Dia Nacional da Cultura – Homenagem a Pixinguinha

No Dia Nacional da Cultura (5), o público presente no Centro do Rio terá uma uma programação cultural intensa, com apresentações gratuitas. Um palco será montado no Boulevard da Avenida Treze de Maio, na Cinelândia, com apresentações de orquestras, bandas, dança e uma série de homenagens a Pixinguinha no Theatro Municipal e no Museu da Imagem e do Som (MIS-RJ). A programação inicia às 10h e vai até às 16h30. O grande destaque desta comemoração será o lançamento do filme inédito “PIXINGUINHA – UM HOMEM CARINHOSO, um filme de Denise Sarraceni e produzido por Carlos Moletta, que faz uma exibição às 18h30, nas escadarias do Municipal e entrará em cartaz nos cinemas de todo o Brasil a partir de 11 de novembro.

A iniciativa é uma parceria da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Fundação Teatro Municipal e Sesc RJ. O público poderá conferir orquestras do projeto Ação Social pela Música, a Orquestra e Coro Nova Sinfonia da Agência do Bem,  a Orquestra Harmônicos de Conservatória, a Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais, entre outras atrações.

O Governador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro está animado com a programação especial feita no Theatro Municipal:

“É uma honra para o Rio de Janeiro homenagear Pixinguinha no Dia Nacional da Cultura. Um dos maiores da música brasileira em todos os tempos, ele tem o nosso estado no DNA. Que todos possam aproveitar as atrações que programamos para este Dia da Cultura.”

Para a Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros, o Dia Nacional da Cultura com atrações gratuitas para a população reforça a nova fase que vive o estado do Rio.

“Estamos preparando este verdadeiro presente para o público, com uma série de ações culturais gratuitas. É o verdadeiro espírito da retomada das ações culturais, mais democrática e acessível para todo público”, ressaltou Danielle.

Dia Nacional da Cultura com homenagem a Pixinguinha

“PIXINGUINHA – UM HOMEM CARINHOSO, um longa metragem de ficção de Denise Sarraceni, produzido por Carlos Moletta, estrelado por Seu Jorge e Taís Araujo, será exibido pela primeira vez ao público e de graça, nas escadarias do Municipal.

–  Decidimos falar de um homem negro, artista, humanamente grandioso e nascido poucos anos após a libertação da escravatura. Ainda hoje vivemos num país racista, talvez por isso tenha sido tão difícil conseguir apoio para contar esta história” – destaca a diretora do filme.

No mesmo dia, o MIS-RJ abre a exposição “Pixinguinha, eterno, carinhoso mestre”, no mezanino da sede Lapa, na rua Visconde de Maranguape, nº 15. Serão expostas de forma gratuita para a população músicas, documentos e depoimentos do grande mestre. Também será feita uma homenagem com o acendimento de luzes no muro de Pixinguinha, às 18h.

Acervo MIS – Clementina de Jesus, Pixinguinha, João da Bahiana

O Filme

“Pixinguinha – Um Homem Carinhoso” celebra a vida e obra do compositor que, hoje, é considerado um gênio e o pai da MPB: Alfredo da Rocha Vianna Filho. Dirigido por Denise Saraceni, à frente de seu primeiro longa-metragem, e Allan Fiterman, produzido por Carlos Moletta, e com roteiro de Manuela Dias, o filme retrata as antológicas performances do músico no início da carreira, a temporada em Paris com o grupo musical “Oito Batutas”, as inspirações e contextos para a composição de suas obras-primas, além do casamento com Albertina Nunes Pereira – Betí, para Pixinguinha – e os problemas da vida pessoal, como o alcoolismo. A trama também revela que seu caminho nem sempre foi de prestígio e reconhecimento e destaca a morte do artista, que se tornou um importante símbolo do carnaval carioca, com sua obra prima “Carinhoso” sendo lembrada todos os anos pela Banda de Ipanema. Além do brilhantismo musical, Pixinguinha sempre despertou admiração pela afetividade e bom humor que emanava. Para interpretá-lo, o ator, cantor, compositor e multi-instrumentista Seu Jorge foi o nome escolhido. Taís Araújo, como Betí, Danilo Ferreira, Agatha Moreira, Tuca Andrada, Klebber Toledo e Milton Gonçalves completam o elenco.

“Foram tantas as dificuldades deste filme, que, em muitos momentos, minhas únicas inspirações eram as músicas de Pixinguinha e o talento de tantos atores e músicos magistrais envolvidos neste projeto”, revela a diretora Denise Saraceni, referindo-se à dificuldade na captação de recursos.

“Me emociona muito ver o filme finalizado, não apenas pela sensação de trabalho concluído depois de tanto esforço, mas também por me impressionar com as potências sonoras e narrativas deste projeto. Lançar um filme como este, agora, em um momento tão difícil para as artes, é uma ousadia”, afirma o produtor Carlos Moletta, que idealizou e deu início ao projeto há 10 anos.

Restaurante Assyrio, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Os Batutas na fila de trás, Pixinguinha é o segundo à direita, com o saxofone. (MIS_S Cabral_103270 / Acervo Sérgio Cabral / MIS-RJ)

Dia Nacional da Cultura – homenagem a Pixinguinha

Programação artística especial no Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Data: 05 de novembro – sexta-feira