Música no Assyrio – Baile de Quarteto, domingo, às 11h, com preços populares

O Theatro Municipal do Rio de Janeiro apresenta no próximo domingo mais uma atração no projeto Música no Assyrio. Desta vez, o destaque será o Baile de Quarteto com música instrumental pra fazer todo mundo curtir e dançar. Com um repertório eclético, o espetáculo de domingo, às 11h, será com músicas de artistas consagrados como Adoniran Barbosa, Luiz Gonzaga, Gonzaguinha, Sivuca, Guerra-Peixe, Caetano, Gil, entre outros. Os ingressos já estão à venda com preços bem populares (R$10,00 – inteira) e (R$5,00 – meia-entrada).

Sobre o Baile de Quarteto

O Baile de Quarteto é um conjunto de música de câmara do Rio de Janeiro, em atividade desde 2020. Busca através de instrumentos tradicionalmente associados às salas de concerto – como o violino, a viola e o violoncelo – executar um repertório popular brasileiro acessível a todos, oferecendo ao público uma nova perspectiva musical dessa formação instrumental. Por vezes acompanhados de uma percussionista, o grupo busca retratar as especificidades técnica-interpretativas de cada gênero musical que compõe seu repertório, tais como o samba, o baião, o forró, o xote, o pagode e o pop. Parte dos arranjos foi desenvolvida conjuntamente de forma oral, e a maioria das músicas possui sessões de improvisação onde os músicos revezam o protagonismo entre si, enquanto que o restante do grupo sustenta um acompanhamento harmônico baseado nas particularidades rítmicas do gênero abordado. Uma das grandes motivações do grupo é de conseguir minimizar as fronteiras entre artista e espectador, ao fazer da apresentação um verdadeiro Baile de Quarteto onde todos possam participar, seja cantando, dançando ou contemplando as músicas.

Sobre a apresentação

O espetáculo é voltado para um público de todas as idades, iniciado ou não na música de câmara, e tem a duração de aproximadamente 60 minutos de música instrumental. Eventualmente, pequenas interações são feitas com a plateia a fim de explicar alguma curiosidade técnica ou rítmica específica nos instrumentos para a execução de determinada música ou gênero musical.

Repertório

– Um tom pra Jobim (Sivuca) – Bebê (Hermeto Pascoal) – Viramundo (Gilberto Gil) – Lamento Sertanejo (Dominguinhos e Gilberto Gil) – Xique-Xique (Tom Zé e J.M.Wisnik) – Mourão (C. Guerra-Peixe) – Mas, que nada! (Jorge Benjor) – Vem Morena (Luiz Gonzaga) – Cajuína (Caetano Veloso) – Samurai (Djavan) – Trem das Onze (Adoniran Barbosa) – O que é, o que é (Gonzaguinha) – Cheia de Manias (Raça Negra) – Tá Escrito (Xande de Pilares) – Frevo Palmeira (William Doyle) – Feira de Mangaio (Sivuca)

Músicos

Violino 1: William Doyle Violino 2: Renata Neves