O Theatro Municipal do Rio de Janeiro lançou o segundo episódio da terceira temporada do podcast “Municipal para você”, o tema desta edição foi o Ballet, “O Lago dos Cisnes”, de Tchaicovsky. Com o Ballet e Orquestra Sinfônica do TMRJ. Concepção e Adaptação, Hélio Bejani e Jorge Texeira; Regência, Tobias Volkmann. O apresentador Eric Herrero, […]
O Theatro Municipal do Rio de Janeiro lançou o segundo episódio da terceira temporada do podcast “Municipal para você”, o tema desta edição foi o Ballet, “O Lago dos Cisnes”, de Tchaicovsky. Com o Ballet e Orquestra Sinfônica do TMRJ. Concepção e Adaptação, Hélio Bejani e Jorge Texeira; Regência, Tobias Volkmann.
O apresentador Eric Herrero, diretor artístico do Theatro Municipal, teve como convidados para esse episódio a primeira bailarina do BTM, Márcia Jaqueline, a bailarina Marcella Borges e o maitre e ensaiador do BTM, Jorge Texeira.
MARCIA JAQUELINE
Primeira bailarina do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, iniciou seus estudos de ballet clássico na Escola Estadual de Dança Maria Olenewa. Sua dedicação, trabalho e possibilidades técnicas e artísticas permitiram que se formasse aos 14 anos de idade. Muito jovem para ser contratada pelo corpo de baile do Theatro Municipal, ingressou primeiramente como estagiária a convite do então diretor Jean-Yves Lormeau, sendo contratada dois anos depois. Como bailarina profissional sempre se destacou por sua técnica e plasticidade. Em 2007, foi promovida à Primeira Bailarina, passando a dançar os papéis principais em todos os espetáculos apresentados pela companhia.
Dentre suas interpretações podemos destacar: Odette e Odile (O Lago dos Cisnes de Yelena Pankova), Fada Açucarada e Rainha das Neves (O Quebra nozes de Dalal Achcar), Ninfa (Floresta Amazônica de Dalal Achcar), Kitri (Don Quixote de Dalal Aschcar), Tatiana e Olga (Onegin de John Cranko), Julieta (Romeo e Julieta de John Cranko), Swanilda (Coppélia de Enrique Martinez), Aurora (A Bela Adormecida de Jaroslav Slavick), Giselle (Giselle de Peter Wright), Lise (La Fille Mal Gardée de Frederick Ashton). Em seu repertório também incluem obras de George Balanchine (Serenade e Divertiment nº 15), Roland Petit (Carmen e L’Arlesienne), Michael Fokine (Les Sylphides e El Espectro de la Rose), Uwe Scholz (A Criação e Sétima Sinfonia), Glen Tetley (Voluntaries). Em La Bayadere (2014) de Luiz Ortigosa teve a grata satisfação de interpretar as personagens Nikyia e Gamzatti , fato que rendeu aplausos e elogios do público e da crítica especializada que destacou sua versatilidade e capacidade artística. Ao longo de sua carreira, teve a honra de estudar e trabalhar com grandes personalidades da dança nacional e internacional como: Márcia Haydée, Richard Cragun, Natalia Makarova, Peter Wright, Vladimir Vassiliev, Elisabeth Platel, Jean-Yves Lormeau, Eugenia Feodorova, Tatiana Leskova, Bertha Rosanova, Dalal Achcar, Glen Tetley, Luigi Bonino, Desmond Kelly, Ana Botafogo, Cecília Kerche, Aurea Hammerli, entre diversos outros. Em 2014 foi agraciada com o Título “Embaixadores do Rio” concedido pela Secretaria de Turismo do RJ pelo reconhecimento de sua importância na difusão cultural.
