Participe do I Encontro Arquivos de Orquestras e Centros de Documentação

Na semana do aniversário de 114 anos do Theatro Municipal, dias 11 e 12 de julho, acontece o I Encontro Arquivos de Orquestras e Centros de Documentação, na Sala Mário Tavares. O Encontro vai contar com profissionais atuantes em importantes acervos musicográficos e museológicos do Rio de Janeiro, que vão debater as múltiplas faces do trabalho em diferentes espaços.

“Esse encontro é fundamental para resgatar a memória de nossa arte e cultura. Por meio desse resgate, queremos mostrar a importância de cuidarmos desse acervo, que contribui para a formação de orquestras e grupos musicais do nosso país”, afirma Clara Paulino, presidente da Fundação Teatro Municipal.

Entre os temas debatidos estão conservação e preservação de acervos, história, memória social, musicologia e arquivologia, além da multidisciplinaridade presente nos processos de formação dos agentes atuantes nestes Centros de Documentação.

Ivan Paparguerius, músico do Arquivo do TMRJ e Laura Ghelman, coordenadora do Centro de Documentação (CEDOC/ TMRJ), coordenam o seminário e desenvolveram o conteúdo das mesas de debates. Confira o link de inscrição e todas as informações sobre os debates abaixo.

Programação:

Dia 11/07 (terça)

Tema da mesa:

Métodos e práticas de trabalho nos acervos de partituras de orquestras e outros conjuntos musicais.

Participantes:
Ivan Paparguerius (Chefe do Arquivo Musical do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e Doutorando em Música – UFRJ) e Neder Nassaro (Doutor em Música – UNIRIO e funcionário do Arquivo Musical do TMRJ);

Diogo Pereira (Arquivista – Orquestra Petrobrás Sinfônica);

Natalia Tortorella (Bacharel em Biblioteconomia e Mestranda em Ciência da Informação – UFF);

Marcelo Jardim (Professor de Regência na Escola de Música da UFRJ);

André Cardoso (Presidente da Academia Brasileira de Música e Professor de Regência na Escola de Música da UFRJ).

Mediação: Kelvin de Freitas (Funcionário do Arquivo Musical do Theatro Municipal).

Dia 12/07 (quarta)

Tema da mesa:

O diálogo entre história, memória, patrimônio e conservação de acervos documentais/musicais em instituições culturais.

Participantes:

Dra Ana Cristina (Diretora-geral do INEPAC)

Marcela Coelho (Diretora do Departamento de Bens Móveis e Integrados INEPAC)

Clara Paulino (Presidente do Theatro Municipal do Rio de Janeiro)

Laura Ghelman (Coordenadora CEDOC/TMRJ)

Maria Clara Cunha (Assistente de Museologia CEDOC/TMRJ)

Rosana Lanzelotte (Presidente IAML Brasil)

Mediação: Bea Costa (Assessora da Presidência, professora e pesquisadora)

Encerramento.

I Encontro Arquivos de Orquestras e Centros de Documentação

Data: 11 e 12 de Julho (segunda a quarta)

Horário: 14h30 às 18h

Local: Sala Mário Tavares, anexo do Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Endereço: Av. Almirante Barroso, 14/16 – Centro

Inscrição gratuita mediante o preenchimento deste formulário.

Siga as redes sociais do Theatro Municipal @theatromunicipalrj