fbpx

Marcia Milhazes Companhia de Dança apresenta “Paz e Amor II”, com presença da pianista japonesa Yuka Shimizu


Uma declaração de amor, esperança no outro e liberdade para um mundo mais sensível. Em “Paz e Amor II”, a Marcia Milhazes Companhia de Dança apresenta dois solos que se entrelaçam e se comunicam para falar da alma humana. Desdobramento do projeto “Paz e Amor I”, iniciado durante a pandemia, a obra com direção artística, concepção e coreografia de Marcia Milhazes terá única apresentação gratuita em 28 de abril, no Salão Assyrio, no Theatro Municipal, com a presença da pianista japonesa Yuka Shimizu. O espetáculo “Paz e Amor II” foi contemplado pelo “Edital Municipal em Cena”.

No palco, os bailarinos Ana Amélia e Domenico Salvatore trazem uma gestualidade criada durante e após o isolamento social. Eles se cruzam, incorporando imagens afetivas, gestos carregados de fantasia, como paisagens em movimento. “Meu desejo é falar dos laços humanos, do sensível e do amor. O meu trabalho quer tocar nisso, com otimismo e esperança”, diz Marcia Milhazes, que pela primeira vez apresenta um espetáculo no Salão Assyrio – um dos importantes espaços da história do Theatro Municipal. “Estou absolutamente encantada de levar o meu trabalho para esse templo arquitetônico, que carrega as memórias de artistas que passaram por ali ao longo de décadas”, destaca a diretora.

Desde o final dos anos 1990, a pianista japonesa Yuka Shimizu se divide entre o Japão e o Brasil. Apaixonada pela música brasileira, Shimizu tocará no espetáculo obras de Heitor Villa-Lobos e Ernesto Nazareth. “Vamos apresentar uma peça pouco conhecida de Villa-Lobos chamada ‘Ondulando’, de 1914”, diz a diretora. “É esse Brasil esquecido que quero trazer para o espetáculo. Percebo uma valorização só do presente, em que não existe passado e nem futuro, construindo uma sociedade distanciada das suas memórias mais genuínas e afetivas”, observa.

Além da já citada “Ondulando”, o repertório inclui “Melodia Sentimental”, “Prelúdio – Op.20”, Prelúdio –Bachianas Brasileiras nº4”, “Impressões Seresteiras” e “Festão no Sertão”, de Heitor Villa-Lobos; e “Improviso” e “Fon-fon”, de Ernesto Nazareth. O repertório se relaciona diretamente com o centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, tema principal do “Edital Municipal em Cena”. “Villa-Lobos foi um grande protagonista do movimento modernista, com seus concertos emblemáticos. Tenho uma relação com a sua obra que atravessa minhas criações e a trajetória da companhia”, diz Milhazes.

A obra “Paz e Amor II” é terceira parceria entre a coreógrafa e a pianista. A primeira foi em 2012, quando Shimizu participou do espetáculo “O Bosque”, ao lado do violoncelista David Chew. No ano passado, ela se apresentou com a performance “Gamboa 3”, dentro da exposição “Sagrada Mistura”, da artista plástica Beatriz Milhazes, na The Pace Gallery, em Nova York.

Marcia Milhazes nasceu e trabalha no Rio de Janeiro. De 1970 a 1979, teve sua formação como bailarina clássica pela Escola de Danças Clássicas do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Pós-graduada em Estudos da Dança e Coreografia/Coreologia pela Laban Centre for Movement and Dance, em Londres (1991-1992). Atuou como professora convidada na Universidade de Tulane (Nova Orleans) e na New World School (Miami), em 2007; e como coreógrafa residente na Florida International University FIU (1999). Em 2010, foi reconhecida pela revista “Bravo!”como uma das mais importantes artistas brasileiras do Século XXI e entre as dez mais importantes da dança na década.

Durante a pandemia, montou o espetáculo “Paz e Amor” que integrou a programação do projeto “Em Casa com o Sesc SP”. A obra foi indicada a melhor espetáculo de Dança APCA (2020) e ganhou o primeiro Prêmio de Cultura Qualicult-Qualicorp (2021). No mesmo período, criou os vídeos-dança “Pássaros” e “Sonho de Primavera”, tendo sido premiada nos festivais Pool International Dance Film Festival (Berlim/2020), The London International Screen Dance Festival (Londres/2021) e The Vrystaat Arts Festival (África do Sul/2020). No Brasil, os trabalhos participaram do Dança em Foco 2020, Nova Dança International Film Festival 2021.

Em 2022, apresentou a performance “Gamboa 3” na The Pace Gallery, em Nova  York, como parte da exposição “Sagrada Mistura”, da artista plástica Beatriz Milhazes. Em 2022, a obra “Paz e Amor” foi apresentada no Teatro Le Regard du Cygne, em Paris, e em turnê pelo Brasil (Belo Horizonte, Belém e São Paulo). No mesmo ano, estrou “Paisagens Experimentais em Tempo de Confinamento”, no Sesc Anchieta. Com sólida carreira profissional no Brasil e no exterior, tem 26 obras coreográficas; e projetos especiais: quatro óperas, seis vídeos-dança e projetos em arte performance e educação.

Yuka Shimizu – Pianista, natural de Saitama no Japão. Em 1995, ingressou na Faculdade de Música Kunitachi em Tóquio. Sua paixão pela música brasileira trouxe-a ao Brasil em 1997. Formou-se no Conservatório Brasileiro de Música em 2001. Recebeu vários prêmios nos concursos de piano no Brasil. Desde 1998, realiza recitais e participa de festivais nos principais teatros no país e no Japão. Lançou os CDs solo de piano “Ernesto Nazareth – Embalada pela brisa do Rio” e “Piano Brasil”. Integra o grupo “Trios Brasileiros” e o Duo Burajiru, com quem produziu o disco “Tacuchian e a Viola”.

Apresentou-se como solista da Orquestra Sinfônica Nacional UFF, Orquestra de Barra Mansa-RJ e Orquestra Camerata de Sesi-ES. Realizou o recital de encerramento na embaixada do Brasil em Tóquio no evento de Comemoração dos 130 anos de nascimento de Villa-Lobos e a história da Associação Villa-Lobos do Japão. Foi convidada no projeto “Candlelight Concerts by Fever”, no Hotel Copacabana Palace. Concerto em New York na The Pace Gallery como parte da performance “Gamboa III”, com Marcia Milhazes Companhia de Dança. Em 2023, faz recital no Shiodome Hall, em Tóquio.

Ficha Técnica 

Direção artística, concepção e coreografia: Marcia Milhazes

Intérpretes: Ana Amélia Vianna e Domenico Salvatore

Pianista: Yuka Shimizu

Desenho de Luz: Marcia e Glauce Milhazes

Designer Gráfico: Domenico Salvatore

Desenho de Figurino: Marcia Milhazes

Assessoria de Imprensa: Andrea Gonçalves e Paula Catunda

Cinematógrafo: John CM

Costureira: Eunice Martins

Operador e técnico de luz: Paulinho

Produção de Montagem: Simone Lima

Serviço

Paz e Amor II – Marcia Milhazes Companhia de Dança

Duração: 50 minutos

Data: 28 de abril

Horário: 18h

Local: Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Sala: Salão Assyrio (150 lugares)

Endereço: Praça Floriano, s/nº – Centro

Classificação: Livre

Gratuito (os ingressos devem ser retirados no dia da apresentação no local, a partir das 16h e por ordem de chegada)