“Municipal Para Você” – Il Trittico – Conheça os Convidados do Quinto Episódio da Terceira Temporada do Nosso PodCast


O Theatro Municipal do Rio de Janeiro lançou o quinto episódio da terceira temporada do podcast “Municipal para você”, o tema desta edição foi a ópera, “Il Trittico, de Giacomo Puccini”, uma obra que retorna, após três décadas, ao palco do TMRJ em comemoração aos seus 115 anos e em homenagem ao centenário de falecimento de Puccini, formado pelas óperas “Il Tabarro”, “Suor Angelica” e “Gianni Schicchi”, tem no elenco grandes cantores líricos do país, com Coro e Orquestra Sinfônica do TMRJ, sob regência do Maestro argentino Carlos Vieu e Direção Cênica do Também argentino Pablo Maritano.

O apresentador Eric Herrero, diretor artístico do Theatro Municipal, teve como convidados para esse episódio os cantores e solistas Marcelo Ferreira e Eiko Senda, o diretor cênico Pablo Maritano e a cenógrafo e figurinista Desirée Bastos.

CONHEÇA NOSSOS CONVIDADOS:

MARCELO FERREIRA – Baritono

Doutor em canto e ópera pela Indiana University (EUA), onde estudou canto com o barítono Andreas Poulimenos e interpretação dramática com a aclamada soprano Carol Vaness. Ocupou a posição de aprendiz residente para a temporada 2009-2010 da Opera Tampa (EUA), quando esteve sob a orientação do lendário barítono verdiano Sherrill Milnes. interpretou diversos papéis no Brasil, Estados Unidos e Europa, incluindo Giorgio Germont (La Traviata), Macbeth (Macbeth), Gianni Schicchi, Marcello (La Bohème), Escamillo (Carmen), Sharpless (Madama Butterfly), Alfio (Cavalleria Rusticana), Tonio (I Pagliacci), Vodnik (Rusalka), Old Doctor (Vanessa), Die Musiklehrer (Ariadne auf Naxos), Sprecher (Die Zauberflöte), Don Giovanni e Figaro (Le Nozze di Figaro). Foi criador e diretor acadêmico por quase uma década do Opera Studio do Recife e da Oficina de Canto do Recife. Foi coordenador do Estúdio de Ópera da Escola Municipal de Música de São Paulo, onde leciona atualmente.

EIKO SENDA – Soprano

Nascida no Japão, chegou ao Brasil em 1995, assumindo papéis de soprano lírico-spinto nos principais teatros do país. Fez mais de 80 apresentações de Madama Butterfly como Cio-Cio San e se especializou em óperas de Carlos Gomes, de quem já interpretou Maria Tudor, Condor e Lo Schiavo. É também um marco na interpretação da lírica wagneriana, se consagrando nos papéis de Sieglinde em Die Walküre e Gutrune no Götterdämmerung, do ciclo do Anel dos Nibelungos com Aidan Lang (Inglaterra), Senta em Der Fliegende Holländer com Christopr Schliegensief ( Alemanha ) e Isolda de Tristão e Isolda em Campinas. Em seu repertório ainda constam Alice Ford (Falstaff, Verdi), Amelia (Un Ballo in Maschera, Verdi), Tosca (Tosca, Puccini), Desdemona em (Otello, Verdi), e Donna Anna (Don Giovanni, Mozart), entre outros. Sua carreira internacional ainda inclui importantes teatros como o Teatro Colón (Buenos Aires), Teatro Solìs (Montevideo), Teatro Argentino de La Plata em papéis como Chysothemis em Elektra (Strauss), Turandot, Ariadne (Ariadne auf Naxos, Strauss), Salome, Violanta (Korngold), Lady Macbeth (Macbeth, Verdi), entre tantos outros. Entre os prêmios conquistados durante a sua carreira, estão os primeiros lugares no Wakayama Intl. Music Competition e no Takarasuka Intl. Chamber Music Competition, em 1988; o de melhor cantora estrangeira na Argentina, o de Patriota Cultural pela embaixada japonesa em Montevidéu, e um Concurso Internacional Maria Callas.

PABLO MARITANO – Diretor Cênico

Nasceu em Buenos Aires onde se formou em Belas Artes pela Escuela Superior de Bellas Artes Ernesto de la Cárcova, e em Direção de Ópera pelo Instituto Superior de Arte del Teatro Colón . Recebeu inúmeros prêmios e distinções, entre eles o Prêmio Internacional de Crítica do Chile por sua produção de Otello -reencenada no Teatro Argentino de La Plata e no teatro SODRE em Montevidéu, e o Prêmio Konex 2019 por sua estreia sul-americana de Platée de Rameau. Os acontecimentos mais marcantes na sua carreira de mais de cinquenta produções de ópera foram: a estreia espanhola e latino-americana de Die Soldaten de Bernd Alois Zimmermann, no Teatro Colón – que se tornou uma sensação internacional; a nova produção de La Ciudad Ausente , do compositor argentino Gerardo Gandini no Teatro Argentino de La Plata em 2011, e a estreia sul-americana de Hippolyte et Aricie de Rameau. Em 2018 dirigiu a estreia brasileira de “Der Rosenkavalier, de R. Strauss, no Teatro Municipal de São Paulo. Em 2012, ele encenou Die Entfürung aus dem Serail, de Mozart , com um novo libreto especialmente encomendado no Teatro Avenida, em Buenos Aires. Para o Teatro Municipal de Santiago do Chile dirigiu Il Trovatore e I Due Foscari. No Brasil encenou Roméo et Juliette, Norma, Der Fliegende Holländer e Il Barbiere di Sevilgia. Dirigiu também Le Malade Imaginaire, Carmen, Faust, Giulio Cesare e Le Grand Macabre, em vários teatros argentinos, bem como L’Italiana em Algeri  e uma versão multimídia de Madama Butterfly no Teatro SODRE de Montevidéu.. Desde 2009 é diretor do Estúdio de Ópera do Teatro Argentino de la Plata, na província de Buenos Aires. Em 2012 foi nomeado professor titular da Carreira de Direção de Ópera do Instituto Superior de Arte del Teatro Colón de Buenos Aires.

