“O Corsário” encerra a temporada artística de 2023 do TMRJ

Petrobras, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Associação dos Amigos do Teatro Municipal apresentam

O Corsário

Música de Adolphe Adam, Cesare Pugni, Leo Delibes e Riccardo Drigo

Libreto – Vernoy de Saint- Georges, Joseph Mazilier segundo Lord Byron

Com Ballet e Orquestra Sinfônica do TMRJ

Regência: Jésus Figueiredo

Direção Geral: Hélio Bejani

Pela primeira vez em sua história, o Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, com Patrocínio Oficial Petrobras, apresenta na íntegra um dos clássicos mais remontados no mundo, O Corsário, encerrando a temporada artística de 2023, junto com a Orquestra Sinfônica da casa. As récitas acontecerão a partir de 13 de dezembro e se estendem até o dia 23, totalizando dez apresentações, incluindo o Projeto Escola.

A música é de Adolphe Adam, Cesare Pugni, Leo Delibes e Riccardo Drigo e o libreto de Vernoy de Saint-Georges e Joseph Mazilier, inspirado em um poema de Lord Byron. Hélio Bejani e Jorge Texeira assinam a remontagem e adaptação do ballet, segundo Marius Petipa. A regência será do maestro Jésus Figueiredo e a direção geral de Hélio Bejani.

O Corsário foi apresentado pela primeira vez no Municipal do Rio de Janeiro em 20 de junho de 1968, com o Ballet do Teatro Stanislavski, de Moscou. Em novembro de 2014, o Municipal mostrou a versão original completa de O Corsário com o Balé do Teatro Mariinsky. E em 2022, o público carioca pôde assistir ao balé completo no palco do Theatro com a Cia Bemo, da Escola Estadual de Dança Maria Olenewa.

“Para encerrar 2023 com chave de ouro, comemorando os 70 anos da Petrobras, o Theatro Municipal traz o ballet O Corsário, apresentado pelo nosso Corpo de Baile do Municipal, que vai mostrar ao público a beleza desse clássico de repertório. E em 2024, o Theatro volta a todo vapor. A próxima temporada promete ainda diversos espetáculos, com mais cultura e democratização do acesso para a população do Rio de Janeiro. Não perca!” – comemora Clara Paulino, presidente da Fundação Teatro Municipal do Rio de Janeiro.

“Nossa temporada segue a toda! Agora em dezembro, teremos O Corsário, com o Ballet do Theatro Municipal. Mais uma grande oportunidade que a casa oferece ao público de ver a Cia. mais tradicional do país! Será a primeira vez neste título. A Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal contará com a regência do Maestro Jésus Figueiredo. Um belíssimo programa para encerrar 2023!” – destaca Eric Herrero, diretor artístico da Fundação Teatro Municipal.

“Realizar exige coragem e somente quem não tiver ‘o’ medo de aceitar esse novo tempo que chegou, sem aviso prévio, poderá ter a audácia de trilhar novos caminhos…Esse é o pensamento que dá o tom do nosso espetáculo O Corsário, ballet do repertório clássico mundial que conta uma deliciosa história de piratas que se passa no mar Jônico, na transição da idade média para a idade moderna.” – explicaHélio Bejani, diretor do Ballet do Theatro Municipal (BTM).

Ficha Técnica:

Música:Adolphe Adam, Cesare Pugni, Leo Delibes, Riccardo Drigo

Libreto: Vernoy de Saint-Georges, Joseph Mazilier segundo Lord Byron

Remontagem e adaptação: Hélio Bejani e Jorge Texeira segundo Marius Petipa

Ensaiadores: Jorge Texeira, Mônica Barbosa, Deborah Ribeiro e Hélio Bejani.

Figurino: Tânia Agra

Cenografia: Manoel dos Santos (criação) e Pará Produções (execução)

Iluminação: Paulo Ornellas

PEQUENO PIRATA

Luiz Paulo/Rodrigo Hermesmeyer

Palestras

Antes de cada espetáculo, haverá uma palestra sobre a obra e suas curiosidades. As palestras contam com intérprete de libras e áudio descrição.

Lotação palestra150 lugares.

Entrada por ordem de chegada

O Corsário com Ballet e Orquestra Sinfônica do TMRJ

Endereço: Praça Floriano, s/nº – Centro

Datas e horários: 13, 14, 15, 16, 20, 21, 22, 23/12 -19h; 17/12- 17h; 19/12- 14h – Projeto Escola

Duração: 2h10 com 20 minutos de intervalo entre os dois atos.

Ingressos

Frisas e Camarotes – R$80,00 (ingresso individual)

Plateia e Balcão Nobre – R$60,00

Balcão Superior – R$40,00

Galeria – R$20,00

Os ingressos podem ser adquiridos através do site theatromunicipal.rj.gov.br ou na bilheteria do Theatro.

Patrocinador Oficial Petrobras

Apoio: Livraria da Travessa, Rádio MEC, Rádio Paradiso Rio, Rádio Roquette Pinto – 94.1 FM, Pixel

Realização Institucional: Fundação Teatro Municipal, Associação dos Amigos do Teatro Municipal

Realização: Petrobras, por meio do programa Petrobras Cultural, Governo Federal, União e Reconstrução.