fbpx

Gala 90 anos do Coro do Theatro Municipal


Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Associação dos Amigos do Teatro Municipal e Petrobras, patrocinador oficial do Theatro Municipal, apresentam

Gala 90 anos do Coro do Theatro Municipal

Com Coro e Orquestra Sinfônica do TMRJ

Regência: Victor Hugo Toro Participações especiais dos maestros: Priscila Bomfim e Edvan Moraes

Participações especiais dos maestros: Priscila Bomfim e Edvan Moraes

O Theatro Municipal do Rio de Janeiro está em festa. Nos dias 09 e 10 de agosto, haverá um concerto em homenagem aos 90 anos do aniversário do Coro da Casa. E para comemorar esta data, com patrocínio oficial Petrobras e realização AATM, o Theatro Municipal vai realizar um programa variado, elaborado pelos próprios artistas, com obras de Verdi, Mascagni, Wagner e o brasileiro Carlos Gomes, o maior compositor operístico das Américas.

(foto: Daniel Ebendinger) – Integrantes do Coro na escadaria interna do TMRJ

O concerto do dia 9 de agosto, quarta-feira, acontecerá dentro do projeto Municipal ao Meio-Dia com preços bem populares, a dois reais. Já na quinta, dia 10, o espetáculo começará às 19h, sempre com a participação da Orquestra Sinfônica (OSTM). O concerto será regido pelo Maestro Victor Hugo Toro, com participações especiais dos Maestros Priscila Bomfim e Edvan Moraes, e contará com os solistas Michele Menezes, Eliane Lavigne, Erick Alves e Pedro Olivero, integrantes do Corpo Coral.

 “O aniversário de 90 anos do Coro é um orgulho para todos nós do Theatro Municipal. No Brasil, poucos lugares possuem um Corpo Coral com uma trajetória dessa magnitude. Atualmente, o Theatro Municipal conta com 103 vozes que dão vida às obras apresentadas em nosso Palco. Meus parabéns ao Coro do Theatro Municipal!”- afirma Clara Paulino, Presidente da Fundação Teatro Municipal

“O Theatro Municipal celebra os 90 anos de seu Coro com um programa especialmente elaborado pelo corpo artístico, compreendendo os mais belos coros de ópera. O Coro do TM, patrimônio imaterial do estado do Rio de Janeiro, figura entre os mais importantes coros da América Latina e é um prazer convidar a todos para essa grande festa!” – celebra o diretor artístico da Fundação Teatro Municipal, Eric Herrero.

“Participar da celebração de 90 anos do Coro do TMRJ como seu Maestro Titular é um presente e uma grande alegria para mim. Sinto-me honrado em colaborar com esta história de excelência, dedicação ao público e amor pela Música. Que venham muitos e muitos anos mais!”, destaca o maestro titular do Coro do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Edvan Moraes.

Capa do Programa do Coro de 1933 – Acervo CEDOC/TMRJ
(foto: Daniel Ebendinger) – O Coro do Theatro Municipal do Rio de Janeiro durante o concerto de abertura da temporada de 2023

SOBRE O CORO

Apesar de fundado a partir de um decreto em 1931, o Coro do Theatro Municipal do Rio de Janeiro foi inaugurado em 3 de agosto de 1933, preparado pelo seu primeiro titular, o Maestro Santiago Guerra, para uma apresentação de Andrea Chénier, ópera italiana composta por Umberto Giordano.

Desde a sua criação, o grupo já foi dirigido em inúmeras ocasiões por importantes maestros como Oscar Leone, Gianni Lazzari, Norberto Molla, Andrea Morosini, Romano Gandolfi, Nelson Nilo Hack, Henrique Morelenbaum e Genzon Martinelli.

Atualmente, o Coro conta com 103 cantores que se apresentam em concertos e óperas com a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e com o Ballet do Theatro Municipal RJ, além de atuar com solistas convidados.

Em 1975, após a aposentadoria de Santiago Guerra, o coral foi dirigido interinamente por Celso Cavalcanti de Albuquerque, que atuava como maestro assistente, e Zuinglio Faustini. O maestro Andrés Máspero foi nomeado titular em 1978, cargo que ocupou até 1982. Nesse período, o Coro do Theatro Municipal do Rio de Janeiro foi considerado um dos melhores do mundo em seu gênero pela revista Opera News.

