Orquestras Sociais – Cultura e Cidadania

Orquestra de Câmara do Palácio Itaboraí vai se apresentar pela primeira vez no Theatro Municipal do Rio
Concerto gratuito será no sábado (15) e terá outras orquestras sociais, como: Solar Meninos de Luz, Além do Morro, Casa Amarela e Escola de Música da Rocinha. Ingressos podem ser obtidos no site do Theatro

Um concerto de integração no Theatro Municipal do Rio no sábado (15), às 16h, vai marcar o encerramento do projeto “Orquestras Sociais – Cultura e Cidadania” da Fiocruz em parceria com o Instituto Villa Lobos. A apresentação gratuita terá a Orquestra de Câmara do Palácio Itaboraí, da Fiocruz em Petrópolis, e outros projetos sociais, como: “Solar Meninos de Luz”, do Cantagalo; “Além do Morro”, do Chapéu Mangueira; “Casa Amarela”, da Providência; “Escola de Música da Rocinha”, além da participação especial da Orquestra e banda da UNIRIO.

Para assistir ao concerto, basta retirar os ingressos no site do Theatro Municipal, por este link. Cada pessoa pode retirar até quatro ingressos.

O projeto “Orquestras Sociais – Cultura e Cidadania” tem apoio da Secretaria Municipal de Cultura – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro – através da lei de incentivo à cultura Municipal. O objetivo é o fortalecimento dos projetos socioculturais de formação de orquestra, por meio da estratégia de construção de pontes entre a música orquestral e a sociedade, o ambiente acadêmico e os projetos sociais, entre os graduandos e as diversas realidades locais.

Ao longo do processo, o projeto incorporou várias etapas, como a realização de oficinas ministradas por oito monitores discentes dos cursos de Música da UNIRIO, a realização de cinco visitas ao Instituto Villa Lobos, além da realização de um festival nas dependências da UNIRIO, com três dias de duração, para oferecimento de “master classes” e ensaios para o concerto de integração.

Felix Rosenberg, diretor do Fórum Itaboraí: Política, Ciência e Cultura na Saúde, da Fiocruz em Petrópolis, ressalta que o concerto vem a constituir um rito na história bem-sucedida da Orquestra de Câmara do Palácio Itaboraí. “Primeiro pelo reconhecimento e cooperação de outros projetos, em particular da UNIRIO mas, sobretudo, pelo acerto da Presidência da Fiocruz ao colocar o acesso à arte e cultura musical como instrumento de grande relevância para diminuir as enormes desigualdades sociais e econômicas que existem em nosso país e, em particular, em Petrópolis”, afirma.

Para Sérgio Azra Barrenechea, coordenador artístico do projeto, o concerto de encerramento deste projeto é uma oportunidade não só de congregar todas as forças artísticas presentes desde o início das atividades com os alunos, dos professores, monitores, bolsistas em um único objetivo. “É também uma forma de demonstrar o que somos capazes de realizar juntos: fazer a música tocar o público com emoção”, diz.

Para ele, o ensinamento mais essencial tirado de todo esse processo, que teve seu início no planejamento coletivo envolvendo os cinco projetos participantes, foi a colaboração. “Tivemos o empenho de muitas pessoas desde os aspectos de produção, como busca de patrocínio, até a escolha do lindo repertório do concerto. Só temos que agradecer a todos que puderam tornar tudo isso possível, pois ao presenciar a alegria e entusiasmo dos envolvidos nos ensaios de preparação, nos deu a sensação de dever cumprido, de saber que estamos no caminho certo, que é trazer para o âmago da universidade os anseios e demandas da sociedade, fazendo essa ponte com os projetos sociais e apontando os caminhos para os mais novos”, conclui Sérgio.

Ingressos: https://theatromunicipalrj.eleventickets.com/#!/apresentacao/c077e142b159ad55067a49363a9dca44c4329ce5