fbpx

María Pagés volta ao Brasil com o espetáculo “Una Oda Al Tiempo”


Com um vestido vermelho escuro, a exuberância dos braços de serpente e inúmeros símbolos das raízes do flamenco que conversam com o passado, presente e futuro, María Pagés está de volta aos palcos do Brasil, desta vez com o espetáculo “Una Oda Al Tiempo”. A apresentação fala do efêmero, da eternidade e da irreversibilidade implacável do tempo sobre o corpo, o desejo, a arte e a vida, em um formato marcante, com palco cheio de vida
composto por 8 bailarinos e um grupo de sete músicos que irão percorrer cinco cidades do Brasil: Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre.

“Trazer María Pagés novamente para o Brasil com um espetáculo neste formato, após tempos difíceis de pandemia, é uma alegria. Una Oda Al Tiempo é um presente para os brasileiros. O público vai ter a oportunidade de vivenciar a riqueza estética e sonora do flamenco em 95 minutos ininterruptos de dança, música e cultura. É um show emocionante tanto para quem ama o flamenco, quanto para quem não conhece”, garante Steffen Dauelsberg, diretor executivo da Dellarte, organizadora da turnê no Brasil.

Dirigido pela própria coreógrafa sevilhana e pelo hispanista, dramaturgo e escritor, El Arbi El Harti, “Una Ode Al Tiempo” é uma obra madura, completa, que transmite doze sentimentos em doze cenas com um passeio pelas estações da vida. São sequências coreográficas rápidas e nítidas, em um espetáculo eletrizante, denso e altamente instigante. A obra é inspirada em autores díspares como Platão, Margueritte Youcenar, Martin Heidegger, Pablo Neruda e o compositor John Cage.

” ‘Uma ode ao tempo’ é uma coreografia flamenca sobre a contemporaneidade e sobre o diálogo contínuo e necessário com a memória. O espetáculo pergunta sobre o que está acontecendo no mundo atual para que a arte possa se expressar como faz. O flamenco é uma arte popular, com uma trajetória riquíssima de evolução, que recorre e que toca todos os sentimentos humanos. Estou muito feliz por trazer essa experiência para o Brasil”, afirma María.

Pagés é uma das mais reconhecidas e premiadas estrelas da tradição flamenca. Pupila de Antonio Gades, ícone da cultura espanhola, ela é uma mulher política, que em seu novo espetáculo chama a atenção pelos cabelos grisalhos, como uma escolha de abraçar as marcas do tempo, fazendo um passeio histórico pela dança, misturando tradição e contemporaneidade. Neste espetáculo, María traz uma reflexão ética e artística sobre a atualidade, explorando as luzes e sombras perturbadoras que assinalam o tempo.

A estreia da turnê acontece em um dos maiores complexos culturais da América Latina, o Teatro Guaíra, em Curitiba, no dia 20 de agosto, em sessão única às 21h. Já nos dias 23 e 24, a María Pagés Compañía desembarca na cidade de São Paulo, onde fará três apresentações no Teatro Alfa, incluindo uma sessão solidária na quarta-feira, às 16h. O retorno ao Rio de Janeiro não poderia ser em outro lugar, senão no Theatro Municipal, onde já apresentou, em 2018, o solo magistral “Óyeme con los ojos” que encantou os brasileiros.

Com “Una Oda Al Tiempo”, no Rio, Pagés fará quatro apresentações entre os dias 26 e 28 de agosto, em uma das mais importantes casas de espetáculos do país. No dia 30 é a vez do SESC Palladium, no Centro de Belo Horizonte, receber esse grande show de dança flamenca e assistir à elegância majestosa de Pagés, às 20h30. A Compañía encerra a turnê no Brasil no dia 2 de setembro, às 20h30, no Teatro Bourbon Country, em Porto Alegre.Todos os ingressos já estão à venda no site https://www.dellarte.com.br


O espetáculo “Una Oda Al Tiempo” é realizado pelo Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura, Governo Federal, Pátria Amada Brasil por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Apresentado pelo Ministério do Turismo e Bradesco Seguros. Patrocinado pela Repsol Sinopec Brasil. É produzido pela Dellarte Soluções Culturais com apoio institucional da María Pagés Compañía, Instituto Cervantes e parceria do O GLOBO. Comunicação Rebento Comunicação Criativa.