Com a saída de Máspero, o maestro Manuel Cellario assumiu a direção do grupo, permanecendo até 2000, quando se aposentou. Seu assistente, Maurílio dos Santos Costa, foi nomeado titular em 2001, permanecendo até 2013. Em seguida, o maestro Jésus Figueiredo esteve à frente do Coro do Theatro Municipal, passando por Priscila Bomfim e atualmente, Edvan Moraes é o novo maestro titular do Coro.

(foto: Paulo Fleury) –  O maestro Victor Hugo Toro

Sobre o maestro Victor Hugo Toro

Nascido em Santiago do Chile, realizou estudos de regência orquestral e formou-se na Faculdade de Artes da Universidade do Chile. Foi vencedor do II Concurso Internacional de Regência Orquestral – Prêmio OSESP – Organizado pela Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e tem sido convidado a reger as mais importantes orquestras de seu país. Além da OSESP, onde foi regente assistente e apresentou importantes peças do repertório universal junto a primeiras audições de repertório brasileiro, tem sido convidado a reger a Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, Sinfônicas de Campinas, Paraná, Porto alegre, Bahía, Espirito Santo, Amazonas filarmônica, Orquestra do Teatro Massimo de Palermo e da Arena de Verona (Itália), Orquestra estável do Teatro Colón (Argentina), Sinfônicas do Sodre (Uruguai) e de Xalapa (México), além das filarmónicas de Montevidéu, Mendoza, Buenos Aires, Oltenia (Romênia), da Universidade Nacional Autônoma do México e de Xiamen (China), entre muitas outras. Além de desenvolver importante trabalho com orquestras jovens de seu país, Victor Hugo Toro é também compositor e suas obras têm sido interpretadas por diversos grupos sinfônicos e de câmara. Ele foi escolhido um dos 100 líderes jovens do Chile pelo jornal “El Mercúrio” e recebeu uma homenagem da Câmara Municipal de São Paulo pelo seu trabalho em prol da música, a sociedade paulistana e o acercamento cultural entre Chile e Brasil. Laureado pela Sociedade Brasileira de Artes Cultura e Ensino com a Ordem do Mérito Cultural “Carlos Gomes” no grau de comendador, recebeu de parte da Câmara Municipal de Campinas a medalha “Carlos Gomes” e a medalha “Samuel Lisman” de Artes, conferida pela Academia Campineira de Letras e Artes (ACLA) pelos relevantes serviços prestados à cidade. Foi regente principal da Orquestra Sinfônica do SODRE, em Uruguai, regente residente da Companhia Brasileira de Opera e assessor da direção artística do Teatro Municipal de São Paulo. Desde 2011 é diretor artístico e regente titular da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas.

(foto: Aloysio Araripe)

Sobre Edvan Moraes – Maestro e Pianista

Edvan Moraes é Mestre em Teoria e Prática da Interpretação pela UNIRIO, sob orientação de Ingrid Barancoski. Graduou-se em Regência Orquestral pela UFRJ, orientado por Ernani Aguiar e Tobias Volkmann e estudou Técnica de Regência Coral pelo Os Seminários de Música Pro-Arte com Carlos Alberto Figueiredo. Participou de master classes com os maestros Martin Schmidt, Isaac Karabtchevsky, Abel Rocha, Rodolfo Fischer e Catherine Larsen-Maguire. Como correpetidor, participou do Opera Workshop 2022, parceria entre o Jette Parker Young Artists Program, do Royal Opera House e a Associación Interarte – Uruguai, onde estudou com David Gowland e Satoshi Kubo. Atualmente, é Maestro Titular do Coro do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Em Brasília/DF, regeu as óperas O Caixeiro da Taverna em 2022 e A Diarista e o Soldado, em 2023. Em 2019, foi diretor musical e regente da ópera infantil La belle lisse poire du Prince de Motordu, com a Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro. Entre 2018 e 2019, foi regente assistente da Orquestra Sinfônica Cesgranrio. Pelo Núcleo de Ópera do Voce (NUOVO), fez direção musical das montagens de As Bodas de Fígaro, Don Giovanni e Così fan Tutte, de W. A. Mozart, em 2018, 2019 e 2020. Entre 2015 e 2018, trabalhou como maestro interno e pianista ensaiador no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Em 2012, regeu Così fan Tutte, de Mozart, com a Orquestra Sinfônica da UFRJ, no Teatro Municipal de Niterói e no Teatro Trianon (Campos dos Goytacazes, RJ). Foi professor de Regência Coral n’Os Seminários de Música Pro-Arte (2015-2018) e professor de Regência Orquestral do 43° Curso de Verão da Escola de Música de Brasília, em 2022. Acompanhou ao piano diversas master classes realizadas pelo Theatro Municipal do Rio de Janeiro, ministradas por renomados cantores como Piotr Beczala, Denise de Freitas, Eric Herrero, Luiz-Ottavio Faria, Luciana Bueno e Gabriela Pace.No teatro, destacam-se seus trabalhos como diretor musical e ator do grupo Os Trágicos, com passagens pelo Festival Brics, em Moscou (Rússia) em 2018, e pelo Japão, em turnê por cinco cidades no ano de 2019.

