Orquestra Sinfônica Brasileira se apresenta no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, dia 19 de abril

Sob a batuta do maestro Ira Levin e com o pianista Fabio Martino como solista, a Orquestra Sinfônica Brasileira sobe ao palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro no dia 19 de abril para celebrar os 150 anos de nascimento de Max Reger e de Sergei Rachmaninoff. No repertório, uma seleção de obras dos dois compositores.

O programa começa com cinco composições de Rachmaninoff transcritas para orquestra pelo próprio maestro Ira Levin. A suíte abarca quatro obras
originalmente escritas para piano, além de um hino ortodoxo extraído de Vespers, para coro a capella. Todas elas foram produzidas entre os anos de 1893 e 1917 e, agrupadas nesta brilhante transcrição orquestral, ganham novos matizes, texturas e contrastes, formando uma surpreendente e emocionante unidade de sentimento.

Em seguida, o pianista Fabio Martino sobe ao palco para interpretar o Concerto para Piano e Orquestra em Fá sustenido menor, Op.1. Escrito quando Rachmaninoff tinha apenas 17 anos, o concerto exala ardor juvenil e impetuosidade, mas já evidencia a precoce maturidade estilística do compositor russo.

A segunda parte do espetáculo, dedicada à música de Max Reger, abre com o primeiro de seus Quatro Poemas Sinfônicos sobre A. Böcklin, Op.128. Escritas na maturidade artística do compositor, essas peças ilustram bem o gosto de Reger pelo universo soturno das pinturas de Arnold Böcklin (artista que, vale dizer, também inspirou o compositor Sergei achmaninoff). Se o quadro “O Eremita Violinista” ilustra um homem de túnica absorto em sua música enquanto é observado por querubins, a obra de Reger coloca o violino no centro do discurso musical: amparado pelos sopros e pelas cordas, o instrumento tece uma espécie de recitativo ambiguamente caloroso e desolador.

Encerrando o espetáculo, a OSB interpreta a transcrição para orquestra das
Variações e Fuga sobre um Tema de J. S. Bach, Op.81. Originalmente escrita
para piano, a obra, uma das mais complexas que Reger escreveu, apresenta ao intérprete uma série de desafios técnicos e é, sem dúvidas, um dos pináculos do gênero. Nessa orquestração de Levin, a monumental partitura é iluminada por novas perspectivas, oferecendo ao ouvinte uma excelente oportunidade de se embrenhar no universo luminoso do engenhoso compositor alemão.

A ORQUESTRA SINFÔNICA BRASILEIRA:

Fundada em 1940, a Orquestra Sinfônica Brasileira é reconhecida como um dos conjuntos sinfônicos mais importantes do país. Em seus 82 anos de trajetória ininterrupta, a OSB já realizou mais de cinco mil concertos e é reconhecida pelo pioneirismo de suas ações, tendo sido a primeira orquestra a realizar turnês pelo Brasil e exterior, apresentações ao ar livre e projetos de formação de plateia.

Composta atualmente por mais de 70 músicos brasileiros e estrangeiros, a OSB contempla uma programação regular de concertos, apresentações especiais e ações educativas, além de um amplo projeto de responsabilidade social e democratização de acesso à cultura.

Para viabilizar suas atividades, a Fundação conta com a Lei Federal de Incentivo à Cultura, tem o Instituto Cultural Vale como mantenedor, a Shell e a NTS – Nova Transportadora do Sudeste como patrocinadores master, Brookfield e Eletrobras Furnas como patrocinadores, Sergio Bermudes Advogados e SulAmérica como copatrocinadores, além de um conjunto de apoiadores culturais e institucionais.

Saiba mais em:

SERVIÇO:
Série Pianistas Rachmaninoff 150 Anos
Dia 19 de abril (quarta-feira), às 19h
Local: Theatro Municipal do Rio de Janeiro (Praça Floriano, s/nº – Centro, Rio de Janeiro)

INGRESSOS:
Frisa/Camarote 80,00 (R$40,00 meia)
Plateia/Balcão Nobre 80,00 (R$40,00 meia)
Balcão Superior 50,00 (R$25,00 meia)
Balcão Superior Lateral 40,00 (R$20,00 meia)
Galeria 30,00 (R$15,00 meia)
Galeria Lateral 20,00 (R$10,00 meia)