Mezzo-soprano Isabel Leonard será atração de agosto na série “Concertos Internacionais”

O Globo/Série Dellarte Concertos Internacionais apresenta no sábado, 10 de agosto, às 18h, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Isabel Leonard acompanhada pelo pianista Bryan Wagorn. Uma das mezzo-sopranomais prestigiadas no cenário internacional e aclamada pela crítica brasileira em suas recentes apresentações,Isabel Leonard ganhou três vezes o Grammy e também foi premiada pelo prestigiado Richard Tucker Foundation Award. No programa, obras de Bizet, Mozart, Rossini, Offenbach, e compositores espanhóis.

Isabel Leonard nasceu em Nova Iorque e sempre soube que queria estar no palco. Sua mãe ouvia ópera em casa e a incentivou na arte. Cantou com o coro infantil da Manhattan School of Music e, na juventude, em uma banda de jazz e fazia também teatro musical.

Pratiquei balé e cantei quando era mais nova porque gostava. Atuar faz parte da minha vida desde o início, mas a ópera não fazia parte da minha vida até que entrei na faculdade”, costuma dizer.

Seu timbre peculiar levou a mezzo-soprano a incorporar em seu repertório papéis masculinos como os personagens Sextus, na ópera Giulio Cesare, e o pajem Cherbubino, em Le Nozze di Figaro, de Wolfgang Amadeus Mozart

Os créditos na televisão e no cinema incluem participações no filme de Rebecca Miller, She Came to Me, estrelado por Anne Hathaway e Marisa Tomei, na cinebiografia de Leonard Bernstein Maestro, dirigida por Bradley Cooper, cenas da Masterclass de Terrence McNally, dirigida por Nicole Alexander e como apresentadora das transmissões ao vivo em HD do Metropolitan Opera.

Leonard foi nomeada ganhadora do prestigiado prêmio Richard Tucker e tem três prêmios Grammy por From the Diary of Anne Frank, de Michael Tilson Thomas, na SFS Media, L’enfant et les sortilèges, de Ravel, na Decca, e The Tempest, do The Metropolitan Opera. Atualmente reside em Nova York e faz parte do Conselho de Curadores do Carnegie Hall e do Conselho Consultivo Artístico da ArtSmart.

Bryan Wagorn

Brian Wagorn é formado em piano pelo Royal Conservatory of Music do Canadá, pela Universidade de Ottawa, pelo Mannes College of Music e possui doutorado em artes musicais pela Manhattan School of Music. Ele se formou no Programa de Desenvolvimento de Jovens Artistas do Metropolitan Opera Lindemann e atua no corpo docente do Mannes College of Music. O pianista e treinador vocal canadense Bryan Wagorn se apresenta regularmente na América do Norte, Europa e Ásia como solista, músico de câmara e acompanhante de recitais para os principais cantores e instrumentistas do mundo.

A programação da Série Dellarte Concertos Internacionais segue até novembro e traz uma seleção de grandes estrelas do cenário internacional. A National Youth Orchestra USA, do Carnegie Hall econhecida porreunir os melhores jovens músicos dos Estados Unidos, sob a regência de Marin Alsop e com participação do pianista Jean-Yves Thibaudet, faz concerto no dia 12 de agosto. Fundado em 1973, o concerto do Wiener Musikverein Quartett será no dia 30 de setembro. O violinista Joshua Bell se junta ao pianista Peter Dugan para o encerramento da Programação 2024 Série Dellarte Concertos Internacionais, em 20 de novembro.

A Série Concertos Internacionais é apoiada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, apresentada pelo Ministério da Cultura e Bradesco Seguros, e corealização da Dellarte, Ministério da Cultura e Governo Federal – União e Reconstrução.

Programa:

Joaquín Valverde (1875 – 1918)

Clavelitos

Federico García Lorca (1898 – 1936)

La Tarara

Nana de Sevilla

Sevillanas do Século XVIII

Xavier Montsalvatge (1912 – 2002)

Cinco Canciones Negras

Cuba dentro de un piano

Punto Habañera

Chévere