / Rebeca Aira Chagas
Direção de Movimento: Marcellus Ferreira
Tratamento de Áudio: Zeh Netto
Direção de Produção: Anacris Monteiro
Produção executiva: André Garcez
Assistente de Produção: Fernanda Capão, Luana Nascimento
Cenografia: Andrea Renck
Assistente de Cenografia: Sophia Chueke
Estagiárias de cenografia: Larissa Sousa, Luana Rodrigues, Bruna Cimbra
Cenotécnico: Humberto Silva JR. e equipe
Figurino e caracterização: Leo Jesus

Assistentes de figurino: Alice Araújo, Carla Teixeira e Carlos Almeida
Estagiários de Caracterização e Figurino: Beatriz Gandra, Ellen Mucci , Joaquim Sotero, Nícolas Rodrigues, Stephanie Guimarães, Taiane Araújo e Yuri Ramundo

Registro de Vídeo: Aurélio Oliosi
Fotografia: Marcos Monteiro
Operação de Luz: SUAT
Design Gráfico: Fernanda Esteves
Assessoria de Imprensa: Sheila Gomes
Coordenação de Projeto: Anacris Monteiro

Realização: OURO VERDE PRODUÇÕES
Apoio Institucional: UFRJ / ESCOLA DE MÚSICA DA UFRJ / FÓRUM DE CIÊNCIA E CULTURA UFRJ / PROART / ECO / EBA / SUAT / THEATRO MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO, SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA E ECONOMIA CRIATIVA E GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.

SERVIÇO THEATRO MUNICIPAL DO RJ:
ÚNICO DIA – DUAS APRESENTAÇÕES
Dia: 24/09, sábado – às 15h e 17h30
SALA MÁRIO TAVARES – Theatro Municipal do Rio de Janeiro – RJ
Av. Alm. Barroso, 14/16 – Centro, Rio de Janeiro – RJ
INGRESSO GRATUITO – retirada pelo site .
Lotação: 160 lugares.
Classificação indicativa: Livre para todos os públicos
Duração: 60 minutos.