“Municipal Para Você” – Madama Butterfly – Conheça os Convidados do Nono Episódio da Quarta Temporada do Nosso PodCast


Municipal para Você – Madama Butterfly

O Theatro Municipal do Rio de Janeiro lançou o nono episódio da quarta
temporada do podcast “Municipal para você”, o tema desta edição foi a Ópera “Madama Butterfly”, de Giacomo Puccini, com Coro e Orquestra Sinfônica do TMRJ e um elenco com grandes vozes como Eiko Senda, Daniela Tabernig, Matheus Pompeu, Miguel Geraldi, Inácio de Nonno e Santiago Vilalba, concepção e direção cênica de Pedro Salazar e regência de Alessandro Sangiorgi.

Eric Herrero, diretor artístico do Theatro Municipal convidou para esse episódio as cantoras Eiko Senda e Daniela Tabernig, o diretor cênico Pedro Salazar e o maestro Alessandro Sangiorgi. 

Conheça a seguir os convidados desse episódio:

Alessandro Sangiorgi

Nascido em Ferrara, Itália, formou-se em piano pelo Conservatório de Milão, e especializou-se em composição e regência. Além de Itália e Brasil, regeu em países como Bélgica, Bulgária, Croácia, Holanda, Israel, Japão, República Checa, Eslováquia, Rússia, Sérvia e Suíça.

No Brasil iniciou seus trabalhos em 1990, no Theatro Municipal de São Paulo, como maestro assistente e maestro residente realizando apresentações de óperas, concertos sinfônicos e balés. De 1995 a 1998 trabalhou como principal regente convidado da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, onde regeu várias apresentações de óperas e balés. Durante os anos de 2002/2010 foi regente titular e diretor artístico da Orquestra Sinfônica do Paraná (Curitiba/Paraná), executando amplo repertório sinfônico, estreias mundiais e montagens de óperas, como “La Bohème”, “Gianni Schicchi”, “La serva padrona”, “Don Giovanni”, “Rigoletto”, “La Traviata” e “Carmen”. No Brasil regeu também a Sinfônica do Estado de São Paulo, Sinfônica Brasileira, Sinfônica da USP, Sinfônica da Bahia, Experimental de Repertório, Sinfônica Municipal de Campinas, Sinfônica do Teatro da Paz (Belém), Sinfônica de Porto Alegre, a Orquestra Petrobras Sinfônica, Camerata Antiqua de Curitiba.

Entre as orquestras internacionais em que atuou estão a Jerusalem Symphony Orchestra (Israel), a Ópera Nacional de Sofia (Bulgária), onde foi Principal Guest Conductor com a qual realizou turnês no Japão, incluindo Bunka Kaikan Hall, em Tóquio. Realizou turnê pela Holanda e Bélgica com a ópera Nabucco, de Verdi. Também apresentou-se no prestigioso Teatro da Ópera de Roma (Itália) com o balé “La Sylphide”, regeu a Orquestra Sinfônica de Krasnoyarsk (Rússia), foi Guest Conductor no Teatro Nacional de Bratislava (Eslováquia), regendo “Cavalleria Rusticana” de Mascagni, “Pagliacci” de Leoncavallo e “Lucrezia Borgia” de Donizetti. De 2006 a 2009 foi Chief Visiting Conductor no Teatro Nacional de Belgrado (Sérvia), regendo as óperas “La Traviata”, “Un ballo in maschera” e “Il Trovatore”, “La Bohème”, “L’italiana in Algeri”, “Don Pasquale”. De 2006 a 2009 foi também Guest Conductor do Teatro Nacional da Moravia-Silesia (República Tcheca), realizando montagens de óperas e regendo temporadas com “Manon Lescaut” de Puccini, “Pagliacci” de Leoncavallo, “La Lupa” de Tutino e a estreia mundial de “Il soffio delle fate” de Filippo Zigante.

Recentemente estreou no Teatro São Pedro (São Paulo) com a ópera “Iphigenie en Tauride” de Gluck, voltou ao Teatro Municipal de São Paulo com a ópera “Pelleas et Melisande” de Debussy e ao Teatro Municipal do Rio de Janeiro com a ópera “Cavalleria Rusticana” de Mascagni.

Eiko Senda
Nascida no Japão, formou-se como cantora com A. Barandoni, que foi um dos poucos alunos de B. Gigli, e com Tamaki Sakamoto. Sua formação em pedagogia musical e “Ciencia e Arte de Canto” realizou-se na Universidade Mukogawa (Japão). Aperfeiçoou-se com E.Pleehn e especializou-se em Canções Alemãs em Dresden (Alemanha), também tendo trabalhado
repertório lírico italiano com Franco Iglesias (Nova York).


