Camerata Bariloche sob regência do maestro e violinista Freddy Varela Montero.

Primeiro conjunto de câmara argentino a conquistar uma posição de prestígio nas Américas, Europa e Ásia, a Camerata Bariloche é a terceira atração da Série O Globo/Dellarte Concertos Internacionais na terça-feira, dia 26 de julho, às 20h, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, sob regência do maestro e violinista Freddy Varela Montero.

A orquestra de câmara conta com mais de 25 bem sucedidas turnês por 33 países. São mais de mil concertos nas províncias argentinas e em importantes salas e festivais do mundo, aí incluídos o Carnegie Hall de Nova York e o Musikverein de Viena. A Camerata Bariloche colaborou com solistas como Ástor Piazzolla, Yehudi Menuhin, Karl Richter, Maxim Vengerov, Mstislav Rostropovich e Martha Argerich.

A programação da Série, que vai até novembro, apresentará ainda o virtuosismo dos pianistas Benjamin Grosvenor, Khatia Buniatishvili e Ksenia Kogan, a presença revigorante do conjunto Interpreti Veneziani, além das orquestras Sinfônica Brasileira (OSB) e a canadense Symphonique de Longueuil.

A Série Concertos Internacionais é apresentada pelo Ministério do Turismo e Bradesco Seguros,  e corealização da Stretto, Secretaria Especial de Cultura – Ministério do Turismo, Governo Federal/Pátria Amada Brasil.

CAMERATA BARILOCHE

Desde a sua criação, em 1967, a Camerata Bariloche apresentou mais de 2 mil concertos nas 23 províncias argentinas e em importantes salas e festivais no mundo, tais como o Carnegie Hall (Nova York), Sala Tchaikovsky (Moscou), Musikverein (Viena), Ópera Cômica de Berlim, Salle Pleyel (Paris), Festival de Salzburgo, NHK (Tóquio), Centro Internacional da Índia (Nova Déli), Sala São Paulo e Teatro Colón (Buenos Aires), entre muitos outros.

Também recebeu uma infinidade de distinções, com destaque para o emblemático “Prêmio Konex de Platino” para o melhor conjunto de câmara na história da música argentina.

Na abundante lista de solistas nacionais e estrangeiros que atuaram com a Camerata, destaque para os nomes de Astor Piazzolla, Gerardo Gandini, Lierko Spiller, Yehudi Menuhin, János Staker, Karl Richter, Nicolás Chumachenko, Maxim Vengerov, Jean-Pierre Rampal, Vadin Repin, Cho-Liang Lin, Jean-Yves Thibaudet, Frederica von Stade, Mstislav Rostropovich e Martha Argerich.

A crítica especializada sempre destacou a qualidade do conjunto, tanto em suas apresentações como nos registros discográficos realizados na Argentina, Estados Unidos e Europa. Mas sua conquista do grande público se deu indiscutivelmente em seu histórico concerto no Parque Centenário de Buenos Aires, diante de 60 mil pessoas, e na inesquecível apresentação no Hipódromo Argentino de Palermo, que teve suas instalações lotadas por 130 mil espectadores, que se encantaram com o espetáculo pirotécnico que acompanhou a Música para os fogos de artifício reais de Händel executada pela Camerata.

A Camerata Bariloche também fez incursões no cinema, atuando e interpretando a música dos filmes Argentinísima (1972), El Canto Cuenta su Historia (1976), El Hombre Olvidado (1981), Un Lugar en el Mundo (1991), Vidas Privadas (2002) e Manuel de Falla, músico de dos mundos (2006).

Seu primeiro diretor musical foi Alberto Lysy, logo sucedido por Rubén González, Elías Khayat e Fernando Hasai – todos eles regentes inesquecíveis para a Argentina e o mundo. Atualmente seu concertino e diretor musical é o violinista Freddy Varela Montero.

FREDDY VARELA MONTERO

Iniciou seus estudos de violino aos sete anos em Concepción (Chile), sua cidade natal. Desde cedo se destacou pelo talento conquistando competições regionais e nacionais, o que o levou a ganhar uma bolsa de estudos aos dezesseis anos para estudar com o famoso professor Daniel Heifetz em Pittsburgh (EUA). Depois mudou-se para a Universidade de Maryland em Washington, onde continuou seus estudos com Heifetz e membros do famoso Quarteto Guarnerious. Ao terminar seus estudos, passou a trabalhar de forma independente com a professora e famosa violinista Dylana Jerson, discípula de Nathan Milstein, até conquistar o cargo de Concertmaster Assistente da Orquestra Filarmônica de Santiago do Chile, onde logo iniciou sua carreira como concertmaster. Também foi Concertmaster da Orquestra Sinfônica de Concepción até que em 2012 ganhou o primeiro concurso de Concertmaster da Orquestra Estável do Teatro Colón. Após a morte do lendário solista e diretor uruguaio Fernando Hasaj, assumiu o cargo de primeiro violino e diretor musical da prestigiada Camerata Bariloche, cargo que ocupa atualmente.

Franz Schubert

“Quartettsatz” em Dó menor, D.703

LEOŠJANÁČEK

Suíte para orquestra de cordas

Piotr Ilyich Tchaikovsky

Andante cantabile para violoncelo e orquestra de cordas, op. 11

Stanimir Todorov, violoncelo

Béla Bartók

Divertimento para orquestra, Sz. 13 BB118

Pablo de Sarasate

Navarra, op. 33

Solistas: Freddy Varela, Pablo Sangiorgio

George Gershwin

The Man I Love

Solistas: Freddy Varela Montero, violino – Stanimir Todorov, violoncelo

PROGRAMAÇÃO DELLARTE 2022 – SUJEITA A ALTERAÇÕES

SÉRIE O GLOBO/DELLARTE CONCERTOS INTERNACIONAIS

CAMERATA BARILOCHE

FREDDY VARELA MONTERO, diretor musical e concertino

26 de julho de 2022, terça-feira, às 20h

Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Assinaturas com 50% de desconto:

Frisas e Camarotes: R$ 12.000,00

Plateia/Balcão Nobre: R$ 2.000,00

Bacão Superior: R$ 800,00

Galeria: R$400,00

Desconto de 50% (eventos avulsos) Idoso, Estudante e Clube Sou + Rio O Globo.

Ingressos avulsos:

Frisas e Camarotes: R$ 3.000,00

Plateia/Balcão Nobre: R$ 500,00

Balcão Superior: R$ 200,00

Galeria: R$ 100,00 / R$ 50,00

Classificação livre

Acessibilidade garantida

Vendas em assinaturasdellarte.com ou dellarte.com.br/concertos ou 4002 0019 – de 2a. a 6a., das 9h às 16h.

PRÓXIMAS ATRAÇÕES SÉRIE CONCERTOS INTERNACIONAIS

7 de agosto, domingo, às 17h

Khatia Buniatishvili, piano

15 de agosto, segunda-feira, às 20h