Nona Sinfonia – Conheça os convidados do primeiro episódio da segunda temporada do podcast

O Theatro Municipal do Rio de Janeiro lançou o primeiro episódio da segunda série de podcasts “Municipal para você”, o tema desta edição foi a “Nona Sinfonia” de Beethoven, concerto de abertura da temporada artística de 2023. O apresentador Eric Herrero, diretor artístico do Theatro Municipal, teve como convidados o tenor Fernando Portari e o soprano Michele Menezes.

Conheça cada um dos convidados.

FERNANDO PORTARI – TENOR

Já se apresentou em mais de 40 óperas, concertos, musicais, novelas, shows e espetáculos em teatros do Brasil e do mundo. Cantou no Teatro Alla Scala de Milão Fausto e Romeo e Julieta, de Gounod. Em Berlim, ao lado de Anna Netrebko, interpretou Des Grieux na ópera Manon, de Massenet, sob a regência do maestro Daniel Barenboim.

Em 2022, no Theatro Municipal de São Paulo, participou, como Vado, da estreia mundial de Navalha na Carne, baseada na peça homônima de Plínio Marcos, com música de Leonardo Martinelli, direção cênica de Fernanda Maia e direção musical de Roberto Minczuk. Com o maestro Rubens Ricciardi realiza o projeto CANTO BRASILEIRO, uma preciosa pesquisa de resgate das raízes do canto no Brasil.

Ainda na temporada passada, Fernando Portari volta a interpretar o seu primeiro grande papel, Don Otávio, que estreou há 31 anos atrás no TMRJ, no Don Giovanni assinado por Gianni Ratto e regido por Henrique Morelembaum.

MICHELE MENEZES – SOPRANO

Bacharel em canto pela UFRJ e pós-graduada em canto lírico pelo IBRA. Se apresentou em importantes salas de concerto como Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Teatro Amazonas, Sala Cecília Meireles, Cidade das Artes, entre outras. Destacou-se nas óperas: Così Fan Tutte (Fiordiligi), Anjo Negro (Ana Maria), Condor (Adin), Os Contos de Hoffmann (Antônia), Serse (Romilda), La Cenerentola (Clorinda), João e Maria (Maria), Jenůfa (Jano), Gianni Schicchi (Nella), Medeia (criada), As bodas de Fígaro (Barbarina), Dido e Aeneas (Belinda), A Flauta Mágica (Gênio) e O Cavalinho Azul (Mãe) Ópera de Tim Rescala.

Participou do XVII Festival de Ópera de Manaus nas óperas Un Ballo in Maschera (Oscar) e Parsifal (2°dama e 1°escudeiro) ambas sobre a regência de Luiz Fernando Malheiro.

Em concertos solou Carmina Burana de Carl Orff, 9° Sinfonia de Beethoven, A criação de Haydn, a Missa Pastoril do Padre José Maurício, Missa em Si Menor de Bach, o Réquiem de Faurè, o Psalmfest de Rutter, a Fantasia Coral de Beethoven, a Missa em Dó de Stravinsky, Glória de Vivaldi, oratório Elias de Mendelssohn, O Pequeno Príncipe de Tim Rescala e o Oratório de Natal de Saint-Saëns.

Integra o Coro do TMRJ e o Trio Reale.

Podcast – Municipal Para Voçê

Episódio # 07 – Nona Sinfonia

Apresentação: Eric Herrero.

Participação: Fernando Portari e Michele Menezes.

Gravação e Edição: Fábio Aquino.

Produção: Allex Lourenço.

Ficha Técnica do Espetáculo:

Solistas: Michele Menezes, Andressa Inácio, Fernando Portari e Savio Sperandio.

Coro e Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal.

Regente: Felipe Prazeres.

Direção Artística: Eric Herrero.

Apoio Petrobras, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Associação dos Amigos do Theatro Municipal, através da Lei de Incentivo à Cultura.