Canta nos principais teatros do país e da América do Sul, sob a batuta de grandes maestros, assumindo papéis como Cio-Cio-San de Madama Butterfly, Jenny de La Dame Blanche (Boieldieu) , Amelia em Un Ballo in Maschera (Verdi), Leonora em La Forza del Destino (Verdi), Desdemona em Otello (Verdi), Alice em Falstaff (Verdi), e Abigaille em Nabucco (Verdi).


Especializou-se nas óperas do compositor brasileiro Carlos Gomes; deste autor cantou Maria Tudor; Condor e Lo Schiavo Ilara. A partir de 2005 canta o repertório wagneriano, assumindo papéis protagonistas como Sieglinde em Die Walküre e Gutrune no Götterdämmerung, do ciclo
do Anel dos Nibelungos com Aiden Lang (Inglaterra), Senta em Der Fliegende Holländer com Christopr Schliegensief ( Alemanha ) e Isolda de Tristão e Isolda em Campinas. Sua carreira internacional inclui importantes teatros como o grande Teatro Colón (Buenos Aires), Teatro Solìs (Montevideo), Teatro Argentino de La Plata em papeis como Tosca, Madama Butterfly, Chysothemis em Elektra (Strauss), Turandot, Ariadne (Ariadne auf Naxos, Strauss), Salome, Violanta (Korngold), Lady MacBeth (MacBeth, Verdi), entre tantos outros.

Daniela Tabernig

Reconhecida pelo público e pela crítica pela expressividade de sua voz, ela tem uma notável carreira internacional. Foi premiada com o Prêmio de Melhor Cantora concedido pela Associação de Críticos Musicais da Argentina e recebeu o Diploma de Honra como uma das cinco melhores cantoras da década pela Fundação Konex (2019).


Ela se apresentou muitas vezes como protagonista nas produções no Teatro Colón da Argentina, além de ser convidada para produções no Uruguai, Chile, México, Colômbia, Brasil, Grécia e China. Daniela Tabernig cantou em concertos de grande envergadura, interpretando obras como a Petite Messe Solennelle e Stabat Mater de Gioacchino Rossini, o Requiem de John Rutter, Vier Letzte Lieder de Richard Strauss, Missa Solemnis de Ludwig van Beethoven, as Sinfonias Nº 2, 4 e 8 de Gustav Mahler, Die Jahersrzeiten de
Franz Joseph Haydn, o Requiem de Giuseppe Verdi e a Sinfonia Nº 14 de Shostakovich.


Graças à sua versatilidade vocal e atuação, ela interpretou os seguintes papéis em óperas: Madama Butterfly, Suor Angélica, Tosca. Minie em La Fanciulla del West e Mimì em La Bohème (G. Puccini), Magdalena em Andrea Chénier (U. Giordano), Nedda em Pagliacci (R. Leoncavallo), Micaela em Carmen (G. Bizet), Marguerite em Faust (Ch. Gounod),
Margarita em Mefistófeles (A. Boito), Desdemona em Otello (G. Verdi), Tatiana em Eugene Onegin (P. I. Tchaikovsky), Fiordiligi em Così fan tutte e Donna Anna em Don Giovanni (W.A. Mozart).


Além disso, ela foi protagonista de óperas dos séculos XX e XXI, como Rusalka em Rusalka (A. Dvořák), Jenufa em Jenufa (L. Janáček), Amanda em Le grand Macabre (G. Ligeti), Beatrix em Beatrix Cenci (A. Ginastera), Aricia na estreia mundial de Fedra (M. Perusso), Simona Fabien em Volo di notte (L. Dallapiccola) e Margaret Argyll na estreia latino-americana de Powder her Face (T. Adés).

Cantou sob a direção musical e cênica de nomes como Christian Badea, Andrés Orozco Estrada, Marc Piollet, Julian Kuerti, Srba Dinic, Carlos Vieu, Enrique Arturo Diemecke, Mario Perusso, Alejo Pérez, Cristian Baldini, Baldur Brönnimann, Carmen Morales, Emilio Sagi, José Cura, Marcelo Lombardero, Pablo Maritano, Rita Cosentino, André Heller-Lopes, Alejandro Tantanian e Rubén Szuchmacher.

