fbpx

Em setembro, “ST -Tragédias”


Depois do sucesso na Cidade das Artes e na abertura do Festival de Joinville, o espetáculo chega ao Theatro Municipal do Rio de Janeiro para apresentação única a preços populares no dia 09 de setembro.

“ST – Tragédias”, que comemora os 30 anos de parceria de Ana Botafogo e Marcelo Misailidis, apresenta duas obras de Shakespeare acompanhadas por poemas sinfônicos de Tchaikovsky: “Romeu e Julieta” e “Othello, o mouro de Veneza”.


“Romeu e Julieta” terá como intérpretes os primeiros bailarinos do Theatro Municipal, Cícero Gomes e Márcia Jaqueline, que dançam a coreografia criada por Marcelo Misailidis há 20 anos para um duo com Ana Botafogo.


“Othello, o mouro de Veneza”, nova criação deMarcelo Misailidis, conta com 16 bailarinos, entre eles Marcia Jaqueline, Edifranc Alves e Márcio Jahú.

“Romeu e Julieta” e “Othello, o mouro de Veneza”, escritas há mais de 400 anos por Shakespeare (1564-1616), tratam de assuntos ainda extremamente atuais, como a paixão, a inveja, o racismo e o feminicídio, temas que ganham ainda mais intensidade nas composições do russo Tchaikovsky (1840-1893). 

A produção do espetáculo conta com a participação de 17 bailarinos no total, e uma ficha técnica que traz Paulo Cesar Medeiros na iluminação e João Bertini na criação dos figurinos, além do próprio Marcelo Misailidis assinando o cenário.

“Unir Shakespeare e Tchaikovsky é, antes de tudo, a certeza de mergulhar num acervo singular quando falamos de literatura universal e música erudita. De um lado, um escritor genial que criou personagens que se tornaram arquétipos do comportamento humano, e base de estudo pela ciência de análise psíquica; e de outro, o compositor de maior destaque do repertório de balé clássico, capaz de traduzir em música de modo arrebatador os sentimentos da alma humana, extraindo de suas orquestrações uma emoção visceral.”, explica Misailidis.

Para Ana Botafogo, a motivação principal é “trabalhar com jovens bailarinos e ver como esses corpos do século XXI dialogam com Shakespeare, Tchaikovsky e Misailidis”. (…) Nestas obras-primas de Shakespeare, vemos os mesmos dramas dos dias de hoje. Às vezes, o que parece teatral ou só literário, se apresenta como vida real. Amor, ciúme, paixão, intriga, violência, assassinato, feminicídio, e tudo de forma muito inteira.”

Ao que completa Misailidis: “O gênero trágico é algo que nunca escapa ao radar da condição humana, dos antigos escritores e filósofos gregos aos dias atuais. Observamos sucessivamente as mesmas falhas estruturais, geralmente ligadas a poder, ganância, intolerância, vaidade. Hoje voltamos a ver o mundo enfrentando guerras, pandemias, preconceitos e violências de toda ordem que nos afastam uns dos outros, e da oportunidade de troca na relação com a arte e as coisas sublimes que o ser humano pode produzir.”

A MONTAGEM

Segundo Marcelo Misailidis, as coreografias têm por base a estética clássica unida a diferentes linguagens e gêneros de dança e teatro, resultando num espetáculo de encenação contemporânea. 

“Nestas duas obras, meu foco principal como coreógrafo e encenador foi dar fluidez a narrativa, que tem por base temas como paixão, ódio, inveja, racismo, e feminicídio, sendo o mais fiel possível à cronologia e às sequências originais das cenas destas duas peças e, ainda, dar ênfase e protagonismo aos intérpretes, por acreditar que estes são o elo e fio condutor mais importante entre a obra e o público”, explica o diretor e coreógrafo. 

ANA BOTAFOGO E MARCELO MISAILIDIS – 30 ANOS DE PARCERIA

Em comemoração aos 30 anos de parceria de Ana Botafogo e Marcelo Misailidis, este espetáculo pretende celebrar a trajetória do casal considerado partnership – a emblemática dupla de bailarinos do Theatro Municipal de forte empatia cênica e identidade com o público, que lotava as plateias de todo o país para vê-los dançar. 

“Ao longo de minha carreira como bailarina, tive inúmeros partners, mas Marcelo Misailidis teve uma importância grande em minha trajetória pois, juntos, além de dançarmos muitos dos grandes balés clássicos, tivemos a possibilidade de criar novas coreografias. A conexão era tão grande, e nossa parceria tão intensa nos palcos, que pudemos também coreografar alguns balés para nós mesmos. Foi o caso de ‘Romeu e Julieta’, quando revisitamos uma ideia antiga de Maryla Gremo (bailarina, 1911-1985) e criamos uma coreografia onde pudemos experimentar toda a emoção do texto de Shakespeare aliada à extraordinária música de Tchaikovsky. A ideia de unir dois grandes artistas como S e T nos dá a certeza de falarmos de arte em muitas de suas possibilidades.”, comemora Ana Botafogo.

“A montagem de Romeu e Julieta na versão musical de Tchaikovsky, em ação compacta para um casal, não podia ser mais plena de tradução, pois surge a partir de uma longa convivência artística ao lado de Ana Botafogo, querida partner e bailarina-ícone do Brasil, com quem dividi os mais importantes momentos da minha carreira.”, retribui Misailidis.

FICHA TÉCNICA 

Coreografia e concepção artística: Marcelo Misailidis 

Codireção: Ana Botafogo

Romeu e Julieta (bailarinos):

Julieta: Marcia Jaqueline

Romeu: Cícero Gomes

Othello (bailarinos):

Othello: Edifranc Alves

Desdemona: Marcia Jaqueline

Iago: Marcio Jahú

Emília: Thais Danello 

Brabancio: Joao Wlamir

Doge: Areias Herbert

Cássio: Cristian Aguilar 

Rodrigo: Leo Oliveira

Bianca: Liana Vasconcelos

Ludovico: Rodolfo Saraiva

Guardas: Aloani Bastos, Ágatha Bull, Bárbara Várady, Jessica Lessa, Marcelle Gomes, Rafaella Brum

Standins: Thais de Carvalho e Anyel Aram 

Iluminação: Paulo Cesar Medeiros 

Figurino: João Paulo Bertini

Cenografia: Marcelo Misailidis

Assistente de direção :Aloani Bastos

Direção de produção: Rômulo Rodrigues

Produção executiva: Romero Monteiro 

Visagismo: Domitila Ferreira

Criação do Lenço: Larissa Lessa – Lensoul 

Cenotécnicos: Leandro Assis, João Lopes e Derô Martin 

Equipe de palco:  Manoel Puoci e Murilo Oliveira

Fotografias: Wagner Brum

Programação Visual e mídias sociais: Eliomar Bonavita

Assessoria de Imprensa: JSPontes Comunicação – João Pontes e Stella Stephany

APRESENTAÇÃO ÚNICA: dia 09 de setembro (6ªf) às 19h 

ONDE: Theatro Municipal do Rio de Janeiro 

. Praça Floriano, S/Nº – Centro / RJ   Tel: (21) 2332-9191

INGRESSOS POPULARES: R$10 e R$5 (meia entrada) / DURAÇÃO: 70 min / CLASS: 12 anos 

https://www.instagram.com/st.tragedias/