Concerto barroco do conjunto italiano Interpreti Veneziani

Há mais de 30 anos nascia em Veneza um dos conjuntos de música clássica mais importante da cena artística mundial. Reconhecido pela marcante presença, o Interpreti Veneziani se apresenta na quinta-feira, dia 27 de outubro, às 20h, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. O repertório terá obras majoritariamente de Vivaldi, mas inclui também peças de Giusepe Tartini e Niccolò Paganini. Os Interpreti Veneziani ainda fazem concertos em São Paulo (dia 25, no Teatro B32) e em Curitiba (dia 30, no Teatro Positivo). A produção é da Dellarte.

O grupo foi criado em 1987, quando uma nova geração de artistas italianos se propôs a trabalhar em conjunto na pesquisa e interpretação da música antiga. Com sede em Veneza, o conjunto é formado pelos músicos Giovanni Agazzi, Giuliano Fontanella, Frederico Braga, Davide De Ascaniis e Francesco Zanchetta (violinos), Sonia Amadio (viola), Angelo Liziero (contrabaixo) e Paolo Cognolato (cravo).

Esta já é a 33ª temporada de concertos do Interpreti Veneziani, que atrai mais de 60 mil espectadores todos os anos nas principais salas de concerto do mundo. O conjunto também se apresenta regularmente em grandes festivais de música, como os Festivais de Melbourne, na Austrália, Bayreuth, na Alemanha e Václav Hudeček, em Praga, na República Tcheca.

Os locais escolhidos para a turnê brasileira estão à altura da importância do grupo, que já fez concertos no Palácio Real de Estocolmo, na Suécia, participou da telemaratona realizada no Teatro Kirov de Leningrado, pela recuperação do nome da cidade de São Petersburgo, o concerto no Symphony Hall em Osaka transmitido ao vivo pela rádio japonesa e os concertos no Suntory Hall e Kjoi Hall em Tóquio.

A Série Concertos Internacionais é apresentada pelo Ministério do Turismo e Bradesco Seguros e correalização da Stretto e Secretaria Especial de Cultura – Ministério do Turismo e apoio da Forship Engenharia e trará ainda, em 24 de novembro, o pianista britânico Benjamin Grosvenor.

PROGRAMA RIO DE JANEIRO:

Antonio Vivaldi
Concerto em Si menor para violino, cordas e cravo, RV. 387 “per Sig.ra Anna Maria”

Giuliano Fontanella, violino

Concerto em Sol menor para viola, violoncelo, cordas e cravo, RV. 531

Sonia Amadio, viola – Davide Amadi, violoncelo

Concerto em Ré maior para violino, cordas e cravo, RV. 222, “per Sig.ra Chiara

Giovanni Agazzi, violino

Concerto em Si menor, opus 3 n. 10 para 4 violinos, violoncelo, cordas e cravo, RV. 580 – “L’ Estro Armonico”

Giuliano Fontanella, Giovanni Agazzi, Federico Braga, Davide De Ascaniis, violinos

Davide Amadio, violoncelo

Giuseppe Tartini