OSB no palco do TMRJ dia 03/11

Três fantásticos e inventivos compositores estarão no programa do concerto que a Orquestra Sinfônica Brasileira apresenta no dia 3 de novembro, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Por meio de obras de César Franck, Antonín Dvořák e Maurice Ravel, o espetáculo propiciará uma apaixonante incursão sonora que contempla os momentos finais do Romantismo e abarca, ainda, a música moderna. Sob a regência da maestra Mariana Menezes, a apresentação, que integra a Série Pianistas Guiomar Novaes, contará com a pianista Erika Ribeiro como solista.

Os violinistas Priscila Rato e Michael Machado, o violista Samuel Passos e a
violoncelista Lisiane de los Santos – todos membros da OSB – se juntam a Erika Ribeiro para a primeira peça da noite, o Quinteto para Piano e Cordas, de César Franck, compositor que em 2022 é celebrado pelos 200 anos de seu nascimento. Intensa, pungente e cheia de contrastes, a obra põe em cena uma amplitude esmagadora de emoções, todas unificadas através de um sofisticado tratamento cíclico dos temas.

Sabe-se que o compositor francês Maurice Ravel (1875 – 1937) trabalhou
simultaneamente naquelas que seriam suas duas últimas composições de fôlego: o Concerto de Piano para a mão esquerda e o Concerto para Piano em Sol Maior, que será ouvido neste programa. Uma peça solar, divertida e cheia de vida, na qual as mais diversas influências – do lirismo mozartiano ao jazz americano – se unem. A obra se assenta sob a costumeira divisão tripartite, mas todos os movimentos carregam absoluto frescor e aquele colorido tão característico da música de Ravel.

O conjunto de Variações Sinfônicas, Op. 78 de Antonín Dvořák (1841 — 1904) está, certamente, entre as obras mais famosas do gênero. A composição foi escrita no verão de 1877, a partir de um suposto desafio apresentado por um amigo ao compositor. A tarefa consistia em desdobrar a canção “Já jsem husle”, do próprio Dvořák, em uma série de variações. A veracidade da história permanece em dúvida, mas o fato é que o ompositor não parece ter encontrado muitos obstáculos na sua incumbência criativa. Pelo contrário: ao longo de 27 variações e um finale de tirar o fôlego, o tcheco exibe toda a sua força criadora e demonstra um esplendoroso manejo orquestral, desdobrando com brilho e virtuosismo um temade aparente simplicidade.

A ORQUESTRA SINFÔNICA BRASILEIRA:

Fundada em 1940, a Orquestra Sinfônica Brasileira é considerada um dos conjuntos sinfônicos mais importantes do país. Em seus 82 anos de trajetória ininterrupta, a OSB já realizou mais de cinco mil concertos e é reconhecida pelo pioneirismo de suas ações, tendo sido a primeira orquestra a realizar turnês pelo Brasil e exterior, apresentações ao ar livre e projetos de formação de plateia. Composta atualmente por mais de 70 músicos brasileiros e estrangeiros, a OSB contempla uma programação regular de concertos, apresentações especiais e ações educativas, além de um amplo projeto de responsabilidade social e democratização de acesso à cultura.

Para viabilizar suas atividades, a Fundação conta com a Lei Federal de Incentivo à Cultura, tem o Instituto Cultural Vale como mantenedor, a NTS – Nova Transportadora do Sudeste, como patrocinadora master, Brookfield como patrocinador, e Vibra, Sergio Bermudes Advogados e Telemont como
copatrocinadores, além de um conjunto de apoiadores culturais e institucionais.

Saiba mais em www.osb.com.br

PROGRAMA:

CÉSAR FRANCK – Quinteto para Piano e Cordas em Fá menor
I. Molto moderato quasi lento
II. Lento, con molto sentimento
III. Allegro non troppo, ma con fuoco

MAURICE RAVEL – Concerto para Piano em Sol Maior
I. Allegramente
II. Adagio assai
III. Presto

ANTONÍN DVORÁK – Variações Sinfônicas Op. 78
Tema, 27 Variações e Final