SOBRE O CIRCUITO CULTURAL BRADESCO SEGUROS
Manter uma política de incentivo à cultura faz parte do compromisso do Grupo Bradesco Seguros considerando a cultura como ativo para o desenvolvimento dos capitais do conhecimento e do convívio social. Nesse sentido, o Circuito Cultural Bradesco Seguros se orgulha de ter patrocinado e apoiado, nos últimos anos, em diversas regiões do Brasil, projetos nas áreas de música, dança, artes plásticas, teatro, literatura e exposições, além
de outras manifestações artísticas.

Dentre as atrações incentivadas destacam-se os musicais “Bibi – Uma vida em musical”, “Bem Sertanejo”, “Les Misérables”, “70 – Década do Divino Maravilhoso”, “Cinderella”, “O Fantasma da Ópera”, “A Cor Púrpura” e “Conserto para Dois”, além da “Série Dell’Arte Concertos Internacionais” e a exposição “Mickey 90 Anos”.

Durante a pandemia de Covid-19, grandes atrações do Circuito Cultural Bradesco Seguros migraram para o ambiente digital, em formato de lives. Espetáculos como “Selfie”, “Tudo que Eu Queria te Dizer”, “Minimanual de Qualidade de Vida”, “Cura”, “Ninguém Dirá Que é Tarde Demais” e, mais recentemente, “Balletto di Roma” e “Doidas e Santas” puderam ser conferidos no canal oficial da seguradora no YouTube.

Sobre o Programa de incentivo ao acesso e à diversidade cultural da Repsol Sinopec

O desenvolvimento da indústria cultural e a democratização do acesso aos bens culturais são diretrizes que fazem parte do programa de apoio a projetos da Repsol Sinopec Brasil. Por isto, a empresa é a grande parceira da Dellarte nesta jornada, incentivando a vinda de produções de arte, dança e literatura reconhecidas pelo país e pelo mundo, que proporcionem mais opções de produtos culturais e a diversidade de olhares. Entre elas,
destacam-se “Carmen” e “Fuenteojevuna”, além da “Série O Globo/Dellarte Concertos Internacionais”.

Presente no Brasil há 25 anos, a Repsol Sinopec possui uma atuação sólida no país, contribuindo de forma significativa para o desenvolvimento econômico e social, que inclui o fomento a iniciativas com base em três pilares: Energia e Sustentabilidade; Educação e Esporte; e Patrimônio e Cultura. A empresa é a quarta maior produtora nacional no setor de óleo e gás, com forte presença no pré-sal brasileiro, através dos grandes ativos de
Sapinhoá, Lapa e Albacora Leste. Entre seus principais marcos, estão o pioneirismo na abertura do mercado de E&P e na exploração do pré-sal, e a descoberta do campo BM-C-33, na Bacia de Campos, ativo com capacidade de ser uma das maiores fontes de fornecimento de gás natural do país. Saiba mais em: repsolsinopec.com.br e Repsol Sinopec Brasil | LinkedIn .

España Baila Brasil
A turnê da Maria Pagés Compañía acontece junto com o Congresso Mundial de Flamenco, que toma como ponto de partida o famoso Concurso de Canto Flamenco de Granada, que em 2022 celebra seu centenário e foi o primeiro catalisador para uma visão do mundo do flamenco. Como atividade do Congresso, será realizado pelo Instituto Cervantes o projeto “España Baila Brasil”, em que María Pagés, vencedora do Prêmio Astúrias de Artes 2022,
irá realizar diversas atividades abertas ao público como oficinas de dança, ensaios abertos, exibições de filmes e palestras nas 5 cidades. O objetivo é o de aproximar o público brasileiro do mundo do flamenco e gerar um espaço de reflexão através de cinco linhas temáticas que reunirão o melhor da arte flamenca atual e suas possibilidades de evolução: a Palavra, o Corpo, a Transformação e o Futuro, a Miscigenação e a Diversidade.

PROGRAMAÇÃO turnê María Pagés Compañía
Espetáculo: “Una Oda Al Tiempo”
Ingressos: https://theatromunicipalrj.eleventickets.com/#!/home

CURITIBA | Teatro Guaíra
Dia 20 de Agosto às 21:00
SÃO PAULO | Teatro Alfa
Dia 23 às 20:30
Dia 24 às 16:00 – Sessão solidária
Dia 24 às 20:30
RIO DE JANEIRO | Theatro Municipal
Dia 26 às 20:00
Dia 27 às 16:00
Dia 27 às 20:00
Dia 28 às 17:00
BELO HORIZONTE | SESC Palladium
Dia 30 às 20:30
PORTO ALEGRE | Teatro Bourbon Country
Dia 2 às 20:30