Leopoldina Carolina Josefa -A Libertadora do Brasil

A peça mostra a história de D. Leopoldina em seu leito de morte, relatando ao público sua entrada no Brasil e os fatos históricos envolvidos. Começa por sua vinda da Áustria, já casada por procuração com o príncipe D. Pedro. Apaixonando-se perdidamente pelo marido e pelo novo país que conhecera, integrando-se com a cultura nacional e com a política de então. Dedicando-se aos pobres, exercendo a caridade e a compaixão, sobretudo com a população negra, mostrando-se contrária ao regime de escravidão e sendo voz isolada na Corte. No âmbito pessoal, sofrendo com mortes de filhos e a constante infidelidade de D. Pedro, principalmente com Domitila de Castro, futura Marquesa de Santos. No âmbito político, articulando o rompimento com as cortes portuguesas, junto de seu fiel aliado, José Bonifácio, tendo como resultado prático o que ficou conhecido como “Dia do Fico”. Com suas articulações políticas prosseguindo e convencendo D. Pedro, a partir de uma carta redigida por ela, a proclamar a independência do Brasil.

No espetáculo cria-se uma relação íntima do público com Dona Leopoldina, onde a mesma encontra na platéia um lugar seguro para contar sua versão dos fatos, fazer suas confissões. A peça mostra a figura humana, desde sua infância até o momento de sua morte. Apresentando o legado intelectual que Dona Leopoldina deixou para o Brasil e toda a sua importância para o nosso país.

Serviço

Local: Teatro Municipal do Rio de Janeiro – Salão Assyrio, nos dias 25/04 (terça-feira) às 19:00 e dia 30/04 (domingo) às 17:00.

Autor: André Faxas Direção: Sérgio Telles Produção: Patricia FioraniIluminação: Ademir LamegoOperadora de som: Juliana Gomes
Elenco: Carol Faxas, Elaine Vieira, Mário Ceita, Jeremias Flores, Maria Zenayde, Will Tom, Helder Renovato, Iasmim Caetano, Alexandra Carla e André Faxas.

Ingressos : 80,00 ( inteira) 40,00 ( meia)
Apresentando o print do Flyer todos pagam meia .