PAULINHO DA VIOLA 80 ANOS: Choros e Valsas

Este ano comemoramos os 80 anos de um grande personagem de nossa história musical: Paulinho da Viola. O famoso sambista é também legítimo herdeiro de mestres chorões como Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Canhoto da Paraíba e Radamés Gnattali. “O choro é o gênero musical que mais me comove”, diz Paulinho. Seus choros e suas valsas dão sentido a essa afirmação. Ele é aclamado como um dos principais compositores e intérpretes contemporâneos desses gêneros.

O show, que tem direção geral de José Schiller, lançará um álbum com choros e valsas do homenageado. A direção musical está a cargo de Mário Sève – flautista, saxofonista, pesquisador e parceiro de Paulinho –, que integra seu grupo há 25 anos. Com Sève (sopros e arranjos), estarão no palco músicos do calibre de Kiko Horta (acordeão), Adriano Souza (piano), Jorge Filho (cavaquinho), Luiz Otávio Braga (violão), Dininho (baixo) e Celsinho Silva (pandeiro). O repertório traz peças de Paulinho, entre conhecidas e inéditas, e de suas principais referências, como seu pai, Pixinguinha, Canhoto da Paraíba e Jacob do Bandolim.

OS REALIZADORES
Mário Sève – curador e diretor musical

Saxofonista, flautista e compositor, Mário Sève é fundador dos quintetos Nó em Pingo D’Água e Aquarela Carioca. Integra o grupo de Paulinho da Viola. Foi diretor do Centro de Referência da Música Carioca. É mestre e doutor em música. Ministrou oficinas de música no Brasil e no exterior. Escreveu os livros “Vocabulário do Choro”, “Songbook Choro” e “Choro Duetos”. Gravou os CDs “Bach & Pixinguinha”, “Choros, por que sax?”, “Pixinguinha + Benedito” e “Casa de Todo Mundo”. Junto a Cecilia Stanzione, lançou o DVD “Samba errante” e o CD “Canción necesaria”. Produziu o CD “A paixão segundo Catulo”. Mário Sève dirigiu: Festival Rio Choro 2000 – “Novos compositores”; Rio Choro 2001 – “Nova Discografia”; Rio Choro 2002 – “Grupos”; Rio Choro 2003 – “Instrumentos”; Rio Choro 2004 – “Maratona do Choro”, para a SMC-RJ; Série MP, A e B — Argentina e Brasil (2011), para o CCBB; “Encontros virtuais” (2015); e “A paixão segundo Catulo” (2016), para o CCBB.

José Schiller – diretor geral

Músico, produtor e diretor de programas para a TV Educativa e TV Brasil de 1980 a 2015. Produtor das séries “Concerto das Américas”, “Américas em Concerto” e “Música nas Américas”. Produziu apresentações musicais em estúdio e em teatros. Coordenador do Núcleo de Imagem e Som da UNIRIO, responsável pelos programas para o Canal Universitário da NET-Rio, de 1999 a 2013. Diretor das gravações e editor dos DVDs “Quadros de uma alma brasileira”, “Motetos de Bach” e “Ofício 1816 & Missa Pastoril” com a Cia. Bachiana Brasileira; e “Noel Rosa 100 anos”, com Gilson Peranzzetta, Mauro Senise e Quarteto Bessler. Diretor da gravação das XX e XXI Bienais de Música Brasileira Contemporânea para o Instituto Nacional de Música, Funarte. Produtor executivo do “ABSTRAI ensemble” desde 2016. Coordenador de Música de Concerto da Funarte de 2017 a 2019, responsável pelas XXII e XXIII Bienais de Música Brasileira Contemporânea e pela 1ª Bienal de Música e Cidadania, entre outras políticas públicas para a música.

FICHA TÉCNICA

Projeto contemplado pelo edital Municipal em Cena

– Direção geral: José Schiller

– Direção musical: Mário Sève

– Produção executiva: Antonio Cerdeira | Cultura & ARTE

– Coordenação administrativa: Anacris Monteiro | Ouro Verde Produções

– Desenho gráfico: Bento Andreato

– Comunicação integrada: Carla Paes Leme

– Iluminação: Djalma Sarão

– Sonorização de palco: Fernando Capão

– Captação de áudio: Studio Araras

– Realização: Bem-Te-Vi Produções

– Apoio: Cultura & ARTE Projetos e Ação Cultural, Ouro Verde Produções

– Apoio institucional: Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro e Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Show em homenagem aos 80 anos de Paulinho da Viola

Quarta-feira, 16 de novembro de 2022, em duas sessões: às 17h e às 19h

SALA MÁRIO TAVARES – Theatro Municipal do Rio de Rio de Janeiro

Av. Almirante Barroso, 14/16 – Centro, Rio de Janeiro, RJ