Por Allex Lourenço em 11/02/2026

Ela se chama Pietra Rêgo. É carioca, tem 15 anos. Seu maior sonho? Ser uma bailarina profissional. Como diz o ditado: “bem começado, meio caminho andado!”. Pietra iniciou seus estudos de balé na quase centenária Escola Estadual de Dança Maria Olenewa, que fica no anexo do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Desde 2021, após ser aprovada no processo seletivo da EEDMO, a menina impressionou os professores pelo seu potencial físico, seriedade e vontade de trabalhar.
Todo o comprometimento da aluna levou a jovem bailarina a participar da Cia BEMO, Companhia profissionalizante da Escola Maria Olenewa. Lá, ela se destacou já como solista nos papéis de Princesa Florine (Bodas de Aurora), Pas de Trois de Paquita (dançando inclusive uma das variações que a fez brilhar no Prix de Lausenne) e Afrescos (do Ballet O Cavalinho Corcunda). Sua apresentação segura, sua técnica e potencial artístico chamaram a atenção de Hélio Bejani, diretor da EEDMO, que é também Diretor do Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Ele a convidou para estrelar o papel de Clara, na temporada de O Quebra-Nozes, em dezembro de 2025:
“Pietra, para além de seu talento técnico e artístico se destaca por sua disciplina dedicação e comprometimento com seus estudos na dança, qualidades indispensáveis para um caminho de sucesso nesta difícil, porém possível carreira” – ressalta Hélio Bejani.
Atualmente, Pietra está no 2º ano técnico da Escola e foi a única bailarina da América Latina finalista no Prix de Lausenne 2026, concurso mundial focado em jovens bailarinos de 15 a 18 anos, que reúne especialistas em dança de todo o planeta. E o seu reconhecimento vai além de bolsas de estudo e do mercado profissional que se abre daqui para frente. Ela foi aclamada com o prêmio de melhor bailarina da competição através do voto popular pela internet.
“Hoje, em 2026, Pietra está matriculada no segundo ano técnico da Escola Estadual de Dança Maria Olenewa e é um dos nossos grandes orgulhos. Ela é a prova de que um trabalho sério, consciente, realizado com competência e dedicação, professores qualificados, ao longo dos anos pode conduzir ao longe!!!” – completa o vice- diretor da EEDMO, Paulo Melgaço.



Assessoria de imprensa TMRJ:
Cláudia Tisato – tisato.cultura@gmail.com
Assessora Chefe de Comunicação TMRJ:
MariettaTrotta – mariettatrotta.tmrj@gmail.com