Ativista pela democratização da leitura, Pedro Gerolimich lança seu primeiro livro infantil no Theatro Municipal

“A Casa das sete portas” tem como inspiração a enteada Angelina e a filha que está a caminho, Liana

Doces, aventuras, cores, sentimentos, brincadeiras e muitas outras coisas, recheiam o primeiro livro infantil de Pedro Gerolimich, mais conhecido como “Pedro do Livro”, professor e ativista pela democratização da leitura. Pedro lança a “A Casa das Sete Portas”, que é uma linda e lúdica história para o público infantil. O livro ganha ainda mais brilho, com as ilustrações feitas pelas pequenas mãos de três crianças.

Segundo Gerolimich, a inspiração para o livro veio no início do seu relacionamento com a sua atual esposa, Carolina, e ele então, se tornou padrasto da Angelina, de apenas 4 anos na época.

“Esse livro começou a ser construído quando eu e Carol fomos morar juntos, no meio da pandemia. A Angelina com 4 anos e eu não tinha ideia de como seria essa nova vivência de padrasto. Aí eu começo a estudar mais sobre paternidade, sobre família, as relações com crianças, educação infantil e todo esse universo. E a leitura sempre esteve presente nas relações e na construção da rotina dessa nova família”

O padrasto-autor, que agora também vai ser pai – em breve a pequena Liana chega ao mundo -, falou sobre a inspiração do livro: “Com o passar do isolamento social da pandemia, eles voltam a frequentar as casas do círculo familiar: dos avós, do pai, dos meus pais, e a Angelina tinha em cada casa alguma coisa de referência, uma era a casa dos gatos, a outra de doces, então ela ia identificando características, criando vínculos que faziam que as casas fossem especiais para ela. Daí surge a “Casa das sete portas”, desse observar ela”, explicou.

Carolina Pizoeiro, esposa de Pedro e mãe das “inspirações”, falou sobre como o casal lidou com essa nova formação familiar, junto a Angelina, para que fosse garantido toda a base emocional das relações.

“Um processo de separação de um casal não é fácil para a criança. E um novo casamento também não. Tem que ser pensado, conversado, para uma construção harmônica. E foi isso que a Angelina teve. E essa tranquilidade na separação e o cuidado com a chegada de um padrasto, como foi bem trabalhada, deu a Angelina a segurança necessária para transitar em todas as casas, identificando paz e beleza. Então, é um caminho que pode ajudar casais que estão se separando ou iniciando uma relação que envolve filhos também”.

O evento de lançamento ocorrerá no dia 9 de novembro, no Salão Assyrio do Theatro Municipal do Rio, a partir das 18h, com entrada franca. A atividade contará com sessão de autógrafos de Pedro, junto com os ilustradores mirins Matheus Moreira, Gabriel Moreira e Maitê Mendes.

Sobre Pedro Gerolimich:
Mais conhecido como Pedro do Livro, é professor, escritor e mestre em Educação e Cultura em Periferias. É fundador da Biblioteca A Casa Amarela, do Instituto Ciclos do Brasil e dos projetos Histórias por Telefone e Livro de Rua. Em suas ações já distribuiu mais de 100 mil livros de forma gratuita no Rio de Janeiro.