DON QUIXOTE – CONHEÇA OS CONVIDADOS DO PODCAST # 6

O Theatro Municipal do Rio de Janeiro lançou o sexto episódio do podcast “Municipal para você”, o tema desta edição foi o ballet “Don Quixote”. O apresentador Eric Herrero, diretor artístico do Theatro Municipal, teve como convidados um dos responsáveis pela concepção, remontagem e adaptação do espetáculo, Hélio Bejani e os bailarinos Marcia Jaqueline e Cícero Gomes, primeiros bailarinos do Theatro Municipal.

Conheça cada um dos convidados

HÉLIO BEJANI – REGENTE DO BTM

Graduado em Licenciatura em Dança pela UniverCidade. Ingressou para o ballet no Lyons Club de Piracicaba, trabalhou no Corpo de Baile Lina Penteado em Campinas, sob a direção artística de Addy Addor e Cleusa Fernandes. Diplomado Advanced pela Royal Academy of London. Ingressou no Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro como Solista e Bailarino Principal, foi assistente de direção e ensaiador na direção de Dalal Achcar. Foi Coordenador do BTM e do Corpo Artístico da OSTM. Dirigiu o BTM entre 2009 a 2013 e desde 2016 dirige a Escola Estadual de Dança Maria Olenewa

MÁRCIA JAQUELINE – PRIMEIRA BAILARINA TMRJ

Ingressou no corpo de baile do Theatro Municipal aos 14 anos. Em 2007 tornou-se Primeira Bailarina, dançando papéis principais em todos os espetáculos entre os quais destacam-se: Fada Açucarada e Rainha das Neves em O Quebra Nozes, Ninfa em Floresta Amazônica e Kitri em Don Quixote, todos de Dalal Aschcar, Odette e Odile em O Lago dos Cisnes de Yelena Pankova, Tatiana e Olga em Onegin e Julieta em Romeo e Julieta ambos de John Cranko, Swanilda em Coppélia de Enrique Martinez, Aurora em A Bela Adormecida de Jaroslav Slavick, Giselle em Giselle de Peter Wright, Lise em La Fille Mal Gardée de Frederick Ashton, Nikyia e Gamzatti em La Bayadère de Luíz Ortigosa, Carmem e L’arlesienne de Roland Petit. Em 2017 esteve no Ballet Landestheater de Salzburg, onde fez os papéis principais em Medea, Othello e Romeu e Julieta (Reginaldo Oliveira) e Cinderela (Peter Breuer). Desde 2019 é Embaixadora das sapatilhas russas Grishko.

CÍCERO GOMES – PRIMEIRO BAILARINO TMRJ

Formado pela Escola Estadual de Dança Maria Olenewa, estudou na Escola de Dança da Ópera de Viena (Áustria) e Elmhurst School for Dance (Birmingham Royal Ballet, Inglaterra). Ingressou no Ballet do Teatro Municipal em 2008 e, no mesmo ano, estreou como protagonista. Trabalhou com célebres nomes como Sérgio Lobato, Dalal Achcar, Maria Luísa Noronha, Mariza Estrella, Noêmia Edelman, Hélio Bejani, Marcelo Misailidis, Dennis Gray, Luigi Bonino, Marco Pierin, Boris Storjokov, Tatiana Leskova, Luís Ortigoza, Márcia Haydee, David Parsons, Cirryl Atanasof, Rose Muñoz, entre muitos outros. Em seu repertório estão obras consagradas de John Cranko, Roland Petit, Fokine, Nijinsky, Uwe Scholz, Marcia Haydee, Enrique Martinez, Vicente Nebrada, além de todo repertório clássico.

Podcast – Municipal Para Voçê

Episódio # 6 – Don Quixote

Participação: Hélio Bejani, Marcia Jaqueline e Cícero Gomes.

Gravação e Edição: Fábio Aquino.

Roteiro: Eric Herrero, Anna Júlia Bernardo e Allex Lourenço.

Introdução: Allex Lourenço.

Ficha Técnica do Espetáculo:

Música Ludwig Minkus – Libreto Marius Petipa baseado no romance de Miguel de Cervantes.

Coreografia: Marius Petipa.

Solistas: Dias 14 e 22/12 – Márcia Jaqueline e Cícero Gomes, Dias 15 e 17/ 12 – Juliana Valadão e Alyson Trindade, Dias 16 e 18/12 – Marcella Borges e Filipe Moreira, Dia 20/12 – Manuela Roçado e Rodrigo Hermesmeyer, Dias 21 e 23/12 – Cláudia Mota e José Ailton.

Concepção, Remontagem e Adaptação: Hélio Bejani e Jorge Texeira.

Ensaiadores: Hélio Bejani, Jorge Texeira, Aurea Hammerli, Cristiane Quintan, Monica Barbosa, Priscila Albuquerque.

Figurino: Tania Agra e João Corrêa.

Cenografia: Pará Produções, Glauco Bernardi e Manoel Puoci.

Iluminação: Paulo Ornellas.

Diretor Artístico BTM: Hélio Bejani.

Maître convidado e ensaiador: Jorge Texeira.

Ballet e Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Regência: Jésus Figueiredo.

Diretor Artístico TMRJ: Eric Herrero.

Don Quixote – Ballet em 3 atos.

Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Endereço: Praça Floriano, S/N – Centro.

Datas e Horários: 13/12 – 19h – ensaio aberto, 14, 15, 16, 17, 21, 22 e 23/12 – 19h, 18/12 – 17h, 20/12 – 14h (fechado para escolas).

Duração do Ballet: 2h – com 15 minutos de intervalo.

Classificação: Livre.

Lei de incentivo à cultura.

Apoio: Livraria da Travessa, Rádio MEC, Rádio SulAmérica Paradiso, Rádio Roquette Pinto – 94.1 FM.

Realização Institucional: Fundação Teatro Municipal, Associação dos Amigos do Teatro Municipal.