GALA BALLET 112 ANOS DO TMRJ

O Theatro Municipal do Rio de Janeiro está de aniversário! No dia 14 de julho, um dos mais importantes teatros do país completa 112 anos de vida! E para comemorar junto ao público, foi elaborada uma programação especial on-line.

No dia 13 de julho, será apresentada uma Gala de Ballet, que contará com a apresentação de trechos de três espetáculos alegres coreografados por Marius Petipa: Paquita Grand Pas Classique,  Animated Frescoes e O Corsário Grand Pas de Deux.

Paquita Grand Pas Classique é um importante balé do repertório clássico internacional que se apresentou pela primeira vez, exatamente pelo Paris Opera Ballet, a Companhia de Ballet da Ópera de Paris, que serviu de inspiração para a construção do TMRJ. Esta peça, que conta uma história de amor entre uma cigana e o filho de um Conde, fez sucesso pelas suas alegres danças espanholas e mostrará uma divertida abertura das apresentações da noite.

Animated Frescoes trata-se de uma inclusão coreográfica de Petipa com música de Riccardo Drigo à trilha original de Pugni ao balé Little Humpbacked Horse que tinha coreografia original de Arthur Saint-Léon. A história é baseada em um conto de fadas sobre um tolo que com a ajuda de um cavalo mágico, derrota um malvado Khan e ganha a mão da donzela.

O Corsário, estreado em 1856 também pelo Ballet da Ópera de Paris, conta a história de Medora, uma escrava e de Conrado, líder dos corsários que se apaixonam à primeira vista, porém Conrado ao ver sua amada ser sequestrada, jura resgatá-la.

GALA DE BALLET – 112 ANOS DO TMRJ

I. PAQUITA GRAND PAS CLASSIQUE

Cia de Ballet da Escola Maria Olenewa

Bailarino Convidado: Cícero Gomes – 1º Bailarino do Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Música: Ludwig Minkus

Bailarinas da Cia de Ballet da Escola Maria Olenewa:

Adalgisa Tobias

Data: 13 de julho – terça-feira

Fotos: Igor Corrêa/Verus Films

Canal do YouTube

Apoio: Livraria da Travessa, Rádio MEC, Rádio SulAmérica Paradiso, Rádio Roquette Pinto – 94.1 FM

Patrocínio Ouro Petrobras

Lei de Incentivo à Cultura

Realização Institucional: Fundação Teatro Municipal, Associação dos Amigos do Teatro Municipal.

Realização: Secretaria Especial da Cultura e Governo Federal.