“Municipal Para Você” – Dia Mundial da Ópera – Conheça os convidados do novo episódio do nosso PodCast

O Theatro Municipal do Rio de Janeiro lançou o décimo primeiro episódio da segunda temporada do podcast “Municipal para você”, o tema desta edição foi “O Dia Mundial da Ópera”. E para comemorar a data celebramos o centenário de cinco grandes cantores líricos do século passado: Maria Callas, Victória de los Angeles, Cesare Siepe e os brasileiros Alfredo Colosimo e Paulo Fortes. A Gala Lírica é uma parceria do TMRJ com a Cia. Ópera São Paulo.

O apresentador Eric Herrero, diretor artístico do Theatro Municipal, teve como convidados a maestrina Priscila Bomfim, o cantor lírico e professor Inácio de Nonno e o diretor cênico, Daniel Salgado.

PRISCILA BOmFIM

Além de seu reconhecido trabalho como pianista, Priscila tem desenvolvido ampla e crescente carreira como regente, realizando concertos com as principais orquestras sinfônicas do país, como a Orquestra Sinfônica Brasileira, Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (RS), Academia de Ópera e Orquestra do Theatro São Pedro (SP), Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas (SP) e a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do RJ, onde trabalha há muitos anos.  É regente da OSJ Chiquinha Gonzaga, orquestra formada por meninas alunas da rede pública do Rio de Janeiro que fará sua segunda turnê pela Europa este ano.  É mestre pela UFRJ, com um relevante trabalho de Leitura à Primeira Vista ao Piano. Tem no currículo a regência das óperas Eugene Onegin, Cendrillon (Pauline Viardot), Bodas de Fígaro, Orphee de Philip Glass, Carmen, e estreias de óperas brasileiras.

INÁCIO DE NONNO

Doutor em Música pela UNICAMP e Mestre pela UFRJ, onde é professor nas classes de Canto da Escola de Música. Em seu repertório constam mais de 30 primeiras audições mundiais de peças e óperas brasileiras, especificamente para ele compostas por autores como Cézar Guerra-Peixe, Edmundo Villani-Cortes, João Guilherme Ripper, Ernani Aguiar, Ronaldo Miranda, entre outros.

Tem participação em 30 CDs gravados, todos dedicados ao repertório brasileiro, desde restaurações do material colonial, até os compositores contemporâneos mais vanguardistas. Ganhou o Prêmio Especial para a Canção Brasileira no XII Concurso Internacional de Canto do Rio de Janeiro. O CD da ópera Colombo, de Carlos Gomes, onde Inácio De Nonno interpreta o papel título, ganhou o prêmio da APCA e o prêmio Sharp.

Também ganhou o prêmio APCA por sua participação na ópera “O Menino e a Liberdade” de Ronaldo Miranda. Seu repertório enfatiza ainda a música antiga, o lied alemão e a canção francesa, onde aborda especialmente os compositores Ravel, Fauré e Poulenc, e a ópera, em que conta hoje com mais de 40 papéis efetivamente apresentados em público. Inácio De Nonno é, também, membro da Academia Brasileira de Música.

DANIEL SALGADO

Daniel Salgado da Luz é graduado em filosofia e possui mestrado em música na área de musicologia histórica, ambos pela UFRJ. Trabalhou em projetos de extensão pela mesma instituição que visavam formação de plateia e aproximação do público com espetáculos líricos: Cantatas Dramáticas (2010-11) e Cantatas na Quinta da Boa Vista (2011-13). Atuou como assistente de direção cênica em João e Maria (2016) de E. Humpendinck e como diretor cênico nos espetáculos Così fan Tutte (2012) de W.A. Mozart e Viva la mamma (2017) de G. Donizetti, nos projetos Escola vai à Ópera e Ópera na UFRJ. Trabalhou como assistente de direção cênica com André Heller Lopes nas óperas Renaud (2016) na sala Cecília Meireles e Jenufa (2017) no TMRJ. Foi também redator de programas de concertos no ano de 2018 na Filarmônica de Minas Gerais. Atualmente integra a equipe técnica do TMRJ como Coordenador de palco.

ERIC HERRERO – DIRETOR ARTISTICO TMRJ

Um dos mais importantes cantores líricos do Brasil, o tenor tem em seu repertório quase 50 personagens interpretados na América do Sul e países da Europa. Eric Herrero assumiu a direção artística do TMRJ em fevereiro de 2020, desenvolvendo uma programação com grandes títulos da ópera e ballet de repertório, promovendo a volta do grande público ao maior teatro lírico do país, com casa lotada ao longo de todo o ano. Desenvolveu o projeto Municipal Para Você em parceria com a ASSCOM-TMRJ. Reconhecido no meio cultural, é Conselheiro Estadual de Política Cultural e, recentemente, recebeu os títulos de Cidadão Honorário do Município do Rio de Janeiro e Embaixador do Turismo do Rio de Janeiro.

Podcast – Municipal Para Voçê

Episódio # 11 – Segunda Temporada – O Dia Mundial da Ópera

Apresentação: Eric Herrero.

Participação: Priscila Bomfim, Inácio de Nonno e Daniel Salgado.

Gravação e Edição: Fábio Aquino, Davi Amorim e Pedro Dias.

Colaboração: Jayme Chaves e Anna Julia Bernardo

Produção: Allex Lourenço.

Ficha Técnica do Espetáculo:

Solistas: Daniella Carvalho, Michele Menezes, Gabriele de Paula, Kismara Pezzati, Daniel Umbelino, Ivan Jorgensen, João Campelo, Inácio de Nonno, Anderson Barbosa.

Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal e Cia. Ópera de São Paulo.

Regência: Priscila Bomfim.

Diretor Artístico: Eric Herrero.

Dia Mundial da Ópera – Gala Lírica

Com Orquestra Sinfônica (OSTM) e Cia. Ópera São Paulo

Endereço: Praça Floriano, s/nº – Centro

Duração: 1h30

Datas e Horários:

24/10 – 12h (Municipal ao Meio-Dia) – Ingressos a R$2,00

25/10 – 19h (Dia Mundial da Ópera)

Frisas e Camarotes – R$60,00 (ingresso individual)

Plateia e Balcão Nobre – R$40,00

Balcão Superior – R$30,00

Galeria: R$15,00

Patrocinador Oficial Petrobras.

Apoio: Livraria da Travessa, Rádio MEC, Rádio SulAmérica Paradiso, Rádio Roquette Pinto – 94.1 FM.

Realização Institucional: Fundação Teatro Municipal, Associação dos Amigos do Teatro Municipal.

Lei de Incentivo à Cultura.

Realização: Ministério da Cultura e Governo Federal, União e Reconstrução.