A “Pequena Missa Solene” é o destaque do Salão Assyrio no dia 15 de setembro

A “Pequena Missa Solene”, de Gioachino Rossini, é qualquer coisa menos pequena ou solene. Composta em 1863, décadas após suas últimas óperas, a Missa é uma peça que mistura e tem em sua música pitadas de ópera, de música sacra, de música coral e de câmera.

O Coral Ars et Anima é um grupo formado por jovens cantores líricos cariocas que viram suas carreiras serem mandatoriamente interrompidas com o isolamento social. Oriundos das principais universidades de música do estado do Rio e muitos recém ingressados no coro do Theatro Municipal em seu último concurso, os vinte cantores serão acompanhados por um piano e (em substituição ao harmônio originalmente previsto na partitura), um acordeon.

A concepção do concerto pretende aproximar a música clássica do público através de um espetáculo semi-encenado, com recursos não convencionais de iluminação e um jogo de espacialização no Salão Assyrio, um dos mais impressionantes espaços do Rio de Janeiro.

Desta forma, a ideia é evidenciar os artistas e o espaço, explorando outras relações entre o público, a sala e o repertório. Sem isso, o repertório tradicional não se diferencia de uma obra de arte em um museu, ou um artefato arqueológico. Acreditar que a conexão é, portanto, identificação, o projeto busca questionar, sem descaracterizar, essa tradição da experiência de assistir um concerto. Preservando a obra em sua integridade e ao mesmo tempo oferecendo uma nova experiência, tão necessária, para o público, este fresco material artístico e a responsabilidade na promessa desta experiência imersiva fica nas mãos de jovens cantores, diretores e mobilizadores culturais de música de concerto.

A direção musical e regência é de Kaique Stumpf, a direção cênica de Antonio Ventura e a realização do espetáculo da Euterpe Cultural, através dos recursos do Edital Municipal em Cena, promovido pela Fundação do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Coral Ars et Anima

Direção musical e regência: Kaique Stumpf

Cantores: Sophia Dornellas, Carolina Morel, Gabriela Meira, Maria Gerk, Mariana Gomes (sopranos), Erika Henriques, Helena Lopes, Julia Riera, Ivy Szot, Sarah Salotto (contraltos), André Cisco, Jessé Bueno, Guilherme Gonnçalves, João Campelo, Edvan Moraes (tenores), Calebe Faria, Cristobal Rioseco, Iago Cirino, Paulo Maria e Fernando Lourenço

Piano: Thalyson Rodrigues