Sua carreira internacional teve início em 2006 quando participou da 3ª Gala Internacional de Dança do Teatro Solis no Uruguay. A partir de então se apresentou em 2007 e 2009 na Gala Latino Americana de Ballet no Paraguay. Em 2010 participou das comemorações do Aniversário de 75 anos do Ballet Nacional de Sodré a convite do diretor da companhia Julio Bocca. Em 2011 e 2013 foi convidada para Gala do Festival Internacional de Ballet de Miami. Em 2014 participou da III Gala Internacional do Teatro Colón. Em 2015, por convite de Luiz Ortigoza, Ballet Nazional de Santiago – Chile, interpretou La Bayadere como Nikyia; em dezembro do mesmo ano, interpretou Fada Açucarada com Marcelo Gomes a convite da Cisne Negro Companhia de Dança para a temporada de “O Quebra Nozes”. De 2017 a 2020 Marcia dançou como primeira bailarina no Ballet de Salzburg a convite do atual diretor Reginaldo Oliveira. Nesse período, interpretou os personagens principais criados especialmente para ela nos ballets Medea, Othello, Romeu e Julieta e Cinderela. Durante sua permanência na Europa, dançou como convidada em galas de ballet em Bruxelas, Luxemburgo, Odessa, Creta, Amsterdam, Arles e Paris. Desde janeiro de 2019 Marcia faz parte do seleto grupo de Embaixadores da famosa marca russa de sapatilhas Grishko. Marcia retornou ao Brasil em 2021 retomando seu posto junto ao Theatro Municipal. Ainda em 2021 a convite da coreografa e diretora Dalal Achcar atua como bailarina e professora convidada junto a Cia de Ballet Dalal Achcar onde criou seu primeiro ballet “Macabea” que teve Pré estreia em agosto no Teatro Santa Cecília em Petrópolis e Estreia no Teatro Riachuelo no RJ em Junho de 2023.
MARCELLA BORGES
É formada em 2018 pela Escola de Dança Maria Olenewa, estagiou no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, dançando junto ao corpo de baile em 2017 O Lago dos Cisnes e em 2018 Jóias do Ballet – “Raymonda”, quando também estagiou em Arts & Quartet. Em 2019 participou da temporada de Coppélia e Giselle, atuando como solista em Paysant. Em 2021, dançou o Grand Pas de Deux de Paquita junto ao Primeiro Bailarino do TMRJ, Cícero Gomes. Dança desde 2018 como integrante da Cia Ballet da Escola Maria Olenewa do Theatro Municipal do Rio de Janeiro – Cia BEMO – TMRJ, onde desempenhou papéis como Odile (Lago dos Cisnes), Paysant (Giselle), pas de trois de Lago dos Cisnes, amigas de Lizzie (Flauta Mágica), Fada Açucarada e Rainha das Neves (O Quebra Nozes), Quitéria e Mercedes (Don Quixote), Paquita, entre outros.
JORGE TEXEIRA
Carioca, à frente da Cia Brasileira de Ballet produziu, dirigiu e assinou montagens de Don Quixote, Giselle, O Lago dos Cisnes, A Flauta Mágica, O Quebra Nozes, Noite de Walpurgis, Raymonda e Paquita, apresentando-se em mais de 40 cidades brasileiras e na Argentina, México, Colômbia, Estados Unidos, Suíça, China e Mônaco. Dirigiu e assinou o Don Quixote, em coprodução com o Cuban Classical Ballet-Miami, apresentando-se no The Fillmore Miami Beach at Jackie Gleason Theater. Representou o Brasil no Karmiel Dance Festival em Israel, seguindo em tournée por sete cidades daquele país. Na Colômbia, apresentou sua versão do O Quebra-Nozes em Medellín, e O Lago dos Cisnes em Villavicêncio. Montou e dirigiu sua versão de O Lago dos Cisnes, para a abertura da 36a edição do Festival de Dança de Joinville. Desde 2018 tem atuado como maître, ensaiador e remontador do BTM e diretor artístico da Cia BEMO, companhia da EEDMO TMRJ.
ERIC HERRERO – DIRETOR ARTISTICO TMRJ
Um dos mais importantes cantores líricos do Brasil, o tenor tem em seu repertório quase 50 personagens interpretados na América do Sul e países da Europa. Eric Herrero assumiu a direção artística do TMRJ em fevereiro de 2020, desenvolvendo uma programação com grandes títulos da ópera e ballet de repertório, promovendo a volta do grande público ao maior teatro lírico do país, com casa lotada ao longo de todo o ano. Desenvolveu o projeto Municipal Para Você em parceria com a ASCOM-TMRJ. Reconhecido no meio cultural, é Presidente do Conselho Estadual de Política Cultural e, recentemente, recebeu os títulos de Cidadão Honorário do Município do Rio de Janeiro e Embaixador do Turismo do Rio de Janeiro.
