O Theatro Municipal do Rio de Janeiro, através do patrocínio Ouro Petrobras apresenta: Ópera de Câmara Série Vozes Femininas, com duas apresentações on-line e gratuitas à população! A primeira, “Armida Abbandonata”, de Handel, e a segunda, “Arianna a Naxos” de Haydn, ambas em formato audiovisual, serão mostradas em versão encenada com grandes artistas líricas brasileiras […]
O Theatro Municipal do Rio de Janeiro, através do patrocínio Ouro Petrobras apresenta: Ópera de Câmara Série Vozes Femininas, com duas apresentações on-line e gratuitas à população! A primeira, “Armida Abbandonata”, de Handel, e a segunda, “Arianna a Naxos” de Haydn, ambas em formato audiovisual, serão mostradas em versão encenada com grandes artistas líricas brasileiras como Ludmilla Bauerfeldt e Luisa Francesconi. Com regência da maestrina Priscila Bomfim e concepção e direção artística do maestro Ira Levin, no programa, as duas obras serão apresentadas com a participação da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e com direção de Julianna Santos. A diretora explica que se trata de uma proposta inovadora, com duas cantatas especialmente encenadas para o público do Theatro Municipal. “Senti em todos os profissionais envolvidos um profundo empenho, dedicação e felicidade em poder realizar algo nesse momento e levar arte ao público, ainda que não presencial, é uma forma de sentir proximidade.”, conclui a diretora Julianna Santos.
O PROGRAMA
PARTE 1
“Armida Abbandonata”
Música: George Freideric Händel
Solista: Ludmilla Bauerfeldt – Soprano
“Armida Abbandonata” de Händel foi apresentada ao público pela primeira vez em 1711 e é inspirada no épico “Gerusalemme Liberata” do poeta renascentista Torquato Tasso. O mito de derivação tassiana inspirou compositores e se tornou tema presente em diversas óperas. Entre árias e recitativos Händel demonstra em sua obra o leque de reações da personagem e exibe a profundidade de sentimentos típicos das suas cantatas dedicadas as figuras femininas.
PARTE 2
“Arianna a Naxos”
Música: Joseph Haydn
Solista: Luisa Francesconi – Mezzo Soprano
A famosa lenda antiga da princesa Ariadne, que foi abandonada por seu amado Teseu, é um dos temas favoritos na história da ópera. Em sua obra “Arianna a Naxos”, provavelmente escrita no final de 1789, Haydn teve sucesso na elaboração de um drama psicológico cativante de uma das mulheres mais profundamente feridas da mitologia grega. Em dois recitativos e duas árias, a princesa deve suportar tudo, da traição à ira, da tristeza ao amor desesperado de uma maneira musicalmente enfática.
SERVIÇO:
Temporada 2021 Ópera de Câmara Série Vozes Femininas
Armida Abbandonata e Arianna a Naxos
Datas: 02 de julho – Armida Abbandonata
03 de julho – Arianna a Naxos
Horário:18h, nas redes sociais do TMRJ
Concepção e Direção Artística: Ira Levin
Regência: Priscila Bomfim
Direção: Julianna Santos
Figurino: Marcelo Marques
Ambientação Cênica: Manoel Puoci
Iluminação: Paulo Ornellas
Cordas da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Fotos: Lipe Portinho
Canal do YouTube – 18h
https://www.youtube.com/c/theatromunicipaldoriodejaneiro
Facebook – 18h
https://www.facebook.com/theatro.municipal.3
https://www.instagram.com/theatromunicipalrj/?hl=pt-br
Classificação: Livre
Apoio: Livraria da Travessa, Rádio MEC, Rádio SulAmérica Paradiso, Rádio Roquette Pinto – 94.1 FM
Patrocínio Ouro Petrobras
Lei de Incentivo à Cultura
Realização Institucional: Fundação Teatro Municipal, Associação dos Amigos do Teatro Municipal.
Realização: Secretaria Especial da Cultura e Governo Federal.