Olga Lyubimova, Ministra da Cultura da Federação Russa, chega ao Rio de Janeiro no próximo mês de junho. Lyubimova lidera o projeto internacional *Russian Seasons* (“Temporadas Russas”) de seu país, e tem como missão impulsionar a imagem da Rússia – a partir da arte, cultura e suas tradições populares. Com as *Temporadas Russas* a tiracolo, […]
Olga Lyubimova, Ministra da Cultura da Federação Russa, chega ao Rio de Janeiro no próximo mês de junho. Lyubimova lidera o projeto internacional *Russian Seasons* (“Temporadas Russas”) de seu país, e tem como missão impulsionar a imagem da Rússia – a partir da arte, cultura e suas tradições populares.
Com as *Temporadas Russas* a tiracolo, a ministra apresenta
pessoalmente ao Brasil, consagradas estrelas e astros do canto lírico e do balé russo.
Promove também concertos sinfônicos, música de folclore, exposição de artes e ofícios, e palestras sobre a cultura e o idioma russos no Rio e em São Paulo.
No Rio, os artistas se apresentarão no Theatro Municipal, no Teatro
Riachuelo, na Casa de Cultura do G20 e na Casa Carnaval.
Depois seguem para São Paulo, se apresentando no Teatro São Pedro e na Escola de Dança de São Paulo, a partir de 23 de junho.
Na cerimônia de abertura da “Russian Seasons”, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, em 17 de junho com presença de sua Ministra da Cultura e autoridades brasileiras e russas – o destaque é a apresentação única de *Ildar Abdrazacov* no Brasil.
*Ildar Abdrazacov*, celebrado hoje como um dos maiores baixos do mundo, se apresentará em concerto com ícones laureados do Concurso Internacional Tchaikovsky: a mezzo-soprano **Zinaida Tsarenko , Sergei Davydchenko **(piano), e *Daniil Kogan* (violino).
O concerto terá a regência do Maestro russo *Denis Vlasenko*, com participação especial da *Orquestra Sinfônica de Barra Mansa.
Outro destaque é o astro *Nikolai Tsiskaridze*, renomado bailarino e professor de dança clássica, considerado um dos principais artistas do Balé *Bolshoi* de Moscou.
*Tsiskaridze* estará no Rio no dia 26 de junho e vai ministrar Master classes para o Corpo de Baile do Theatro Municipal com professores da Vaganova Ballet Academy.
A *Academia Vaganova* de Ballet de São Petersburgo, ligada ao Teatro Mayrinsky e ao *Ballet Kirov*, também conhecida como “Vaganova Academy” foi fundada em 1738 e é reconhecida internacionalmente como a melhor instituição de treinamento de Ballet clássico do mundo, tendo formado Nijinsky, Karsawina, Pavlova, Nureyev, Baryshnikov e Makarova,
dentre muitos outros primeiros bailarinos mundiais.
Os ingressos do *espetáculo único,* no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, terão *preços populares.*
A arrecadação do espetáculo será em benefício das *vítimas* das enchentes no *Rio Grande do Sul*.
As relações russo-brasileiras têm quase 200 anos – foram iniciadas em 3 de outubro de 1828, quando o *Barão Langsdorf* foi nomeado Cônsul Geral da Rússia tzarista no Rio de Janeiro.