Podcast – Municipal Para Você
Episódio # 03 – Terceira Temporada – O Lago dos Cisnes
Apresentação: Eric Herrero.
Participação: Marcia Jaqueline, Marcella Borges e Jorge Texeira.
Gravação e Edição: Fábio Aquino, Davi Amorim e Renan Hubner.
Colaboração: Jayme Chaves e Anna Jullia Bernardo
Produção: Allex Lourenço.
Ficha Técnica do Espetáculo:
O Lago dos Cisnes – ballet em 4 atos
Ballet e Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Música: Pyotr Ilyich Tchaikovsky
Concepção e Adaptação: Hélio Bejani e Jorge Texeira d’après Marius Petipa e Lev Ivanov
Maître de Ballet (BTM) e Ensaiador: Jorge Texeira
Ensaiadora (Solistas Principais): Áurea Hammerli
Ensaiadores: Jorge Texeira/ Mônica Barbosa/ Celeste Lima/ Hélio Bejani
Iluminação: Paulo Ornellas
Cenários e Figurinos: Acervo FTM
Direção Geral: Hélio Bejani
Regência: Tobias Volkmann
Direção Artística do TMRJ: Eric Herrero
RÉCITAS:
Ensaio Geral – 15/5 – (Quarta)
ODETTE – Manuela Roçado
SIEGFRIED – Filipe Moreira
1ª Récita – 16/5 (Quinta)
ODETTE – Juliana Valadão
SIEGFRIED – Cícero Gomes
2ª Récita – 17/5 (Sexta)
ODETTE – Manuela Roçado
SIEGFRIED – Filipe Moreira
3ª Récita – 18/5 (Sábado)
ODETTE – Juliana Valadão
SIEGFRIED – Cícero Gomes
4ª Récita – 19/5 (Domingo)
ODETTE – Manuela Roçado
SIEGFRIED – Filipe Moreira
5ª Récita – PROJETO ESCOLA – 21/5 (Terça)
ODETTE – Marcella Borges
SIEGFRIED – Gustavo Carvalho
6ª Récita 22/5 (Quarta)
ODETTE – Marcella Borges
SIEGFRIED – Gustavo Carvalho
7ª Récita – 23/5 (Quinta)
ODETTE – Juliana Valadão
SIEGFRIED – Cícero Gomes
8ª Récita – 24/5 (Sexta)
ODETTE – Marcella Borges
SIEGFRIED – Gustavo Carvalho
9ª Récita – 25/5 (Sábado)
ODETTE – Marcella Borges
SIEGFRIED – Gustavo Carvalho
10ª Récita – 26/5 (Domingo)
ODETTE – Juliana Valadão
SIEGFRIED – Cícero Gomes
SERVIÇO:
O Lago dos Cisnes com BTM e OSTM
Regência: Tobias Volkmann
Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Endereço: Praça Floriano, S/N – Centro
Datas e horários: 15 de maio (ensaio geral), 16 (estreia),17,18,22, 23, 24 e 25 às 19h/ 19 e 26 às 17h e 21 (Projeto Escola) às 14h
Duração do ballet: 2h30 – com 15 minutos de intervalo
Classificação: Livre
INGRESSOS: ESGOTADOS
Haverá uma palestra gratuita, na Sala Mário Tavares, anexo do TMRJ, uma hora antes do início do espetáculo.
Patrocinador Oficial Petrobras
Apoio: Livraria da Travessa, Rádio MEC, Rádio Amil Paradiso, Rádio Roquette Pinto – 94.1 FM, MaBallet Shop, Gaynor Brasil
Realização Institucional: Fundação Teatro Municipal, Associação dos Amigos do Teatro Municipal
Lei de Incentivo à Cultura
Realização: Ministério da Cultura e Governo Federal, União e Reconstrução
Assessoria de imprensa TMRJ:
Cláudia Tisato – tisato.cultura@gmail.com
Assessora Chefe de Comunicação TMRJ:
Marietta Trotta – mariettatrotta.tmrj@gmail.com