Orquestra Sanfônica faz shows em homenagem aos 110 anos de Luiz Gonzaga

Para celebrar os 110 anos do nascimento de Luiz Gonzaga, imortalizado em dezembro com o Dia do Forró, a Orquestra Sanfônica do Rio de Janeiro se apresenta na Sala Mário Tavares, do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Em formato acústico, com tradução simultânea em Libras, a “Sanfonada na escadaria” reúne vinte e seis músicos sanfoneiros nos dias 20 e 21 de dezembro, 3ªf e 4ªf, às 17h para encantar trabalhadores do bairro do Centro no horário de retorno para casa. Originalmente o evento seria realizado na escadaria do Theatro, sendo alterado para a Mário Tavares devido ao risco de chuva.

Um delicioso e inovador encontro com o repertório de grandes sucessos de Gonzagão, canções que todos sabem cantar e que fazem parte da memória coletiva do brasileiro, a  Sanfonada pretende reacender a memória e o legado musical de Luiz Gonzaga, suas tradições nordestinas, além de resgatar a sanfona para o cotidiano da população fluminense.

Com direção musical de Marcelo Caldi, maestro e idealizador da Orquestra, pioneira no Estado, a Orquestra Sanfônica surgiu em 2015 e se confirmou como a maior expressão musical viva da cultura nordestina na cidade. Formada por 25 musicistas, o grupo reúne com diversidade mulheres e homens, jovens, adultos e idosos, de todas as gerações e classes sociais, moradores das mais diversas áreas da região metropolitana da capital. Desde 2021, a Orquestra vem se apresentando em locais abertos na cidade e na ilha de Paquetá.

Projeto incentivado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, no edital Municipal em Cena 2022

Repertório show:

1. Forrozinho aperreado (Dominguinhos)

2. Essa é boa (Dominguinhos/Anastácia)

3. Velhos tempos (Dominguinhos)

4. Homenagem a Januário (Dominguinhos)

5. Sabiá (Luiz Gonzaga e Zé Dantas)

6. A vida do viajante (Luiz Gonzaga e Hervê Cordovil)

7. Choro de fim de tarde (Marcelo Caldi)

8. Pensando em você (Marcelo Caldi e Raimundo Laureano) / Do nosso jeito (Marcelo Caldi e Gentil Cordeiro)

9. Fole funk (Marcelo Caldi)

10.  Cabaceira mon amour (Sivuca)

11. Lamento nordestino (Roberto Stanganelli e Oswaldinho)

12. Feira de mangaio (Sivuca e Glorinha Gadelha)

13. Simplificando (Marcelo Caldi e Roberto Kauffmann)

14. Lembrei do Ceará (Marcelo Caldi)

15. Eu só quero um Xodó (Dominguinhos e Anastácia)

QUADRILHAS:

16. Olha pro céu (Luiz Gonzaga e José Fernandes)

17. O sanfoneiro só tocava isso (Geraldo Medeiros dos Santos e Haroldo Lobo)

18.  Pedras que cantam (Dominguinhos e Fausto Nilo)

19. Asa branca (Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira)

Imagens para ver e ouvir Orquestra Sanfônica do Rio de Janeiro:

Redes digitais Orquestra Sanfônica:

https://www.youtube.com/orquestrasanfonicadoriodejaneirowww.facebook.com/orquestrasanfonicarj www.instagram.com/orquestrasanfonicarj

Serviço Show:

Orquestra Sanfônica do Rio de Janeiro | “Sanfonada na Escadaria” | Acústico

Homenagem aos 110 anos do mestre Luiz Gonzaga

Dia: 20 e 21 de dezembro de 2022 | 3ªf e 4ªf | 17h

Local: Sala Mário Tavares do Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Horário: 17h30 | Com tradução simultânea em Libras

Endereço: Praça Floriano, S/N – Centro, RJ

Tempo: 110 minutos Gratuito

Sobre Orquestra Sanfônica do Rio de Janeiro:

Orquestra Sanfônica do Rio de Janeiro, a primeira do Estado, é uma ação arte-educativa, formada por sanfoneiras e sanfoneiros, cantoras e cantor, percussionistas, contrabaixista e rabequeiro, e revive os áureos tempos do instrumento de fole no Rio de Janeiro e no Brasil. Inova ao incluir em seu repertório canções regionais nordestinas – de autoria de Jackson do Pandeiro, Luiz Gonzaga, Dominguinhos e Sivuca, entre outros – ao lado de músicas autorais, criadas, em sua maioria, pelos membros do grupo.

O grupo é síntese da diversidade singular da cultura carioca, formado por 25 músicos, entre jovens, adultos e idosos de todas as camadas sociais, oriundas das diversas áreas da cidade. Em 2021, a Sanfônica se apresentou ao lado de Lucy Alves, Juliana Linhares e Marcelo Mimoso, celebrando os 80 anos de nascimento de Dominguinhos, destaque do Festival Toca, premiado pela Lei Aldir Blanc, Rio de Janeiro. Ainda em homenagem ao mestre, realizou uma parceria inédita com a Orquestra Sanfônica de Teresina, para produção de um clipe. Em 2022, foi o destaque do FIBRA – Festival de Música Instrumental, em homenagem a Dominguinhos, apresentando-se na Escadaria do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Idealizada pelo maestro Marcelo Caldi, os músicos têm aulas uma vez por semana, contribuindo para educação musical da sanfona, um instrumento extremamente popular mas que carece de metodologia de aprendizagem. Dentre os componentes, destaca-se ainda a arte-educadora, regente e professora Norma Nogueira, coordenadora do Núcleo de Cultura Popular Céu na Terra e responsável pelo núcleo de acordeom da Escola Villa-Lobos, de onde saíram a maioria dos membros da Sanfônica.

Mais informações para a imprensa:

Passarim Comunicação www.passarimcomunicacao.com

Silvana Cardoso | silvana.cardoso@gmail.com | (21) 99249-0947