“Música no Assyrio” – Grupo de Trompetes da UNIRIO é atração de domingo, dia 4 de agosto

O Música no Assyrio traz, no próximo domingo, dia 4 de agosto, às 11h, o Grupo de Trompetes da UNIRIO que, desde 2022, se apresenta no projeto do mais famoso Salão do Municipal. Criado em 1999, pelo professor Dr. Nailson Simões, o Grupo de Trompetes da UNIRIO é formado pelos alunos de Trompete dos Cursos de Graduação e Pós-graduação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Os ingressos já estão disponíveis no site www.theatromunicipal.rj.gov.br ou na bilheteria do Theatro: R$30,00 (inteira) e R$15,00 (meia-entrada).

Sobre o grupo Trompetes da UNIRIO

Criado em 1999 pelo professor Nailson Simões, o Grupo de Trompetes da UNIRIO (GTU), tem como objetivo pesquisar e divulgar a música de câmara para grupo de trompetes. Atua como Projeto de Extensão, recebendo participantes da comunidade e ex-alunos, como disciplina de Música de Câmara do curso de Graduação, além de promover a

integração com o curso de Pós-Graduação da UNIRIO através do Estágio Docente. Ao longo de seus 25 anos de existência, promoveu a estreia mundial de dezenas de obras. Em parceria com a classe de Composição, serve como laboratório para estudantes do curso de Composição da Universidade, onde os alunos podem aplicar os conhecimentos teóricos recebidos em sala de aula, compondo obras dedicadas ao GTU.

Seu repertório conta com obras originais dedicadas ou não ao grupo, além de arranjos e transcrições com repertório que vai do Barroco ao Contemporâneo. Dentre suas apresentações, destacam-se Centro de Artes da UFF, Festival de Sopros, Encontro Internacional de Trompetes de Volta Redonda, Sarau no Solar do Jambeiro, nas quais contou com convidados nacionais e internacionais como Claudio Roditi,

Charles Schlueter, Fred Mills e Russel DeVuyst. Atualmente, o Grupo de Trompetes da UNIRIO é coordenado pelo professor Maico Lopes.

Para esta apresentação de gala, em que comemora seus 25 anos de existência, o GTU reúne grande parte dos trompetistas que ajudaram e ajudam a construir esta história, são eles:

Nailson Simões e Maico Lopes (coordenadores)

Aquiles Moraes

Gessé Santos

Guta Menezes

Henrique Vaz

Jailson Varelo

JJ Simões

Leonardo Neto

Lucas Brites

Matheus Bento

Nicolas Gibson