Com 55 integrantes e sob a regência de Claudio Cruz, a apresentação será gratuita e terá como solista o violinista alemão Koh Gabriel Kameda A Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro, composta por 55 jovens de baixa renda de 22 comunidades da cidade do Rio de Janeiro, subirá ao palco do Theatro Municipal no […]
Com 55 integrantes e sob a regência de Claudio Cruz, a apresentação será gratuita e terá como solista o violinista alemão Koh Gabriel Kameda
A Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro, composta por 55 jovens de baixa renda de 22 comunidades da cidade do Rio de Janeiro, subirá ao palco do Theatro Municipal no dia 24 de outubro, segunda, às 19h, para apresentar o “Concerto para a Juventude Carioca”. Sob a regência do maestro Claudio Cruz, e tendo como solista o premiado violinista alemão Koh Gabriel Kameda, a Orquestra vai apresentar a Sinfonia n° 9 “Do Novo Mundo” de Dvořák, além do Concerto para Violino e Orquestra de Tchaikovsky. A apresentação é gratuita.
O concerto será especialmente significativo para o maestro Claudio Cruz, que começou numa orquestra jovem, foi spalla da Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro, quando adolescente na década de 1980, e que conduzirá o grupo pela primeira vez. Atualmente, ele é regente da Orquestra Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo.
“Adoro trabalhar com jovens, tem sido uma descoberta na minha carreira, essa troca, os ensinamentos… Então, estou indo para o Rio com a melhor das expectativas e prevendo um belíssimo concerto”, diz.
O violinista Koh Gabriel Kameda também é conhecido dos jovens desde 2017, quando voluntariamente e em parceria com a Ação Social Pela Música do Brasil (ASMB), mantenedora da orquestra, começou a ensinar violino a crianças e adolescentes que vivem em comunidades do Rio de Janeiro. Em 2019, Kameda também realizou concertos em Genebra, Zurique, Düsseldorf, Berlim e em outras cidades europeias, com um grupo da Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro.
Em sua grande maioria, os 55 componentes da orquestra são oriundos de comunidades do Rio de Janeiro, e graças ao ensino de música clássica e à oportunidade oferecida pelo projeto, a grande maioria já ingressou em faculdades de música e/ou orquestras profissionais. No dia 24, eles vão mostrar duas obras clássicas ao público: o Concerto para Violino e Orquestra de Tchaikovsky e a Sinfonia n° 9 “Do Novo Mundo” do compositor tcheco Dvořák, repertórios dos mais tradicionais das grandes salas de concertos.
O “Concerto para a Juventude Carioca” é produzido pela Ação Social Pela Música do Brasil (ASMB), numa iniciativa da Fundação Theatro Municipal e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro, por meio do edital Municipal em Cena.
Sobre a Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro
A Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro (OSJRJ) é composta por 55 jovens de grande talento e dedicação, com idades entre 15 e 26 anos e, em sua grande maioria, residentes de comunidades do Rio de Janeiro. Foi criada inicialmente em 1982, pelo Maestro David Machado, que cuidou do projeto até 1987. Em 2014, após assistir a um concerto realizado por vários alunos da ONG Ação Social pela Música do Brasil (ASMB), o presidente do Conselho Consultivo, o advogado e melômano Ronald Riess, idealizou a retomada da atual Orquestra Sinfônica Jovem.
O objetivo da OSJRJ é dar suporte aos jovens músicos, aperfeiçoando a prática orquestral e conduzindo-os à universidade e à profissionalização. Alguns desses talentos, inclusive, já se apresentaram recentemente em concertos na Alemanha, Holanda, Suíça e nos Estados Unidos.
A OSJRJ tem se apresentado no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, na Cidade das Artes, na Sala Cecília Meireles, na Fundação Getúlio Vargas, em centros culturais, escolas e universidades. Nos anos de 2018 e 2019 realizou com sucesso concertos em parceria com o consulado da Alemanha e Suíça. Em 2021, a convite da Funarte, executou o concerto inaugural da XXIV Bienal de Música Contemporânea. Também exerce um papel relevante de divulgação da música clássica nas comunidades do Rio e, em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio, no interior do estado.
Nos últimos anos, a orquestra tem acompanhado com sucesso solistas da envergadura do violinista Gabriel Kameda, da cantora lírica Elizeth Gomes e do violonista Yamandu Costa, entre outros.
SERVIÇO:
Concerto para a Juventude Cariocacom a Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro
Local: Theatro Municipal RJ
Data: 24 de outubro de 2022
Horário: 19h
Endereço: Praça Floriano, S/N – Centro, Rio de Janeiro – RJ.
Telefone: (21) 2332-9191
Grátis.
Livre.