Baseado no livro de Stefan Zweig, “24 horas na vida de uma mulher” é um espetáculo de dança e teatro que dialoga com o teatro, a literatura, a performance corporal e a música. O projeto é uma pesquisa do diretor Gabriel Bulcão sobre o corpo e a palavra, baseado nos espetáculos de dança-teatro criados pela […]
Baseado no livro de Stefan Zweig, “24 horas na vida de uma mulher” é um espetáculo de dança e teatro que dialoga com o teatro, a literatura, a performance corporal e a música. O projeto é uma pesquisa do diretor Gabriel Bulcão sobre o corpo e a palavra, baseado nos espetáculos de dança-teatro criados pela atriz e bailarina Marilena Ansaldi.
Em um hotel em Monte Carlo, em meio a um grupo de ricos viajantes, o caso de uma mulher que trocou o marido por um sedutor domina a discussão. Uma das senhoras presentes acaba fazendo uma confissão sobre as 24 horas mais importantes da sua vida: um dia ocorrido décadas atrás, em que ela conheceu e se apaixonou por um jovem viciado em jogo.
O texto “24 horas na vida de uma mulher” de Stefan Zweig, narra a libertação da mulher. Um jovem garoto ouve uma mulher de 67 anos que estava guardando um “segredo” há décadas pelo simples fato de ser mulher. O texto fala sobre a coragem que todas as mulheres ainda precisam ter só por serem mulheres.
“Encenar ’24 horas na vida de uma mulher’ é um ato de coragem, pois nos coloca em contato direto com uma problemática milenar: a repressão à mulher. Contudo, o que me move é ter certeza de que o teatro é o melhor lugar para ousar espelhar a sociedade a ela mesma, este é o nosso ofício: perceber, investigar, criticar um ou vários aspectos da condição humana e oferecer ao público a possibilidade de uma mudança quando em contato consigo mesmo e suas próprias fragilidades e fortalezas”, comenta o diretor Gabriel Bulcão.
Biografia do elenco
Concepção Geral e Direção Artística Gabriel Bulcão é ator, diretor e produtor formado pela Faculdade CAL de Artes Cênicas e pós-graduado em Literatura e Arte pela PUC-Rio. Iniciou seus trabalhos profissionais em 2016, percorrendo pelo Teatro e pelo Cinema. Seu último trabalho foi a direção de “Maravilhoso Escândalo” adaptação da obra “Água Viva de
Clarice Lispector.
Atriz/Dançarina
Luciana Bicalho é dançarina formada pela Faculdade Angel Vianna e formada pelo Método Ivaldo Bertazzo. Pós-graduada em Terapia através do Movimento: corpo e subjetivação. Co-fundadora da Cia. AtoresBailarinos sob direção de Regina Miranda, em 1979, desde então sua principal pesquisa e trabalho é o Sistema LABAN/Bartenieff de Análise do Movimento.
.Assistente de direção, produção e figurino
A atriz Dayanna Maia é realizadora e produtora formada pela Faculdade CAL de Artes Cênicas. No cinema, trabalhou recentemente nos longas: “Níobe” com direção de Fernando Mamari – selecionado para o festival “Blood Window – Ventana Sur” na Argentina – dando vida a Cíntia, prostituta de luxo, ao lado de André Ramiro, Bárbara França, Roberto Pirillo, entre outros; e em “Enaldinho e o mistério da lagoa” com direção de Fábio Brasil (Netflix/2023), longa infanto-juvenil em que interpretou a blogueira Nina. No teatro o seu último trabalho foi o espetáculo “Maravilhoso Escândalo”, uma adaptação do romance “Água Viva” de Clarice Lispector, onde atuou, idealizou e produziu ao lado do diretor Gabriel Bulcão. Na TV trabalhou na novela Gênesis (Record) e Rock Story (Globo). Foi contemplada com o prêmio de melhor atriz no Festival de Teatro de Guaranésia (FETEG) – Minas Gerais por seu trabalho na peça “Efêmera” com direção de Rodrigo Lima.
Ficha técnica
Texto: Stefan Zweig
Concepção Geral e Direção Artística: Gabriel Bulcão
Tradução e Adaptação: Ricardo Ventura
Atores/Dançarinos: Luciana Bicalho e Gabriel Bulcão
Direção assistente: Dayanna Maia
Coreografia: Luciana Bicalho
Direção de movimento e Supervisão Coreográfica: Bruna Fiuza
Preparação Corporal: Helena Matriciano (ballet) e Tatiana Pará (Gyrotonic®)
Figurino: Dayanna Maia e Gabriel Bulcão
Instalação Cênica: Gabriel Bulcão e Lucas Toledo
Iluminação: Leysa Vidal
Trilha sonora: Gabriel Bulcão
Videografismo e Identidade Visual: Lucas Toledo
Assessoria de Imprensa: Lead Comunicação – Flávia Tenório
Direção de Produção: Dayanna Maia e Gabriel Bulcão
Produção Executiva: Fernanda Guerreiro
Produtora Assistente: Manu Hashimoto
Controller: Sabrine Müller
Assessoria Jurídica: Luana Almeida
Produção: BULC Produções e AMAIA Produções
Sinopse
Em um hotel em Monte Carlo, em meio a um grupo de ricos viajantes, o caso de uma mulher que trocou o marido por um sedutor domina a discussão. Uma das senhoras presentes acaba fazendo uma confissão sobre as 24 horas mais importantes da sua vida: um dia ocorrido décadas atrás, em que ela conheceu e se apaixonou por um jovem viciado em jogo. O espetáculo reflete a libertação da mulher, mas principalmente a libertação dos instintos e impulsos femininos que até hoje continuam sendo reprimidos. “24 horas na vida de uma mulher” é um espetáculo de dança-teatro que busca dialogar com o teatro, a literatura, a performance corporal e a música.
Serviço
“24 horas na vida de uma mulher” (dança-teatro)
Dias e horários: 17/9 – 19h e 18/09 – 16h
Salão Assyrio do Theatro Municipal, Rio de Janeiro,
Praça Floriano, S/N – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20031-050
Informação para imprensa
Flávia Tenório
LEAD Comunicação – Rio de Janeiro | Brazil
(55 21) 99348-9189
leadcom@terra.com.br skype: lead.comunicacao1
www.leadcomunicacao.com