(foto: Arthur Tezolim)

Sobre Priscila Bomfim – Regente e Pianista

Além de seu reconhecido trabalho como pianista, Priscila tem desenvolvido ampla e crescente carreira como regente, realizando concertos com as principais orquestras sinfônicas do país, como a Orquestra Sinfônica Brasileira, Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (RS), Academia de Ópera e Orquestra do Theatro São Pedro (SP), Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas (SP) e a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do RJ. É regente da OSJ Chiquinha Gonzaga, orquestra formada por alunas da rede pública do Rio de Janeiro que fará sua segunda turnê pela Europa este ano. Este ano tem na agenda as óperas Eugene Onegin (Tchaikovsky), Cendrillon (Pauline Viardot) e Sonho de Edgar (Adriano Pinheiro), além de concertos no Theatro Municipal de São Paulo e com a Orquestra Sinfônica de Campinas.

Programa:

Dia 09, às 12h (Municipal ao Meio-Dia) e Dia 10, às 19h

            Concerto V Coral Sinfônico – 90 Anos do CTM

            Antologia dos Coros Operísticos

            Verdi-Nabucco “Sinfonia” (7’32’’)

            Verdi-Nabucco “Gli Arredi Festive” (4’30’’)

            Verdi- Aida “Glória All’Egito (7’)

            Mascagni- Cavalleria Rusticana – Intermezzo (4’30’’)

            Mascagni- Cavalleria Rusticana – Regina Coeli (7’30’’)

            Mascagni- Hino ao Sol (5’)

            INTERVALO

            C.Gomes – Guarany – Abertura (9’)

            C.Gomes – Dio degli Aymoré (7’40’’)

            C. Gomes -Condor – Noturno (3’40’’)

            R.Wagner – Tanhauser – Coro dos Convidados (6’30’’)

            R.Wagner – Tanhauser – Coro dos Peregrinos (7’)

            Bis 1 Verdi- Nabucco “Va Pensiero” (5’) / Bis 2 Traviata “Brindisi” (4’)

Ficha Técnica:         

Solistas do Coro: Michele Menezes, Eliane Lavigne, Erick Alves e Pedro Olivero 

Participações especiais dos maestros: Priscila Bomfim e Edvan Moraes             

Regência: Victor Hugo Toro

Coro e Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal (OSTM)

Direção Artística do TMRJ: Eric Herrero

Antes de cada récita haverá uma palestra gratuita, com acompanhamento de um intérprete de libras. 

09/08, às 11h45 – O Papel do Coro do TMRJ na Cena Cultural do Brasil

Palestrantes: Eric Herrero e Edvan Moraes

Local: palco/frente da cortina

10/08, às 18h – Vivendo a música: A história do Coro do TMRJ

Palestrantes: Magda Belloti e Marcos Menescal

Local: Salão Assyrio

Serviço:

Gala de 90 anos do Coro do Theatro Municipal

Endereço: Praça Floriano, s/nº – Centro

Datas: 09 de agosto – quarta-feira – Municipal ao Meio-Dia – 12h

            10 de agosto – quinta-feira – Concerto às 19h

Classificação: Livre

Ingressos:

Municipal ao Meio Dia (09 de agosto) – R$2,00 – 12h

Dia 10 de agosto – 19h

Frisas e Camarotes – R$60,00 (ingresso individual)

Plateia e Balcão Nobre – R$40,00

Balcão Superior – R$30,00

Galeria – R$15,00

Os ingressos podem ser adquiridos através do site theatromunicipal.rj.gov.br ou na bilheteria do Theatro.

Patrocinador Oficial Petrobras

Apoio: Livraria da Travessa, Rádio MEC, Rádio SulAmérica Paradiso, Rádio Roquette Pinto – 94.1 FM

Realização Institucional: Fundação Teatro Municipal, Associação dos Amigos do Teatro Municipal

Realização: Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Petrobras, por meio do programa Petrobras Cultural, Ministério da Cultura, Governo Federal