fbpx

Ópera de Câmara Série Vozes Femininas


O Theatro Municipal do Rio de Janeiro, através do patrocínio Ouro Petrobras apresenta: Ópera de Câmara Série Vozes Femininas, com duas apresentações on-line e gratuitas à população! A primeira, “Armida Abbandonata”, de Handel, e a segunda, “Arianna a Naxos” de Haydn, ambas em formato audiovisual, serão mostradas em versão encenada com grandes artistas líricas brasileiras como Ludmilla Bauerfeldt e Luisa Francesconi. Com regência da maestrina Priscila Bomfim e concepção e direção artística do maestro Ira Levin, no programa, as duas obras serão apresentadas com a participação da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e com direção de Julianna Santos. A diretora explica que se trata de uma proposta inovadora, com duas cantatas especialmente encenadas para o público do Theatro Municipal. “Senti em todos os profissionais envolvidos um profundo empenho, dedicação e felicidade em poder realizar algo nesse momento e levar arte ao público, ainda que não presencial, é uma forma de sentir proximidade.”, conclui  a diretora Julianna Santos. 

O PROGRAMA

 PARTE 1

“Armida Abbandonata”

Música: George Freideric Händel

Solista: Ludmilla Bauerfeldt – Soprano

“Armida Abbandonata” de Händel foi apresentada ao público pela primeira vez em 1711 e é inspirada no épico “Gerusalemme Liberata” do poeta renascentista Torquato Tasso. O mito de derivação tassiana inspirou compositores e se tornou tema presente em diversas óperas. Entre árias e recitativos Händel demonstra em sua obra o leque de reações da personagem e exibe a profundidade de sentimentos típicos das suas cantatas dedicadas as figuras femininas.

PARTE 2

“Arianna a Naxos”

Música: Joseph Haydn

Solista: Luisa Francesconi – Mezzo Soprano 

A famosa lenda antiga da princesa Ariadne, que foi abandonada por seu amado Teseu, é um dos temas favoritos na história da ópera. Em sua obra “Arianna a Naxos”, provavelmente escrita no final de 1789, Haydn teve sucesso na elaboração de um drama psicológico cativante de uma das mulheres mais profundamente feridas da mitologia grega. Em dois recitativos e duas árias, a princesa deve suportar tudo, da traição à ira, da tristeza ao amor desesperado de uma maneira musicalmente enfática.

SERVIÇO:

Temporada 2021 Ópera de Câmara Série Vozes Femininas

Armida Abbandonata e Arianna a Naxos

Datas: 02 de julho –  Armida Abbandonata

             03 de julho – Arianna a Naxos

Horário:18h, nas redes sociais do TMRJ

Concepção e Direção Artística: Ira Levin

Regência: Priscila Bomfim

Direção: Julianna Santos

Figurino: Marcelo Marques

Ambientação Cênica: Manoel Puoci

Iluminação: Paulo Ornellas 

Cordas da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Fotos: Lipe Portinho

Canal do YouTube – 18h

https://www.youtube.com/c/theatromunicipaldoriodejaneiro

Facebook – 18h

https://www.facebook.com/theatro.municipal.3

Instagram

https://www.instagram.com/theatromunicipalrj/?hl=pt-br

Classificação: Livre

Apoio: Livraria da Travessa, Rádio MEC, Rádio SulAmérica Paradiso, Rádio Roquette Pinto – 94.1 FM

Patrocínio Ouro Petrobras

Lei de Incentivo à Cultura

Realização Institucional: Fundação Teatro Municipal, Associação dos Amigos do Teatro Municipal.

Realização: Secretaria Especial da Cultura e Governo Federal.