O Theatro Municipal do Rio de Janeiro lançou o segundo episódio da segunda temporada do podcast “Municipal para você”, o tema desta edição foi o ballet “Giselle”, Ballet Romântico em 2 atos, com o Ballet e a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal, sob a regência de Jésus Figueiredo, concepção e adaptação de Hélio Bejani e […]
O Theatro Municipal do Rio de Janeiro lançou o segundo episódio da segunda temporada do podcast “Municipal para você”, o tema desta edição foi o ballet “Giselle”, Ballet Romântico em 2 atos, com o Ballet e a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal, sob a regência de Jésus Figueiredo, concepção e adaptação de Hélio Bejani e Jorge Texeira. O apresentador Eric Herrero, diretor artístico do Theatro Municipal, teve como convidados os primeiros bailarinos do TMRJ, Ana Botafogo e Filipe Moreira.
Conheça cada um dos convidados
ANA BOTAFOGO – PRIMEIRA BAILARINA BTM RJ
Nasceu no Rio de Janeiro, onde começou desde criança seus estudos de ballet. Iniciou sua carreira profissional na França integrando o Ballet de Marseille, de Roland Petit. Participou de Festivais em Lausanne, Veneza, Havana e na Gala Iberoamericana de La Danza, representando o Brasil em Madri. Foi Bailarina Principal do Teatro Guaíra e daAssociação de Ballet do RJ.
Em 1981, ingressou no Theatro Municipal do Rio de Janeiro como Primeira Bailarina cargo em que permanece até hoje. Exerceu ainda o cargo de diretora artística do Ballet do Theatro Municipal durante os anos de 2015 a 2018.
Entre seus muitos títulos, destacam-se o de Embaixadora da Cidade do Rio de Janeiro, o de Benemérito do Estado do Rio de Janeiro, Chevalier dans L’Ordre des Arts et des Lettres (Ministério da Cultura da França), o Troféu Mambembe-1998, a Ordem do Mérito Cultural (Ministério da Cultura-Brasil) na classe de “Comendador”, Medalha Pedro Ernesto. Ana Botafogo em 2021 tornou-se membro da Academia Brasileira de Cultura, ocupando a cadeira de número 44.
Como artista convidada dançou com importantes companhias nacionais e internacionais. Ana Botafogo ao longo de sua carreira apresentou-se em mais de 100 cidades brasileiras, incluindo DF, em 23 estados. Nos palcos brasileiros e internacionais dançou os grandes papéis de mais de 30 repertórios clássicos do ballet mundial. Apresentou-se ainda em vários países da Europa, Ásia e Américas do Norte, Central e do Sul.
Além de sua dança, ministra também, palestras e workshops com o intuito de estimular e levar aos jovens bailarinos os encantos dessa arte e profissão. A divulgação e popularização da dança é uma preocupação constante de Ana Botafogo levando sua arte para os diversos cantos do Brasil. Ana Botafogo, é considerada pelo público e pela crítica uma das mais importantes bailarinas brasileiras de todos os tempos.
FILIPE MOREIRA – PRIMEIRO BAILARINO BTM RJ
Paulistano, Filipe iniciou seus estudos de ballet clássico no Núcleo de Dança Nice Leite e Ilara Lopes, trabalhando também com Ismael Guiser e Tony Sá. Em 2003 ingressou no Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, destacando-se desde então como solista e dançando todo o repertório da companhia. Foi reconhecido pela crítica e pelo público como um dos maiores talentos dos últimos tempos, dado a sua virilidade, excelência técnica, física e interpretativa.
No BTM, desempenhou com sucesso os primeiros papéis nos ballets: O Lago dos Cisnes, A Bela Adormecida, O Quebra-Nozes, Raymonda, Coppélia, Giselle, Floresta Amazônica de Dalal Achcar, Onegin e Romeu e Julieta de John Cranko, Carmen de Roland Petit e La Bayadère de Luis Ortigoza.
Em 2010 integrou como solista a São Paulo Companhia de Dança. Filipe é convidado para representar o Ballet do Theatro Municipal e o Brasil em várias galas e festivais internacionais. Recentemente apresentou-se na Gala Internacional de Miami.
Podcast – Municipal Para Voçê
Episódio # 02 – Segunda Temporada – Giselle
Apresentação: Eric Herrero.
Participação: Ana Botafogo e Filipe Moreira.
Gravação e Edição: Fábio Aquino.
Produção: Allex Lourenço.
Colaboração: Anna Júllia e Jayme Chaves
Ficha Técnica do Espetáculo:
Solistas:
5 e 15 de abril-Cláudia Mota e Cícero Gomes
6 e 11 de abril-Marcella Borges e Filipe Moreira
8,13 e 16 deabril – Márcia Jaqueline e Cícero Gomes
9 e 14 de abril – Juliana Valadão e Filipe Moreira
12 de abril- Manuela Roçado e Rodrigo Hermesmeyer
Ensaiadores: Jorge Texeira, Aurea Hammerli, Cristiane Quintan, Mônica Barbosa, Priscila Albuquerque
Figurino: Tânia Agra
Iluminação: Paulo Ornellas
Cenografia: Manoel Puoci
Confecção: Pará Produções e Eventos
Concepção e Adaptação: Hélio Bejani e Jorge Texeira, segundo Jean Coralli e Jules Perrot
Ballet e Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal
Regência: Jésus Figueiredo
Direção Geral: Hélio Bejani
Direção Artística do TMRJ: Eric Herrero
Serviço:
Giselle com Ballet e Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal
Ballet Romântico em 2 atos
Música: Adolphe Adam, revisada por Joseph Horovitz
Libreto: Théophile Gautier, segundo Heinrich Heine
Local: Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Endereço: Praça Floriano, s/nº – Centro
Classificação: Livre
Lei de incentivo à cultura
Apoio: Livraria da Travessa, Rádio MEC, Rádio SulAmérica Paradiso, Rádio Roquette Pinto – 94.1 FM
Realização Institucional: Fundação Teatro Municipal, Associação dos Amigos do Teatro Municipal
Realização: Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Petrobras, por meio do programa Petrobras Cultural, Governo Federal.