Pedro Salazar

Diretor e produtor teatral de Bogotá, Colômbia, onde dirige desde 2007 a La Compañía Estable, companhia que coproduz e colabora com os principais teatros da Colômbia.

As suas produções mais recentes para o Teatro Mayor de Bogotá incluem Nabucco (Verdi), La coronación de Poppea (Monteverdi), La Traviata (Verdi), Tosca (Puccini) e Las bodas de Fígaro (Mozart).

Da mesma forma, em 2025, recebeu a encomenda do Centro Nacional de las Arte/Teatro Colón de Bogotá para produzir a estreia mundial da ópera La Vorágine, do compositor brasileiro João Guilherme Ripper, encomendada para o centenário da novela homónima do autor colombiano José Eustasio Rivera, que se passa na região amazónica durante o auge da borracha. Para a mesma sala, preparou também os títulos El Castillo de Barbazul (Bartok), Dido y Eneas (Purcell) e Florencia en el Amazonas (Catán).

Salazar colaborou com o Festival Amazonas de Ópera em Manaus, Brasil, com La Vorágine (Ripper), Florencia en el Amazonas (Catán) e com Peter Grimes (Britten), produção premiada pela revista Concerto como melhor produção de ópera do Brasil em 2022. No teatro, Salazar dirigiu Orestiada (Esquilo/Icke), Macbeth (Shakespeare), Otelo (Shakespeare); 53 domingos (Gay), Os vizinhos de cima (Gay), Entretelones (Michael Frayn), A forma das coisas (Neil Labute), Pedras nos bolsos de (Marie Jones), A verdade suspeita (Ruiz de Alarcón), The Pillowman (McDonagh) e A vida é sonho (Calderón de la Barca).

ERIC HERRERO – DIRETOR ARTISTICO TMRJ

Um dos mais importantes cantores líricos do Brasil, o tenor tem em seu repertório quase 50 personagens interpretados na América do Sul e países da Europa. Eric Herrero assumiu a direção artística do TMRJ em fevereiro de 2020, desenvolvendo uma programação com grandes títulos da ópera e ballet de repertório, promovendo a volta do grande público ao maior teatro lírico do país, com casa lotada ao longo de todo o ano. Desenvolveu o projeto Municipal Para Você em parceria com a ASSCOM-TMRJ. Reconhecido no meio cultural, é Conselheiro Estadual de Política Cultural e, recentemente, recebeu os títulos de Cidadão Honorário do Município do Rio de Janeiro e Embaixador do Turismo do Rio de Janeiro.

Podcast – Municipal Para Voçê

Episódio # 09 – Quarta Temporada – Madama Butterfly

Ficha Técnica:

Apresentação: Eric Herrero.

Participação: Eiko Senda, Daniela Tabernig, Pedro Salazar e Alessandro Sangiorgi.

Gravação e Edição: Fábio Aquino, Davi Amorim, Renan Rubner e Uriel Curvelo.

Colaboração: Jayme Chaves.

Produção: Allex Lourenço.

Ficha técnica do Espetáculo:

Cenografia: Renato Theobaldo.

Figurinos: Marcelo Marques.

Iluminação: Ángel Ancona.

Design Gráfico: Carla Marins.

Concepção e Direção Cênica: Pedro Salazar.

Direção Musical e Regência: Alessandro Sangiorgi.

Direção Artística TMRJ: Eric Herrero.

Serviço: Madama Butterfly – Giacomo Puccini. Com Coro e Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Local: Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Endereço: Praça Marechal Floriano S/Nº – Centro.

Datas e horários: 19/11 (Ensaio Geral), 21, 27 e 29/11, às 19h / Dias 23 e 30/11, às 17h / Dia 25/11, às 14h (Projeto Escola).

Duração: 2h30 com intervalo.

Classificação: 12 anos.

Patrocinador Oficial Petrobras.

Apoio: Livraria da Travessa, Rádio MEC, Rádio NOVA Paradiso, Rádio Roquette Pinto – 94.1 FM, Fever.

Realização Institucional: Fundação Teatro Municipal, Associação dos Amigos do Teatro Municipal.

Lei de Incentivo à Cultura.

Realização: Ministério da Cultura e Governo do Brasil, do lado do povo brasileiro.

Assessoria de imprensa TMRJ:

Cláudia Tisato – tisato.cultura@gmail.com .

Assessoria externa TMRJ:

Thaisa Barreto – vozesagenciacriativa@gmail.com  

Chefia ASCOM TMRJ:

MariettaTrotta – mariettatrotta.tmrj@gmail.com

Presidência FTM – Clara Paulino