DESIRÉE BASTOS – Cenografia e Figurino

Doutora em Design pela PUC-Rio, mestre em Artes Visuais pela UFRJ e professora do curso de Artes Cênicas desde 2011 na mesma instituição. Pesquisa e atua nas áreas de teatro, dança, vídeo, ópera, artes plásticas e carnaval. Coautora do livro Para vestir a cena contemporânea, 2015, pela editora Estação das Letras e Cores. Internacionalmente, expôs seus trabalhos no World Stage Design em Cardiff, Reino Unido (2013) e na Quadrienal de Praga, República Tcheca (2011). Indicação ao prêmio APTR de Melhor cenografia e melhor figurino, pelo espetáculo O nome da Mãe, (2022). Entre os últimos trabalhos estão: cenografia da ópera As Bodas de Fígaro (2022), Theatro da Paz, Belém -PA; cenografia e Figurinos da ópera Ariadne auf Naxos (2022) Theatro São Pedro, São Paulo; cenografia da ópera O Cavaleiro da Rosa (2022) e cenografia e figurinos da ópera O Navio Fantasma (2023) Theatro Municipal de São Paulo.

ERIC HERRERO – DIRETOR ARTISTICO TMRJ

Um dos mais importantes cantores líricos do Brasil, o tenor tem em seu repertório quase 50 personagens interpretados na América do Sul e países da Europa. Eric Herrero assumiu a direção artística do TMRJ em fevereiro de 2020, desenvolvendo uma programação com grandes títulos da ópera e ballet de repertório, promovendo a volta do grande público ao maior teatro lírico do país, com casa lotada ao longo de todo o ano. Desenvolveu o projeto Municipal Para Você em parceria com a ASSCOM-TMRJ. Reconhecido no meio cultural, é Conselheiro Estadual de Política Cultural e, recentemente, recebeu os títulos de Cidadão Honorário do Município do Rio de Janeiro e Embaixador do Turismo do Rio de Janeiro.

Podcast – Municipal Para Voçê

Episódio # 05 – Temporada Temporada – Il Trittico, de Giacomo Puccini

Ficha Técnica:

Apresentação: Eric Herrero.

Participação: Marcelo Ferreira, Eiko Senda, Pablo Maritano e Desirée Bastos.

Gravação e Edição: Fábio Aquino, Davi Amorim e Renan Hubner.

Colaboração: Jayme Chaves e Anna Jullia Bernardo.

Produção: Allex Lourenço. 

Ficha técnica do Espetáculo:
Coro e Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro Cenografia e Figurinos: Desirée Bastos
Iluminação: Ana Luzia de Simoni e Hugo Mercier
Regência do Coro: Edvan Moraes
Concepção e Direção Cênica: Pablo Maritano
Regência: Carlos Vieu
Direção Artística do TMRJ: Eric Herrero

Serviço: Il Trittico
Datas e horários:
Pré-estreia (gratuita) – 14 de julho (dom) – às 17h
Estreia – 17 de julho (quarta), 19 (sexta), 25 (quinta) e 27 (sábado), às 19h e no dia 21 (domingo), às 17h.
Local: Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Endereço: Praça Floriano, s/n° – Centro
Classificação: 14 anos
Duração: 3h30 com 2 intervalos

Ingressos:
Frisas e Camarotes – R$80,00 (ingresso individual)
Plateia e Balcão Nobre – R$60,00
Balcão Superior e Lateral – R$40,00
Galeria Central e Lateral– R$20,00

Ingressos através do site (link no perfil) e na bilheteria do Theatro.

Patrocinador Oficial @petrobras
Apoio: Livraria da Travessa, Rádio MEC, Rádio Amil Paradiso, Rádio
Roquette Pinto – 94.1 FM, Consolato Generale d’Italia Rio de Janeiro, Instituto Italiano di Cultura, Hotels B&B
Realização Institucional: Fundação Teatro Municipal, Associação dos Amigos do Teatro Municipal
Lei de Incentivo à Cultura
Realização: Ministério da Cultura e Governo Federal, União e
Reconstrução.

#ParceriaPetrobras #PetrobrasSocioAmbiental #PetrobrasCultural #CulturaGovbr #TMRJ #TMRJ115Anos

Assessoria de imprensa TMRJ:

Cláudia Tisato – tisato.cultura@gmail.com

Assessora Chefe de Comunicação TMRJ:

Marietta Trotta – mariettatrotta.tmrj@gmail.com